TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil.

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 5

1) Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil.

A primeira constituição da história do Brasil foi fundada pelo Imperador Pedro1 em 1824, que apresentou a Carta Magna, um regime monárquico. Sendo assim podemos perceber a importância de se ter uma constituição, porque através dela que se estabelecem os direitos e deveres para todas as pessoas que representam uma sociedade, ainda assim orienta a intervenção do Estado no campo das políticas sociais ou políticas públicas.

Após isso foram anunciadas várias tentativas de caráter reformista, porem a partir da década 20 surge a Associação Brasileira de Educação formada por intelectuais militares, envolvidos profissionalmente com a educação e ávidos por diversas mudanças radicais, sendo conhecido como Escola Nova, onde os integrantes falavam suas idéias em conferencias em vários lugares no país. Defendiam a escola pública gratuita e obrigatória como uma maneira de disponibilizar oportunidades iguais para todos.

Muitas mudanças foram bem concretizadas na década de 30 com a nova constituição republicana, após um movimento civil-militar que derrubou a oligarquia do café. Nesta época o Estado brasileiro assume o papel de promotor da educação e estruturador de um sistema escolar em âmbito nacional. No Governo provisório de Getúlio Vargas foi criado o Ministério da Educação, determinando um mínimo percentual no orçamento da União e dos Estados para investimentos educacionais. Em 1937 é estabelecido um regime ditatorial intitulado Estado Novo, após um golpe de Estado que fechou o Congresso Nacional. Essa reforma recaiu sobre a escola de formação técnica e profissional, permitindo ainda que o ensino fosse ofertado por corporações privadas e públicas

Na década de 40 ocorre a Reforma Capanema onde reorganiza o ensino secundários, dividindo em ginásio 4 anos e colegial 3 anos, subdividido em clássico e científico, há também uma criação do sistema técnico-profissional e um incentivo a formação do sistema de ensino técnico-profissionalizante originando as empresas SENAI e SENAC.

2) Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de 1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.

Com o fim do Estado novo em 1945, promoveram uma reorganização no sistema escolar, onde o princípio da educação é um direito de todos, tendo como obrigatoriedade e a gratuidade o ensino primário oficial. Em 1946 há uma criação de uma legislação sendo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que levou cerca de 13 anos para ser aprovada. No período da ditadura em 1968 ocorre a reforma universitária e em 1971 a revogação da LDB de 61 e uma renovação no ensino básico sendo dividida em 3: primeiro, segundo e terceiro grau. Na década de 80 a carta magna proclamou a educação sendo direito de todos e dever da família e estado.

As criações pela Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 205, enfatizam o dever do Estado face à educação como sendo a educação é um direito que deve ser garantido em regime de corresponsabilidade entre o Estado e a família, no que condiz à oferta de vagas e à permanência dos alunos nas escolas, tendo como princípios educacionais que contemplam a igualdade, a permanência na escola, a liberdade como fundamento da prática educativa e cultural, o respeito à diversidade de concepções pedagógicas e o ensino público gratuito de qualidade. Ainda assim as estruturas curriculares visam à formação básica comum, sistemas escolares organizados pelo Poder Público em "regime de colaboração", cabendo aos Estados e ao DF atuar nos níveis de ensino fundamental e médio; e aos Municípios, cabe exercer nos níveis da educação infantil e ensino fundamental, tendo também a porcentagem mínima que cada instância deverá aplicar em educação e o estabelecimento de um Plano Nacional de Educação, visando erradicar o analfabetismo. A educação é a chave para que todos nos possamos viver dentro da sociedade e evitar ações negativas contra o próximo, porem hoje ainda há uma falta de informações no país o que torna a educação o meio eficaz para se adquirir conhecimento deis de criança ate mesmo adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com