TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES ATIVIDADES PSICOMOTORAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AREA EMOCIONAL E FISICO NAS AULAS PRATICAS DE EDUCAÇÃO FISICAE SUAS CONTRIBUIÇÕES AREA EMOCIONAL E FISICO NAS AULAS PRATICAS DE EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  1/10/2020  •  Artigo  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 18

ATIVIDADES PSICOMOTORAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES AREA EMOCIONAL E FISICO NAS AULAS PRATICAS DE EDUCAÇÃO FISICA DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR JEFFERSON CARPINTEIRO PERES

Sidney Alves da Mota[1]

Resumo

O presente trabalho vem abordar atividades psicomotoras e suas contribuições área  emocional e físico nas aulas praticas de educação física desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental II na escola estadual senador Jefferson carpinteiro Peres. O tipo de pesquisa foi a não experimental. E utilizou-se uma pesquisa qualitativa. E um alcance descritivo. A população envolvida os professores. A amostragem foi de 03 professores na área de educação física. E os instrumentos de coleta de foi à entrevista. Os principais resultados sobre a educação física e a psicomotricidade foram que a psicomotricidade é importante porque o aluno aprende a se comportar em todos os aspectos, na maneira física e também verbal contribuindo em sua aprendizagem, em seu desenvolvimento físico e para uma vida saudável. E para esse desenvolvimento pode ser alcançado através das atividades praticas os jogos esportivos como vôlei, futebol e as gincanas.

Palavras chave: Psicomotricidade. Educação física. Atividades práticas.

Introdução

O presente artigo vem abordar atividades psicomotoras e suas contribuições área  emocional e físico nas aulas praticas de educação física desenvolvidas com os alunos do ensino fundamental II na escola estadual senador Jefferson carpinteiro Peres.

Sabe-se que hoje a psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Nota-se que “a Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos e relacionais que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.” (COSTA, 2002). Nesse contexto é de fato uma suma importância no desenvolvimento das crianças e dos jovens.

Para Martins (2009), a Educação física, dentro deste contexto escolar, reconhece a existência de algumas abordagens, resultado da articulação de diferentes teorias, tais como: psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Essas correntes buscam esclarecer no âmbito da ação e reflexão a área de conhecimento própria desta disciplina, tentando alcançar o homem como um ser integral.

Hoje a Educação Física é um componente curricular obrigatório da Educação Básica, que compreende desde a Educação Infantil até o Ensino Médio (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96). No entanto, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, geralmente é ministrada, na maioria das redes de ensino, principalmente no público, por docentes habilitados em magistério e/ou pedagogia, que são também os responsáveis por trabalhar com todos os componentes curriculares, visto que na LDB não há a exigência de um profissional Licenciado em Educação Física.

Desta forma, os conteúdos que promovem os estímulos necessários ao desenvolvimento integral do aluno, deixam de ser desenvolvidos adequadamente.

O problema dessa pesquisa tem a necessidade de verificar se os professores utilizam atividades psicomotoras, como a corrida, saltos, lançamento,     deslocamento, e dentre outras atividades praticas em educação física. Hoje se sabe a importância da pratica nas aulas de educação física. Os PCNs de 1997 colocam que a prática da Educação física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações, sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais a sua saúde.

 Nesse contexto observa-se que muitos professores de educação física trabalham as atividades psicomotoras, mas sem nenhum objetivo proposto e sim como mera atividade. E hoje se sabe que teoria e prática andam juntas. Observando que as atividades psicomotoras são essências para o desenvolvimento do aluno nos aspectos emocionas e físico e dessa forma contribuindo em seu aprendizado fora e dentro da sala de aula. É de fato que Na psicomotricidade existem alguns elementos que devem ser trabalhados como tônus da postura, repouso e sustentação, além do equilíbrio, lateralidade, imagem corporal, coordenação motora, e estruturação no tempo e no espaço. Dessa forma os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo, e isso o professor precisar trabalhar na pratica de educação física. Sendo assim, E dessa forma indaga-se a seguinte pergunta central de investigação: De que forma as  atividades psicomotoras podem contribuir na área emocional e físico nas aulas praticas de educação física?

Partindo deste pressuposto, neste estudo apresenta-se como objetivo geral investigar o seguinte questionamento: Será que as atividades psicomotoras podem contribuir nos aspectos emocional e físico, quanto as aulas prática de educação física.

Objetivos específicos apresentam-se da seguinte forma: descrever como os professores desenvolvem as atividades psicomotoras com os alunos;

Analisar como os professores de educação física desenvolvem a pratica fora de sala de aula;

Verificar se aula prática de educação física é desenvolvido com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

A justificativa também e escolha em virtude da preocupação no exercício da função do educador dos exercícios e atividades nas aulas de educação física. E isso mostrar que as atividades psicomotoras são importantes, pois ajudam no desenvolvimento global do aluno, enriquecendo seu intelectual e auxiliando no desenvolvimentos físicos dos alunos. Por meio da educação psicomotora observam-se os avanços que do aluno adquire incluindo a atenção nos aspectos física, além da construção do conhecimento adquirido nos momentos dos jogos e brincadeiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com