TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  18/10/2018  •  Dissertação  •  2.078 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA

APS

ATIVIDADE DE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR ORIENTADOR DRº JOÃO AUGUSTO BARBIERI DA CUNHA

[pic 1]

Alan Benicio de Lima            C9159A1

Anderson de Abreu Nunes  N940HB0

Breno Maciel Barros             N768HB2

Fernando Davis Nicolai        D126BE9

Renan da Silva Inácio           C91BFE7

São Paulo 2016

APS ATIVIDADE DE PRÁTICA SUPERVISIONADA

para avaliação no segundo semestre letivo do curso de

Educação Física apresentado a Universidade Paulista – UNIP. Supervisão: Professor DRº JOÃO AUGUSTO BARBIERI DA CUNHA.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a importância do conhecimento do corpo humano na educação física, não somente pelo educador mais também pelo aluno, sabendo que, o corpo é uma maquina perfeita desde sua origem celular, e uma maquina que trabalha harmoniosamente e que, para isso, depende de como nos mesmos cuidamos dela, a seguir observaremos como hábitos do nosso cotidiano e o meio em que vivemos fara com que desenvolva o nosso corpo tanto para melhor quanto pra pior, e porque o conhecimento do corpo humano e tão importante para a educação física.

Introdução

O corpo humano e composto de unidades de células cada órgão e um agregado de células unidas por estruturas celulares, possuímos entre 75 a 100 trilhões de células cada uma responsável por realizar funções especificas coordenadas por sistemas regulatórios.

Existem vários tipos de células com funções diferentes porem existem características básicas, a maioria possui capacidade de se reproduzir, são banhadas em fluido extracelular, o oxigênio se combina com produtos da quebra de gordura.

“Na fisiologia humana, estamos preocupados com as características do corpo humano que permitem sentir o meio ambiente, movimentar-se, pensar, comunicar, reproduzir e realizar todas as funções que nos possibilitam sobreviver e desenvolver como seres vivos.”

(Guyton, 1946, p. 03) 

Reprodução celular, e a formação de novas células, considerada uma função homeostática gerando novos corpos, no momento que se a uma perda celular temos uma reprodução a partir das remanescentes para que um numero de células apropriado seja restaurado.

Os fluidos extracelulares estão presente em todo nosso corpo através da movimentação do sangue e dos fluidos entre os capilares e as células, o sistema circulatórios mantes os fluidos misturados por bombas sanguíneas através do sistema vascular, o sangue passa pelos capilares se difunde para o tecido intersticial  que se encontra entre as células permitindo a troca contínua de substâncias entre as células, fluidos no sangue.

Oxigenação, o sistema respiratório fornece oxigênio e remove o dióxido de carbono, o sistema gastrointestinal digere os alimentos e absorve nutrientes incluindo carboidratos e aminoácidos para o fluido celular, o fígado altera a composição química de substâncias absorvidas para formas mais utilizáveis de energia.

O corpo humano e composto de vários tipos de células possuindo características genéticas diferentes, vejamos alguns tipos de células especializadas;

  • Células musculares, movimentação.
  • Células glandulares serosas, síntese e acumulo de proteína.
  • Células glandulares mucosas, síntese e acumulo de glicoproteínas.
  • Células de algumas glândulas como adrenal, testículo, e ovário.
  • Células do rim e dutos salivares, transportes de íons.
  • Células do intestino, absorção de nutrientes.

A partir das células temos a origem dos órgãos, eles são responsáveis pelo funcionamento do corpo, a seguir os órgãos e suas características.

  • Sistema Tegumentar: Formado pela pele e seus anexos, tais como pelos, unhas e glândulas. Atua, entre outras funções, isolando o corpo, evitando a perda excessiva de água e regulando a temperatura.
  • Sistema Esquelético: Constituído basicamente por ossos e cartilagens. A principal função desse sistema é garantir a movimentação e sustentação do nosso organismo; proteger órgãos de impactos; produzir células sanguíneas e atuar como depósito de cálcio.
  • Sistema Articular: Formado pelas articulações, esse sistema proporciona a união das peças do esqueleto humano.
  • Sistema Muscular: Composto pelos músculos, esse sistema garante a movimentação do nosso corpo e a contração de órgãos.
  • Sistema Cardiovascular: É composto pelo tecido sanguíneo, vasos sanguíneos e o coração. O objetivo desse sistema é garantir que oxigênio e nutrientes sejam levados até as células e os produtos indesejáveis sejam removidos.
  •  Sistema Respiratório: Formado por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, esse sistema garante a hematose e, consequentemente, que oxigênio seja levado às células.
  • Sistema Digestivo: Composto pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas associadas, tais como as salivares, o fígado e o pâncreas, esse sistema quebra os alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo.
  •  Sistema Urinário: Formado por rins, ureteres, bexiga e uretra, esse sistema elimina as substâncias tóxicas e em excesso no organismo.
  • Sistema Genital: O sistema genital masculino é formado por testículos e vias espermáticas, enquanto o feminino é formado por ovários, tubas uterinas, útero e vagina. A principal função desse sistema é garantir a reprodução e produção de hormônios.
  •  Sistema Nervoso: Formado pelo Sistema Nervoso Central, constituído por encéfalo e medula espinhal, e pelo Sistema Nervoso Periférico, constituído pelos nervos e gânglios, esse sistema capta estímulos do meio externo e interno, bem como formula respostas para esses estímulos.
  • Sistema Endócrino: Ele é formado por todas as glândulas endócrinas do corpo, tais como a hipófise, tireoide, pâncreas, testículos e ovários. Sua função principal é garantir a produção de hormônios e, portanto, o controle das funções biológicas e a homeostase.
  • Sistema Linfático: Constituído pela linfa, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfoides, esse sistema recolhe o líquido intersticial e devolve para o sangue, além de ajudar na defesa do organismo.

Como o meio influencia no desenvolvimento do corpo

Visto isso sabemos agora que o corpo humano e um conjunto interligado de sistemas que dependem um do outro para que haja um bom funcionamento, sabemos que doenças, síndromes e a interação com o meio em que o individuo esta inserido pode alterar esse funcionamento, a partir do momento em que um individuo saudável esta inserido no meio ambiente varias alterações podem ocorrer isso vai depender dos estímulos que ele vai receber, por isso o conhecimento do corpo e de como aquele estimulo vai agir sobre o indivíduo e parte importante do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (216.9 Kb)   docx (87.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com