TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Virtual do AVA.

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Lazer, Educação e Educação Física: Relações possíveis

O jogo, Brincadeira, e as atividades lúdicas tem sido entendidas como uma oposição ao trabalho, e não a um interesse da sociedade. E também o não reconhecimento da Educação Física pela sociedade, e á uma grande preferencia dos alunos por ela, perda das outras disciplinas se dão ao mesmo aspecto: Atividades lúdicas feitas na escola, que é usado na educação física ,e é ao contrario da rotina de trabalhos e por causa disso os alunos a preferem mais. De uma certa forma em grande parte das escolas do Brasil a Educação física e caracterizada pelo Laisses-faire, e raramente dão aulas pedagógicas, o descompromisso da maioria dos professores que tem uma postura politico-pedagógico da Educação e da Educação Física.

Há argumentos que estão a favor do lazer, não são poucos na Educação física e está presente desde os primórdios, surgiu no século XIX, onde teve a preocupação de como se ocupar o tempo livre.

Segundo Marcassa (2004)

A recreação atrelada a escola surge como uma forma de organização do lazer. Costa (1983) evidenciou que a recreação na escola objetivava corrigir e desenvolver hábitos voltados para a disciplina e domesticação, o que Lenharo (1986) convencionou chama de “docilização coletiva dos corpos”.

Marcassa diz “ a recreação e prima próxima da educação física” (2004,p.196) e Werneck (2000)  e melo (2003),falam que criação dos primeiros cursos de Educação Física no Brasil foi uma consequência do desenvolvimento dos profissionais que eram especializados na área.

A recreação é usada na educação física até hoje. Sendo ela toda conteúdo ou ou atividades, a recreação na Educação Física escolar se vale pelo prazer de fazer a brincadeira, “Brincadeiras Pedagógicas”. Se tiver algum outro sentido que não for brincar deixa de ser uma brincadeira.

Possivelmente ai more a diferenciação de brincadeira e recreação, aonde a mesma atividade pode se classificar igualmente, a brincadeira e feita pelas crianças que as desenvolve nos seus tempos livres ,sem hora certa, sem local certo, sem o número certo de participantes, sem nenhum outro objetivo se não o de brincar. A recreação, tem  o tempo e local definido ,sobre as “Brincadeiras Dirigidas”, sendo supervisionadas pelo professor ou instrutor, em colônias de férias em clubes, e etc.

Segundo Derbortoli(2004,p 23)

“Nem sempre a brincadeira do adulto é brincadeira para as crianças: As vezes os adultos criam uma circunstancia chamando de brincadeira algo que para a criança não tem nada de brincadeira, as crianças fazem de tudo para se livrar destas situações , dispersão-se e fazem bagunça, são ameaçada, por exemplo, de não deixar fazer as brincadeiras seguintes caso não participem das brincadeiras propostas. Essa e uma situação extremamente  paradoxal, e as crianças chegam a perguntar, no meio da brincadeira, a que horas pode brincar”

Autores diferentes  falam que a uma relação intima entre o lazer e a educação.

Dumazedier (2004,p 34) Diz que :

        

"O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com