TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada Educação Física

Por:   •  4/10/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.708 Palavras (15 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

COMPONENTES DO GRUPO:

NOME: EDUARDO VINCIUS DE OLIVEIRA    RA: F2875B7

NOME: RILLARY ELIAS BERTHO                    RA: N660864

NOME: GIOVANA CAROLINA ESPANHA        RA: D7275H-2

NOME: HELOISA PEREIRA DOS SANTOS     RA: F245JA0

NOME: AMANDA CRISTINA MARCELINO      RA:  N610247

NOME: JUNIOR ADRIANO GIBELLE                RA: T967CC5

RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:

Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde.

UNIVERSIDADE PAULITSA- CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

COMPONENTES DO GRUPO:

NOME: EDUARDO VINCIUS DE OLIVEIRA    RA: F2875B7

NOME: RILLARY ELIAS BERTHO                    RA: N660864

NOME: GIOVANA CAROLINA ESPANHA        RA: D7275H-2

NOME: HELOISA PEREIRA DOS SANTOS     RA: F245JA0

NOME: AMANDA CRISTINA MARCELINO      RA:  N610247

NOME: JUNIOR ADRIANO GIBELLE               RA: T967CC5

ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS (AFES) NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.

Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS)elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação Graduação Plena no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP

ORIENTADOR: ANDRE CAPI

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO.....................................................................................................1

FICHAMENTO.....................................................................................................2

INTERDISCIPLINARIDADE COM NATAÇÃO.....................................................5

INTERDISCIPLINARIDADE COM LUTAS.................................................................................................................6

INTERDISCIPLINARIDADE COM TREINAMENTO PERSONAL E MUSCULAÇÃO...................................................................................................7

INTERDISCIPLINARIDADE COM GINÁSTICA LABORAL............................................................................................................8

PROJETO AFES ...............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................12

            Este semestre a Atividade Prática Supervisionada (APS) foi elaborada com base no assunto Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde, sendo o tema gerador do trabalho. Á fim de despertar no leitor uma reflexão da importância de atividades e ou exercícios físicos e de como estão altamente relacionados com a prevenção de doenças e a busca pela qualidade de vida. Este trabalho conta com a presença de citações que foram transcritas de pesquisas relacionadas ao tema.

                  Para a realização desta APS foi necessário compreender quais os benefícios que a prática de atividades físicas ou esportivas podem gerar correlacionado a saúde e quais ações são necessárias para prevenção e o controle de doenças congênitas ou adquiridas. Este trabalho vai contribuir para o entendimento sobre intervenção nas diversas situações que podem surgir e como a prática de atividades contribui para a busca de uma vida mais saudável e plena.  

           Ainda há a presença de uma parte interdisciplinar entre o tema e quatro disciplinas cursadas até o semestre vigente sendo elas: Natação, Treinamento Personal e Musculação, Lutas e Ginástica Laboral. A parte II deste trabalho que foi redigida em forma de interdisciplinaridade refutou a importância da prática esportiva, do exercício físico, da presença de atividades físicas na rotina e de diversos outros fatores indispensáveis para se obter uma melhor qualidade de vida.

Foi produzido um questionário (anexado juntamente com a parte interdisciplinar do trabalho), direcionado ao entendimento sobre epidemiologia e quais ações necessárias para essa prevenção. O público entrevistado foram pessoas que praticam ou não algum tipo de atividade física. Com base em perguntas e respostas, pode-se notar a presença de diferentes tipos de pessoas, entre elas, as pessoas que praticam exercícios físicos buscando somente uma idealização estética, pessoas que buscam saúde e também pessoas sedentárias.

          O processo de desenvolvimento desse trabalho foi voltado para reforçar a indispensável valorização sobre manter uma rotina disciplinada através de exercícios que possibilitam uma vida mais saudável e de expor a ampla área de atividades e outras ações preventivas além de exercícios físicos. Refutando sempre o auto cuidado com doenças e que elas podem ser evitadas através de uma vida não sedentária.

  FICHAMENTO:

                Algumas doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, seus fatores de risco metabólicos (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias) e a incapacidade funcional são importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos1.

               Em geral, essas doenças são de longa duração, múltiplas, exigem acompanhamento multidisciplinar permanente, intervenções contínuas e requerem que grandes recursos materiais e humanos sejam despendidos, gerando encargos ao sistema público e social. No Brasil, por exemplo, elas respondem por, aproximadamente, 70% dos gastos assistenciais com a saúde2.

       Apesar de a herança genética ser fator de grande relevância na determinação da suscetibilidade à doença, o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por fatores ambientais e do estilo de vida.                          Estima-se que 75% dos casos novos de doenças não-transmissíveis poderiam ser explicados por dieta e inatividade física1. O baixo condicionamento cardiorrespiratório, a pouca força muscular e o sedentarismo, por exemplo, aumentam em três a quatro vezes a prevalência da Síndrome Metabólica (SM)3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (149.1 Kb)   docx (191.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com