TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NA PRÁTICA DE ATIVIDADES AERÓBIAS EM ACADEMIAS

Por:   •  11/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 12

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NA PRÁTICA DE ATIVIDADES AERÓBIAS EM ACADEMIAS

MAYRA MENDES KREVA DA SILVA1

DANIEL RIBEIRO DA SILVA2

RESUMO

        

O exercício físico interfere diretamente nas regulações da temperatura corporal. Tal interferência pode acarretar diversas respostas fisiológicas negativas que devem ser combatidas, entre elas a desidratação. Assim o objetivo dessa pesquisa, foi verificar os hábitos e conhecimentos de professores de academia e praticantes de atividade física sobre a hidratação durante a prática da atividade física aeróbia em academia. Os resultados foram obtidos através da aplicação de um questionário em 26 professores que ministram aulas aeróbias e 26 alunos praticantes, em duas academias em Niterói - RJ. As análises demonstraram que 73% dos praticantes estão acostumadas a se hidratar durante as aulas, 40% após o treino, 53% ingere o volume adequado, 60% prefere a temperatura entre 20°c a 30°c. Em relação aos professores 85% orientam sobre a hidratação adequada, 77% tem preocupação com hidratação adequada, 77% tem consciência sobre o impacto da perda hídrica sobre a PA. Segundo os estudos realizados com a pesquisa, fica evidente que a temática hidratação deve ser bem orientada, para que não influencie negativamente no rendimento e na saúde dos indivíduos.

Palavras chave: temperatura corporal, hidratação, aulas aeróbias, academia.

ABSTRACT

Physical exercise directly interferes with body temperature settings. Such interference can lead to several negative physiological responses that must be addressed, among them dehydration. Thus the objective of this research is to evaluate the importance of hydration during the practice of aerobic physical activity in academia and to present the benefits of good hydration, providing the most effective defense against heat-induced stress. The results were obtained through the application of a questionnaire in 26 teachers who teach aerobic classes and 26 practicing students, in two academies in Niterói - RJ. The analysis showed that 73% of practitioners are accustomed to hydrate during classes, 40% after training, 53% ingest adequate volume, 60% prefer temperature between 20 ° C and 30 ° C. In relation to teachers, 85% advise on adequate hydration, 77% are concerned with adequate hydration, 77% are aware of the impact of water loss on water. Due to the studies found in the research, it is well known that the theme of hydration should be well oriented, so that it does not negatively influence the performance and health of individuals.

Keywords: Body temperature, hydration, aerobic classes, gym

[pic 1]

1Discente do Programa de Pós-Graduação Latu Sensu em Treinamento Desportivo da Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu – FAESI

2Orientador – Professor Especialista em Treinamento Desportivo - FAESI/UNIGUAÇU

  1. INTRODUÇÃO

Entre os seres vivos homeotérmicos, entre os quais está o homem, não existe uma temperatura corporal homogênea tanto espacial como temporalmente, sabendo-se que uma corrente térmica contínua percorre o corpo a partir do centro em direção à periferia. Esta corrente térmica, no entanto, só poderá fluir se existir uma gradiente de temperatura dentro do corpo, sendo o interior do corpo de temperatura constante e a superfície de temperatura variável, entre os quais não existe um limite anatomicamente fixo e sim funcionalmente móvel, dependendo das condições do meio ambiente em relação as quais o corpo é considerado (STEGEMANN, 1979).

A quantidade térmica total formada pelo metabolismo basal é de 70% e origina-se no cérebro, nos órgãos, tórax e abdômen. Esta zona é chamada de núcleo (cerne) do corpo enquanto o seu envoltório (superfície) é formado principalmente pelas extremidades que exercem uma função muito importante na regulação da temperatura corporal (STEGEMANN, 1979).

A regulação da temperatura corporal central é crítica porque as estruturas celulares e as vias metabólicas são afetadas pela temperatura. Por essa razão, os seres humanos e alguns animais passam toda vida a apenas alguns graus de seu ponto de morte pelo calor, sinalizando a importância da regulação da temperatura corporal (POWERS e HOWLEY, 2000).

Nosso corpo possui termorreceptores sensíveis à variação de temperatura, consequentemente, eles procuram manter nossa temperatura corporal entre 36°C e 37°C. As altas temperaturas, ou temperaturas elevadas, transferem calor do meio externo para o nosso corpo, desta forma, estes termorreceptores para manter a ajuste da temperatura corporal enviam mensagens para os centros termorreguladores centrados no hipotálamo (BUGGY, 2000).

Este mecanismo de balanceamento promove grande detrimento de líquido corporal fato este que reduz o resposta venosa. Esta diminuição promove déficit do fluxo sanguíneo, que chega aos pulmões lesando a transferência de oxigênio dos pulmões para o sangue e, assim, reduz a capacidade aeróbia (ARMSTRONG, 1997).

A hidratação torna-se uma intervenção essencial durante a prática de exercícios físicos. O American College Sports Medicine recomenda o consumo de aproximadamente 500 ml de líquidos 2 horas prévia ao exercício.

Durante o exercício, os atletas devem dividir o consumo de cerca de 500 ml de líquidos com a prática de exercícios moderados com duração máxima de 1h. Quando o exercício apresentar intensidade de moderada a alta, é aconselhado o consumo entre 600 ml e 1200 ml a cada hora da prática de atividade. Após a prática de exercício é recomendável ingerir cerca de 150% da perda de peso corporal.

Assim, o objetivo dessa pesquisa foi verificar os hábitos e conhecimentos de professores de academia e praticantes de atividade física sobre a hidratação durante a prática de exercícios físicos aeróbios em academia O estudo se justifica, pois as aulas aeróbias exigem dos praticantes uma hidratação constante para que não haja comprometimento do seu desempenho.

  1. METODOLOGIA

Participaram do estudo 26 alunos praticantes de atividades aeróbias de ambos os sexos e 26 professores que ministram essas aulas, em duas academias localizadas no centro de Niterói, a academia x (n=1) e academia y (n=2).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (193.2 Kb)   docx (94.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com