TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brincadeiras Para Crianças Até 12 Anosa

Por:   •  27/7/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 6

UNISANTACRUZ – CENTRO UNIVERSITÁRIO

WILIAN GEREMIAS RAMOS DE OLIVEIRA

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MANDIRITUBA

2023


UNISANTACRUZ – CENTRO UNIVERSITÁRIO

WILIAN GEREMIAS RAMOS DE OLIVEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA II – BRINCADEIRA PARA CRIANÇAS ATÉ 12 ANOS.

Trabalho Acadêmico de Prática Pedagógica II, apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário UniSantaCruz.

MANDIRITUBA

2023

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        DESENVOLVIMENTO        4

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS.        6

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        8

  1.  INTRODUÇÃO

A ideia que temos de criança tem se modificado com o tempo. De acordo com estudos e pesquisas, a criança é considerada um ser único e completo, ao mesmo tempo que continua a crescer e a se desenvolver. Apesar de demandar cuidados dos adultos, desde que nasce ela já é capaz de interagir com os meios natural, social e cultural. Além disso, as crianças apresentam características específicas de acordo com suas experiências, sua etapa de desenvolvimento e o seu processo de crescimento.

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) entendem que as crianças aprendem e se desenvolvem de forma integrada. Nas palavras de Zabalza (1998), são sujeitos não segmentados. É importante considerarmos todos esses aspectos, pois o modo como vemos a infância é determinante para a nossa prática pedagógica e para o desenvolvimento do nosso trabalho pedagógico em sala de aula e dentro da escola como um todo.

A família é o contexto que mais influencia o desenvolvimento das crianças, razão pela qual ela deve estar bastante próxima das equipes escolares. Tendo em vista a importância desse vínculo, a escola precisa manter uma política de parceria com a família, não só em eventos escolares, mas diariamente no compartilhamento das aprendizagens e na valorização das relações com a comunidade escolar, o trabalho com projetos interdisciplinares envolvendo a família e a comunidade como um todo, fazem a diferença nesta aliança educativa: escola e família.

O professor consegue acolher, valorizar e ampliar as curiosidades e as explorações das crianças, conseguem criar momentos de aprendizagem para favorecer e estimular a organização de tudo aquilo que as crianças vão descobrindo. Compartilhar esse momento com a família e a comunidade escolar, é de extrema importância.

Levando em consideração que a escola deve promover o desenvolvimento integral das crianças, os espaços que elas exploram e os quais têm acesso devem oferecer liberdade de movimento, segurança e possibilidades de socialização, possibilitando assim transformar os espaços físicos em ambientes de aprendizagem.

  1.  DESENVOLVIMENTO
  1. Projeto Interdisciplinar – Brincadeira para Crianças até 12 anos.

DISCIPLINA

CONTEÚDO

ATIVIDADE

ARTE

Criação de jogos, com o uso sustentável de materiais.

  • Experimentar com os alunos diferentes formas de expressão artística, criando jogos com materiais recicláveis. (Jogo de Boliche).
  • Dialogar sobre a criação dos jogos, para alcançar sentidos.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Lateralidade, Coordenação Motora, Orientação Tempo e Espaço e Esquema Corporal.

  • Através do jogo de boliche criado na aula de arte, realizar o jogo com os alunos, em um primeiro momento apresentar as regras gerais e específicas do jogo;
  • Em um segundo momento, após decidir o espaço a ser jogado, realizar a divisão da turma para jogarem;
  • Em um terceiro momento realizar uma competição com a turma, explicando também as vantagens de uma competição e como devemos proceder quando ganhamos, perdemos e quando estamos torcendo.

CIÊNCIAS

Situar acontecimentos históricos e geográficos, localizando-os em diversos espaços e tempos.

Saber identificar as relações sociais no grupo de convívio e/ou comunitário, na própria localidade, região e país.

Saber identificar também outras manifestações estabelecidas em diferentes tempos e espaços.

 

Nomear acontecimentos ocorridos em diferentes tempos e lugares de importância afetiva para sua comunidade familiar, local, regional, nacional.

LÍNGUA PORTUGUESA

Falar, ouvir ler e escrever textos relativos à divulgação do saber escolar/ científico, como verbetes de dicionário, resumos, dentre outros, e textos destinados à organização do cotidiano escolar e não escolar, como agendas, calendário, dentre outros.

 

  • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos da fala.
  • Ler textos com autonomia;
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades;

  1.  CONSIDERAÇÕES FINAIS.

As brincadeiras das crianças apontam alguns caminhos a serem percorridos no ambiente escolar, já que evidenciam conhecimentos que podem ser compreendidos e compartilhados coletivamente. São essas alternativas de percurso que o professor precisa identificar, a intervenção do professor não deve centrar nos resultados, mas nas possibilidades de oferecer novas experiências às crianças, para que atribuam sentidos e significados ao que vivenciam por meio do corpo, da observação, das relações que conseguem estabelecer, da imaginação e da ludicidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (208.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com