TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões Humanas

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  528 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Ser Humano

[pic 3]

Dimensões humanas

 O Ser Humano tem capacidades diversificadas de ser e composto por corpo e alma, sendo centro de todas as dimensões de cotidiano o corpo humano não simplesmente matéria, mas a existência para as coisas matérias como a identidade de cada um, alma logo seja imaterial define o Ser humano e suas complexidades e tudo que o faz apto a fazer algo, qualquer que seja e o símbolo da existência interior nas diversas formas reflexivas posteriormente ligadas ao Ser. Não se pode caracterizar o ser humano sem corpo e muito menos um corpo sem alma, pois bem essa e a característica essencial para o Ser humano esta ligação entre eles indissolúveis o Ser e conduzido por ambos. Segundo Spinoza (2007.p.163): “O corpo humano pode ser afetado de muitas maneiras, as quais sua potência de agir pode ser aumentada ou diminuída, enquanto outras não tornam sua potência de agir nem maior nem menor”. O corpo e a alma se difundem ao se tornar um só o aumento da potência aumenta com a emoção de alegria e diminui com a tristeza e o corpo tende a sofrer alterações com essas mudanças.

O corpo tem a necessidade de controlar absoluto da alma e a mente fica evidente quando praticamos uma atividade física o ginasta brasileiro Arthur Zanetti e um competidor dos jogos Olímpicos na modalidade: Argola, ele precisa de muito do corpo que esteja em pleno condicionamento físico e também de sua alma para se concentrar na execução dos movimentos sem nenhum erro, pois, poderá ocasionar perda de pontuação. Isso não acontece somente com os atletas, mas com qualquer pessoa seja no trabalho, escola, ou vida pessoal. Gallo (2014.p.66) afirma: “É a ginástica do corpo que possibilita a ginástica da alma, além disso, uma vez controlado os instintos e as paixões do corpo, a alma pode se dedicar-se as ideias”.

A relação entre corpo e alma tem muitos contextos diversos às ações humanas mostra toda a diversidade em 2001 os Estados Unidos sofreram um grande ataque terrorista executado por um grupo islâmico, os terroristas lançaram contra as Torres Gêmeas do world Trade Center e o Pentágono matando 3 mil pessoas esse e um dos problemas do ser humano a vida em comum e as relações entre os semelhantes onde se enfrentam politicamente como modo de vida em comunidade  e busca pela democracia e assim problematizando situações de tristeza na sociedade o corpo não deve ser movido por impulsos em função de impor sua opinião de forma trágica  individualista são ações humana regidas por impulsos físicos e não pelo corpo e alma.

Segundo Platão (200 apud GALLO 2014 p.119):

[...] Cada um de nós tem um temperamento, que é a forma como três almas se temperam, se misturam, com um delas predominando. São este caráter concupiscível predomina os desejos e paixões; caráter irascível predomina as emoções; caráter racional predomina a razão.  

 

No ser humano deve predominar o carácter racional onde a alma controla o corpo e todas suas atitudes negando se aos desejos ruins prejudiciais a vida humanas.

Referências

Gallo, Sílvio filosofia: experiência do pensamento: volume único/ Sílvio Gallo, -1. Ed.- São Paulo: Scipione, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com