TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Resumo da Aula Presencial Disciplina de Preparação Física Geral

Por:   •  15/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Jéssica Costa De Medeiros

Atividade – Aula Prática

Atividade de Resumo da Aula Presencial Disciplina de Preparação Física Geral

Professor: Servio Antonio Bucioli

Pelotas

2022


De acordo com o tema proposto para a disciplina e com o conteúdo disposto para estudo, podemos identificar que: para que nosso aluno/atleta possa ter um processo evolutivo dentro da preparação física devemos seguir algumas diretrizes e princípios os quais irão levar o mesmo ao resultado esperado, mas claro respeitando a individualidade de cada um, pois cada individuo possui uma individualidade biológica distinta entre si, ou seja, cada organismo reage de maneira diferente ao mesmo estimulo.

Segue abaixo os princípios a serem seguidos para a realização do Treinamento Desportivo.

Princípio da Individualidade Biológica: Segundo (Tubino,2003, p.93), é o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais entre si.

Princípio da adaptação: De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Se o atleta tiver uma boa adaptação ao treinamento ele alcançará o objetivo desejado, mas para isso o seu personal deve ter a percepção de saber o limite de adaptação e a individualidade de cada um.

Princípio da sobrecarga: Segundo Dantas (1995), imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase. Sendo assim a sobrecarga é considerada quando há uma mudança de volume ou intensidade no plano de treino do aluno, como por exemplo: aumento no número de repetições, aumento na duração do treino, aumento da velocidade de execução, diminuição do tempo de repouso.

Princípio da Interdependência: Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico menor quantidade de volume, mais alta quantidade de intensidade. Segundo Tubino (2003. p108), na maioria das vezes, o aumento dos estímulos de uma dessas duas variáveis é acompanhado da diminuição da abordagem em treinamento da outra.

Principio da Continuidade: Este princípio está intimamente ligado ao da adaptação, pois a continuidade ao longo do tempo é primordial para o organismo, progressivamente, se adaptar. A idéia de que a condição atlética só pode ser conseguida após alguns anos seguidos de treinamento e, existe uma influência bastante significativa das preparações anteriores em qualquer esquema de treinamento em andamento.

Princípio da especificidade: Podemos dizer que este princípio sempre esteve intrínseco em todo o treinamento esportivo, desde o mais rústico nas práticas utilitárias, mas tê-lo como princípio norteador e como um dos parâmetros que devem ser levados em consideração é essencial ao estudo e planejamento crítico e consciente nos treinamentos contemporâneos.

Princípio da Variabilidade: Também denominado de Princípio da Generalidade, encontra-se fundamentado na ideia do Treinamento Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para isso deve-se utilizar as mais variadas formas de treinamento (GOMES da COSTA, 1996).

Principio da Saúde: Segundo Gomes da Costa (1996), esse princípio encontra-se diretamente ligado ao próprio objetivo maior de uma atividade física utilitária que vise à saúde do indivíduo: “Assim, não só a Ginástica Localizada em si e suas atividades complementares possuem grande importância. Também os setores de apoio da Academia, como o Departamento Médico, a Avaliação Funcional e o Departamento Nutricional assumem relevante função no sentido de orientar todo o trabalho, visando a aquisição e a manutenção dessa Saúde.” (ibidem, 1996, p. 358).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com