TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo aprendizagem motora

Por:   •  23/11/2015  •  Artigo  •  1.422 Palavras (6 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 6

A TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DO FUTEBOL: ENSINANDO A IGUALAR O MEMBRO NÃO DOMINANTE COM O DOMINANTE DE ACORDO COM A PRÁTICA.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse artigo é levar ao leitor a compreenção de uma sequência pedagógica incluindo três atividades da modalidade futebol. Serão apresentadas atividades referente a condução a bola com a perna dominante e depois com a perna não dominante, condução da bola driblando cones com a perna dominante e não dominante; e condução da bola driblando os cones e finalizando em gol com a perna dominante e após será feito o mesmo com a perna não dominante.

O objetivo final das atividades acima citadas, será de ensinar a transferência bilateral.

Segundo Magill (2000) a transferência bilateral é um fenômeno no qual uma pessoa vivencia uma melhora no desempenho do membro não dominante, como resultado da prática com o membro dominante.

A transferência bilateral, segundo Schmidt (2010) envolve não somente a maximização de transferência de uma aprendizagem anterior, mas também ajuda na seleção de métodos e formas de organizar a prática que maximizem a transferência e a generalidade.

Para facilitar a aprendizagem de uma tarefa, segundo Fonseca (2013), é mais fácil dividi-la para que o objetivo seja atingido. A divisão tem como objetivo o aumento de dificuldade, criando situações de Transferência de Aprendizagem, no caso transferência bilateral.

2. TRANSFERÊNCIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DO FUTEBOL

Tendo em vista os autores acima citados, serão apresentadas três atividades com o objetivo de aprendizagem do aluno partindo do grau de dificuldade do mais fácil para o mais complexo. A primeira atividade é conduzir a bola com a perna dominante e depois com a perna não dominante, o que é considerado, pela classificação das habilidades motoras quanto à precisão do movimento, uma habilidade ampla, pois envolve uma grande musculatura corporal para a realização do movimento, sendo que a precisão não interfere na atividade, mas a coordenação motora será muito importante para ajustar a postura das pernas e do tronco durante o movimento. Quanto à organização da tarefa, é considerada uma habilidade motora discreta, pois apresenta pontos de início e fim bem definidos durante a execução da habilidade. Já na estabilidade do ambiente é considerada uma habilidade motora fechada, porque o ambiente para a realização da habilidade não sofre nenhuma alteração durante a execução do exercicio e o executante possui total ação do movimento que deseja realizar.

A segunda atividade é conduzir a bola e driblando os cones com a perna dominante e depois com a perna não dominante. Isso é considerado pela classificação das habilidades motoras quanto à precisão do movimento uma habilidade motora ampla, porque envolve a grande musculatura corporal para a realização do movimento, sendo que a precisão novamente não interfere na atividade, mas a coordenação motora será importante para ajustar a postura de pernas e tronco durante o movimento. Quanto à organização da tarefa, é considerada uma habilidade motora discreta, pois apresenta pontos de início e fim bem definidos durante a execução da habilidade. Já na estabilidade do ambiente é considerada uma habilidade motora fechada, pois o ambiente para a realização da habilidade estável e o executante tem total ação do movimento que deseja realizar. Este exercicio contém pressão de complexidade pois o executante deve controlar mais coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, a condução da bola, cuidando para não derrubar os cones.

Por fim, a terceira atividade será conduzir a bola driblando os cones e finalizar ao gol sem o uso de goleiro,primeiramente com a perna dominante e depois com a perna não dominante. Este exercicio é considerado pela classificação das habilidades motoras quanto à precisão do movimento, uma habilidade motora ampla, porque envolve a grande musculatura corporal para a realização do movimento, sendo que a precisão não será de extrema importância no inicio da atividade, mas a coordenação motora é extremamente importante para ajustar a postura das pernas e do tronco durante movimento e também o uso dos braços para o equilíbrio na hora do chute, a precisão tem seu papel de importância no fim da atividade, quando entra a finalização ao gol. Quanto à organização da tarefa, é considerada uma habilidade motora discreta, pois apresenta pontos de início e fim bem definidos durante a execução da habilidade. Já na estabilidade do ambiente é considerada uma habilidade motora fechada, pois o ambiente para a realização da habilidade não sofre nenhuma alteração e o executante tem total ação do movimento que deseja realizar. A atividade apresenta antecipação motora de evento, pois o executante inicia a atividade prevendo o seu objetivo final, que será finalizar ao gol, da mesma forma obtemos a pressão de precisão para acertar ao alvo, pois o executante deve realizar o movimento com maior exatidão possivel.

Quanto ao professor, quando o mesmo tem como a finalidade ensinar alguma habilidade para seus alunos, um dos aspectos principais é o planejamento das atividades a serem praticadas, para o desenvolvimento e aprendizagem das habilidades que se pretende ensinar. Desta forma, o professor terá que organizar uma ordem de atividades que levará a perturbações na tarefa inicial, aumentando gradativamente seu grau de dificuldade.

Esta ordem de atividades geralmente é chamada de processo ou sequência pedagógica (FONSECA, 1997; GRECCO, 1998, REVERDITO; SCAGLIA, 2009,apud FONSECA 2013) ou seja, procura-se ensinar sempre do mais fácil para o mais complexo, para facilitar a aquisição da habilidade por parte do aprendiz. Conforme a transferência intratarefa das atividades, ela preverá a influencia da mesma habilidade dentro de um contexto diferente.

A aprendizagem e a performance das habilidades motoras são frequentemente restringidas pelo tempo de prática. Verifica-se, a intenção, por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com