TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

S principais aspectos estudados das políticas educacionais brasileiras - pne

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 5

Tema: Os principais aspectos estudados das políticas educacionais brasileiras

INTRODUÇÃO Vivemos em sociedade, estando assim, expostos às mais políticas educacionais brasileiras. A pesquisa compreende a análise sobre os Planos Nacionais de Educação e a legislação de embasamento a políticas educacionais, que deve ser realizada de modo crítico e reflexivo.

Portanto, é relevante que na escola se dissemine cada vez mais a pratica de seu uso correto, gerando assim um maior entendimento na troca de informações. Neste presente estudo

De acordo com Art. 22 CAPÍTULO II e Seção I ...fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores... Em concordância com a LDB, muitas instituições de ensino fazem parcerias, com órgãos, que por sua vez encaminham os jovens ao mercado de trabalho, esta parceria simultânea, permite ainda os cursos extra classes desenvolvidos nas empresas, entretanto ainda caminha em passos lentos, pois ainda que hajam nesse sentido, são poucas. Muitas vezes cabe ao aluno ir em busca. O calendário escolar deverá adequar-se às peculiaridades locais, inclusive climáticas e econômicas

Aplicações da legislação brasileira.Entrevista com professor

Perfil do profissional entrevistado : atua na docência há 11 anos, apesar do tempo continua atualizando as práticas educacionais. Com relação ao Perfil da instituição em questão atende as famílias carentes da comunidade, bem como suas adjacências. As atividades realizadas na escola tem o objetivo dar educação e assistência às comunidades carentes por meio do ensino de qualidade, atendendo as crianças da Educação Infantil. Observa-se que atende todos os requisitos de uma escola qualificada na parte organizacional. Na instituição, são oferecidas três refeições no turno matutino, que compreendem o café matinal, o lanche e almoço, no turno vespertino as crianças recebem o almoço antes das aulas, lanche no intervalo e na saída.

A escola desenvolve a educação infantil com o apoio de Projetos criados pela gestão, bem como os governamentais federais e municipais, tais como: Programa de Ensino Sistematizado das Ciências (PESC), Agenda Ambiental, Projetos da Escola, Viver Valores e Saúde na Escola.

As atividades de são desenvolvidas seguindo o Plano Pedagógico bem como por meio dos projetos escolares, que ressaltam a importância do lúdico. Os professores juntamente com o corpo pedagógico acompanham o desenvolvimento escolar e ainda ressaltam a relevância do acompanhamento dos pais para dentro da instituição, promovendo reuniões e conversas sobre a melhoria dos envolvidos.

Com relação ao trabalho didático na escola argumentou que o plano pedagógico devera instrumentalizar o professor na sua pratica docente sua construção deve contemplar as categorias de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. As datas de planejamentos serão divulgadas pelas DREs e através da Divisão de Educação infantil em período a ser estabelecido no REGIMENTO GERAL DAS UNIDADES DE ENSINO. Considerando que este CMEI espaço trabalha com o Projeto Viver Valores a cada planejamento deve ser inserido atividades didáticas pertinente ao referido Projeto.

Por conseguinte relatou que a Formação Continuada para professores de Educação Infantil e responsabilidade da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério-DDPM, incluindo se a elaboração no cronograma previsto para as formações , assim como a sistematização das ações formativas com vistas a ressignifcação das praticas pedagógicas vivenciadas no cotidiano das instituições de Educação Infantil.

Finalizando a entrevista mencionou que as atividades selecionadas no planejamento do professor devem estar em consonância com as sugestões do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil e da Proposta Pedagógica da Secretaria. Ressalta-se que não se faz necessário abolir o uso do mimeografo, haja vista que tal instrumento representa grande valia se utilizado para elaboração de atividades desafiadoras que possibilitem a criança o desenvolvimento de suas capacidades criativas e não apenas a atividades mimeografadas com o objetivo da criança aprender a pintar dentro de um limite. Sendo assim, todas as propostas de atividades apresentadas as crianças devem ser fruto de um rigoroso processo de observação – registro – planejamento – intervenção – avaliação.

Observa-se varias discussões quando se trata da forma como se escreve e se fala, resultado da O variação, nenhuma língua é falada do mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com