TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Brincadeiras Tradicionais

Por:   •  22/10/2019  •  Resenha  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Aula do dia 09 a 13 de Setembro

Atividade: Introdução do projeto brincadeiras tradicionais.

Objetivo: Mostrar aos alunos que as brincadeiras tradicionais podem ser tão interessantes quanto os jogos eletrônicos.

Compreender a importância dos jogos e das brincadeiras antigas

nas aulas de Educação Física.

Apresentar novas perspectivas de jogos e brincadeiras;

Destacar a contribuição dessas brincadeiras tradicionais para o

desenvolvimento social dos alunos.

Atividade: História da Amarelinha

Objetivo: Conhecer a brincadeira de forma geral e suas origens.

Procedimento: Pequeno texto contendo informações sobre a origem da brincadeira.

Atividade: Amarelinha Clássica em grupo

Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.

Procedimento: No primeiro momento da aula explicar aos alunos que serão divididos em 2 grupos, onde um de cada grupo iniciará o jogo. Lembrando que quando um colega errar na próxima rodada que for a vez do grupo do que erro a pessoa da vez continua de onde ele parou, pois se trata de uma amarelinha em grupo. O jogo se inicia com um aluno jogando  a pedrinha na casa 1. A casa onde está a pedra não pode ser pisada, é preciso pular por cima dela. O jogador só pode colocar os dois pés no chão quando há uma casa ao lado da outra. Quando o jogador chegar no Céu, coloca os dois pés no chão. Em seguida, volta pulando todo o trajeto, até a casa número anterior à pedra.Chegando lá, tem de pegar de volta a pedra, sem perder o equilíbrio. O grupo que chegar na casa 10 primeiro vence.

Atividade: Amarelinha Par/Ímpar

Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.

Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém um grupo só pode pisar nos números ímpares o o outros nos números pares.

Atividade: Amarelinha com Bloqueio

Objetivo: Colaborar para o desenvolvimento e a memorização da sequência numérica, desenvolver noções espaciais e auxiliar diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força.

Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém em algumas casa terá "bloqueios" onde os alunos terão que passar direta por essas casas.

Aula do dia 16 a 20 de Setembro

Continuação do projeto brincadeiras tradicionais.

Atividade: Confecção de brinquedos/jogos "Peteca".

Objetivo: Promover a socialização e interação afetiva entre as crianças,

Incentivar a vivência de valores como: cooperação, respeito, justiça, solidariedade, auto-estima.

Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais; Reaproveitar materiais usados (Sacolas, folhas de jornais ou revistas, rolo de papel).

Procedimento: Para confecção da peteca precisaremos de 1 sacola plástica, 2 folhas de jornais,revista ou papel velhas apenas.

1° Passo: Cortar as abas da sacola, o fundo e as laterais.

2° Passo: Pegas duas folhas de papais descartáveis, amassar e formar uma bola.

3° Passo:  Colocar a folha no meio da sacola e dar a forma da peteca. Amarrar com a alça da sacola.

4° Passo: Agora com a peteca pronta é só brincar.

Atividade: História e origem do jogo "Peteca"

Objetivo: Conhecer a brincadeira de forma geral e suas origens.

Procedimento: Pequeno texto contendo informações sobre a origem da jogo e brincadeira.

Atividade: Peteca em roda

Objetivo: Conhecer o que é um jogo de peteca, movimentos, regras e formas de jogar além de promover a socialização o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido nas aulas de Educação Física, com os demais colegas;

Procedimento: No começo do jogo, os jogadores ficam em um círculo. Um jogador inicia impulsionando a peteca para o alto, numa manobra semelhante ao saque usado no vôlei. Ele segura a peteca com uma das mãos e com a outra dá um tapa, de baixo para cima. Todos os jogadores precisam manter a peteca no ar dando-lhe tapas, para impedi-la de cair no chão. Quem apanhar a peteca ou deixá-la cair, sai do jogo. Vence quem ficar por último no jogo.

Atividade: Jogar peteca em dupla

Objetivo: Socializar o conhecimento que já tem sobre o jogo de peteca e o adquirido na aula de Educação Física, com os demais colegas; Reproduzir e modificar a forma de jogar peteca, criando novas possibilidades de jogos que possam ser praticados por todos

Procedimento: Mesmos princípios da brincadeira anterior porém nesse jogo os alunos formam duplas para se ajudarem na roda. A dupla que ficar até o final vence a disputa.

Atividade: Jogar peteca em grupo

Objetivo: Aprimorar os movimentos básicos que o jogo proporciona e desenvolver o equilíbrio, agilidade e coordenação motora ampla.

Procedimento: O princípio básico é o mesmo do vôlei: um jogador inicia o jogo posicionando-se atrás da linha do fundo e atirando a peteca com um saque, a fim de que ela passe por lado do campo adversário. Ao chegar do outro lado, ela precisa ser rebatida com um único toque. Se a peteca cair no chão ou atravessar as linhas que demarcam a quadra, a equipe adversária ganha um ponto e o direito ao lançamento. O jogo é dividido em três sets, que duram até 20 minutos, ou se uma das equipes conseguir 12 pontos. O time que vencer dois sets é o campeão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com