TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases da Educação Especial

Por:   •  9/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

VILSON BENITES JUNIOR RA: 8085692

FASES DA EUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E NO MUNDO

Atividade de Portfólio ciclo 2 da Disciplina de  Fundamentos Educação Inclusiva Profº Dra. Renata Fantacini.

Caxias do Sul

2019

Atividade no Portfólio

Com base nos estudos realizados até o momento, complete o quadro, a seguir, descrevendo cada fase da história da Educação Especial no Brasil e no mundo. Seu quadro deverá conter elementos que conceituam cada uma das fases: negligência, institucionalização, fase de criação de serviços educacionais e fase atual.

FASES

CARACTERIZAÇÃO

1ª Fase da Negligência  

(Exclusão Total)

Conhecida como a fase da exclusão total, as pessoas com a algum tipo de deficiência eram  excluídas  da sociedade, originou-se na cultura  Greco-Romana,  aonde a beleza era o sinônimo/símbolo  da perfeição,  passando para a idade média, essas pessoas eram vistam como influência do demônio, acabavam sendo punidas ou excluídas fisicamente, crianças eram largadas e assassinadas, multilavam seus corpos, arrancavam seus membros, sendo vistas como algo sobrenatural.  

2ª Fase da Institucionalização

(Avanços da medicina)

Com os avanços da medicina as deficiências eram vistas como doenças que podiam ser contagiosas, elas acabavam sendo afastadas da sociedade e do convívio social, e eram internadas em hospícios, já no século XIX começam os primeiros estudos e vários profissionais começam a se interessar pelo estudo da deficiência mental, favorecendo a integração e desenvolvimento dessas pessoas. Já no Brasil foram fundadas as primeiras escolas e institutos como por exemplo:  AACD e APAE, Ato de caridade pelas Santas Casas de Misericórdia, mesmo assim as pessoas deficientes com algum comportamento fora dos padrões passavam a ser institucionalizadas.

3ª Fase da Criação de Serviços

(Integração)

Com inicio no século XX, considerada a fase da integração, teve a criação de institutos e escolas que oferecem até o hoje o atendimento educacional especializado, e que são referencias nacionais, sendo assim o aluno é trabalhado, estimulado para acompanhar o ensino das escolas regulares também há o treinamento profissional e atendimento nas escolas públicas a essas crianças. A instituição mais conhecida é a APAE. São feitos movimentos de conscientização dos pais dessas crianças para que aja novas legislações.  

4ª Fase Atual

(Inclusão)

Não é o aluno que deve se adaptar à escola, e sim á escola que deve se modificar para receber a diversidade humana.  Foi apresentada nessa fase a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes,  que busca pela inclusão. Aos poucos os serviços relacionados a educação especial vão se ampliando e garantindo o acesso e permanência das pessoas com necessidades especiais no ensino regular. Eu como monitor de educação especializada na rede municipal de Caxias do Sul, só tenho a agradecer em poder me tornar um ser humano melhor trabalhando com as crianças especiais, não existe sentimento maior do que ver o desenvolvimento delas na escola, tenho certeza absoluta que como futuro professor vou fazer a diferença na vida delas e olha-las com outros olhos.

REFERENCIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (224 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com