TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO ATIVIDADES ATIVIDADE 1

Trabalho Escolar: COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO ATIVIDADES ATIVIDADE 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 6

COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 - COMPORTAMENTO DE COMPRA E CONSUMO

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto à seguir retirado de nosso material de aula: "De uma forma mais simplificada, pode-se afirmar que o marketing estuda as relações de troca entre as pessoas ou grupos de pessoas. Assim, onde existe uma situação em que dois indivíduos, ou dois grupos sociais, tenham interesse em realizar uma troca, ali há uma situação de marketing. Se observarmos bem, estamos realizando diversos tipos de trocas ao longo do nosso dia: trocamos nosso serviço e trabalho por recompensas financeiras que recebemos (salário e pagamentos); trocamos nosso dinheiro, adquirido através de uma troca anterior, por um meio de transporte e por alimentos para o nosso dia a dia; trocamos nosso salário por roupas e, aos finais de semana, por diversão e entretenimento. Os meios de comunicação fazem-nos trocar nossa atenção por mensagens publicitárias que nos fazem ficar imaginando o que fazer com o dinheiro que ainda temos, fruto da troca pelo nosso trabalho." Os meios de comunicação que existem no relacionamento entre as empresas e os mercados forma descritos como: Comunicação e Informação. Pensando nestes dois processos importantes no relacionamento com os consumidores, informe a alternativa INCORRETA dentre os exemplos apresentados:

Resposta Selecionada: a.

Informação: como uma das formas de obter informação de seus consumidores, os supermercados investem pesadamente um propagandas nos pontos de venda, mais conhecido como merchandising.

Resposta Correta: d.

Informação: como uma das formas de obter informação de seus consumidores, os supermercados investem pesadamente um propagandas nos pontos de venda, mais conhecido como merchandising.

Feedback da resposta: Quando pensamos no processo de relacionamento entre os consumidores e as empresas temos. Os consumidores fornecem informações as empresas e, em contrapartida, as empresas comunicam os seus diferenciais. Todas as alternativas explicamos este relacionamento, com exceção da alternativa "Informação: como uma das formas de obter informação de seus consumidores...", que se refere a formas de comunicação das empresas, o merchandising.

• Pergunta 2

0,2 em 0,2 pontos

Leia o texto a seguir retirado da revista Exame: Entre as multinacionais, a Unilever foi pioneira em aderir ao marketing etnográfico no Brasil. Em meados dos anos 90, até uma residência típica de baixa renda foi montada em uma das unidades da empresa em São Paulo para ajudar seus funcionários a mergulhar no universo desses consumidores. A prática se manteve, espalhou-se por diferentes áreas da companhia e é responsável por várias novidades. Foi da experiência de acompanhar donas de casa cozinhando que surgiu a idéia de lançar, em abril passado, molhos de tomate com polpa de beterraba, cenoura, espinafre e vegetais combinados. Detalhe: sem o gosto dos legumes, apenas com seus nutrientes. "Cansei de ver mães que eram categóricas ao afirmar que obrigavam, sim, seus filhos a comer legumes e verduras", afirma Claudia Ignácio, gerente de pesquisa. "Mas ao mesmo tempo víamos a criança na mesa separando tudo que era verdinho no canto do prato." Como percebemos, trata-se de técnicas usadas pelas organizações para o melhor entendimento dos consumidores. Dentre as técnicas apresentadas em nossa aula, qual a que melhor se encaixa no texto apresentado:

Resposta Selecionada: b.

Observação.

Resposta Correta: d.

Observação.

Feedback da resposta: O caso apresentado se encaixa melhor no método de pesquisa denominado Observação domiciliar, onde, com a permissão dos clientes, as empresas visitam (e vivem) o dia a dia de seus clientes, observando os seus hábitos, costumes e relacionamento com os seus produtos e serviços.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Como podemos perceber no início de nossos estudos pertencemos a famosa sociedade do consumo. É uma sociedade baseada na produção e consumo de bens e serviços cada vez mais em maior disponibilidade no mercado, tornando a concorrência pela atenção do consumidor cada vez mais intensa. Não que isso seja algo ruim em termos sociais, mas implica em uma necessidade cada vez mais latente por parte das empresas em pensar em termos de marketing e, naturalmente, entender o comportamento do consumidor. Para entender esta sociedade, delimitamos as suas principais características. Assim, das alternativas à seguir, informe a INCORRETA em relação à estas características:

Resposta Selecionada: a.

Valor de uso simbólico - cada vez mais os consumidores esperam os benefícios que obterão com o uso dos produtos ou serviços, muitas vezes não se importando com o retorno custo/benefício de sua escolha.

Resposta Correta: c.

Valor de uso simbólico - cada vez mais os consumidores esperam os benefícios que obterão com o uso dos produtos ou serviços, muitas vezes não se importando com o retorno custo/benefício de sua escolha.

Feedback da resposta: A reposta correta é "valor de uso simbólico". Todas as demais realmente são características da sociedade de consumo, explicadas corretamente. Já o valor simbólico, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com