TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cronologia das artes marciais

Seminário: Cronologia das artes marciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/2/2015  •  Seminário  •  4.242 Palavras (17 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 17

rigem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Judô

Informação geral

Local de origem Japão

Criador(es) Jigoro Kano

Grafia

Nome nativo Jūdō

Tradução literal Caminho suave

PT Judo

BR Judô

Relação com outras modalidades

Antecedente(s) Kito-ryu jujutsu

Influente(s) Aikido

Karate

Descendente(s) Jiu-jitsu brasileiro

Outras informações

Esporte olímpico Sim

Praticantes notórios Mitsuyo Maeda

Carlos Gracie

Yasuhiro Yamashita

Tsunejiro Tomita

Shiro Saigo

Sakujiro Yokoyama

Yoshikazu Yamashita.

Cronologia das artes marciais · Lista de artes marciais · Projeto Artes Marciais

Judô (português brasileiro) ou judo (português europeu) (柔道, Jūdō?, caminho suave, ou caminho da suavidade) é um esporte de combate praticado como arte marcial, fundado por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.1

Artes marciais

Espada japonesa mostrando a lâmina manga habaki e a mão guarda tsuba

Chinesas[Expandir]

Japonesas[Expandir]

Tailandesas[Expandir]

Coreanas[Expandir]

Vietnamitas[Expandir]

Outras orientais[Expandir]

Ocidentais[Expandir]

Relacionados[Expandir]

Listas[Expandir]

O judô teve uma grande aceitação em todo o mundo, pois Kano conseguiu reunir a essência dos principais estilos e escolas de jujitsu, arte marcial praticada pelos "bushi", ou cavaleiros durante o período Kamakura (1185-1333), a outras artes de luta praticadas no Oriente e fundi-las numa única e básica. O judô foi considerado desporto oficial no Japão nos finais do século XIX e a polícia nipônica introduziu-o nos seus treinos. O primeiro clube judoca na Europa foi o londrino Budokway (1918).

A vestimenta utilizada nessa modalidade é o judogui e que, com o cinturão, forma o equipamento necessário à sua prática. O judogui que é composto pelo casaco (Wagui), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi), o judogui pode ser branco ou azul, ainda que o azul seja quase apenas utilizado para facilitar as arbitragens em campeonatos oficiais.

Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de praticantes.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

Índice [esconder]

1 História

1.1 Decadência e renascimento do ju-jutsu

1.2 Nascimento

1.3 No Brasil

1.4 Academia Terazaki

2 Os três princípios

3 Graduações

3.1 Graduações dan

3.2 Pontuação

3.2.1 Penalizações

4 Formas de saudação (Hei)

5 Técnicas

6 Exercícios básicos

7 Kata

7.1 Nage-no-kata

8 Ideologias e espíritos

9 Cinco fundamentos

10 Fases da projeção

11 Referências

12 Ligações externas

História[editar | editar código-fonte]

O judô é uma arte marcial esportiva. Foi criado no Japão, em 1882, pelo professor de educação física Jigoro Kano. Ao criar esta arte marcial, Kano tinha como objetivo criar uma técnica de defesa pessoal, além de desenvolver o físico, espírito e mente. Esta arte marcial chegou ao Brasil no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa no país.

Decadência e renascimento do ju-jutsu[editar | editar código-fonte]

Em 1864, o Comodoro Matthew Calbraith Perry, comandante de uma expedição naval americana, obrigou o Japão a abrir seus portos ao mundo com o tratado "Comércio, Paz e Amizade". Abrindo seus portos para o ocidente, surgiu na Terra do Sol Nascente uma tremenda transformação político-social, denominada Era Meiji ou "Renascença Japonesa", promovido pelo imperador Mitsuhyto Meiji (1868-1912). Anteriormente, o imperador exercia sobre o povo influência e poderes espirituais, porém com a "Renascença Japonesa" ele passou a ser o comandante de fato da Terra das Cerejeiras.

Nessa dinâmica época de transformações e inovações radicais, os nipônicos ficaram ávidos por modernizar-se e adquirir a cultura ocidental. Tudo aquilo que era tradicional ficou um pouco esquecido, ou melhor, quase que totalmente renegado. Os mestres do jujutsu perderam as suas posições oficiais e viram-se forçados a procurar emprego em outros lugares. Muitos se voltaram então para a luta e exibição feitas.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com