TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Marciana Santos Ferreira

Resumo Aulas Práticas III e IV

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

BATATAIS

2021


 Atividades Rítmicas e Expressivas

 Aula III

  As atividades rítmicas e expressivas tem um vasto campo de reflexão, atuação e experiência corporal, tendo como objetivo desenvolver capacidades rítmicas, criatividade, espontaneidade e comunicação corporal, essas são as bases da expressão humana que permitem maior interação social.

  A dança é uma das maiores formas de expressão, tendo embasamentos natural, social ou estético. Que vão desde movimentos naturais até a fusão do abstrato com o humano, da mente com a emoção e da espontaneidade com a disciplina.

Segundo estudos a dança nas tribos antigas era utilizada para rituais de passagem, onde cada estágio da vida do homem era celebrado, assim como a mudança das estações, as épocas de plantio e colheita e para representar guerras e combates da tribo. Acreditavam que pajés, curandeiros e xamãs ativavam os efeitos das ervas medicinais através da dança. Estes foram considerados os primeiros coreógrafos, já que tinham danças específicas para cada enfermidade.

  Durante o império romano a dança foi reconhecida como arte e integrada a cultura. Já na idade média, a dança era usada como meio de reabilitação de doenças e para animar as festas nos grandes palácios.

  Na dança moderna se destaca alguns princípios: a forma como o corpo se movimenta/expressa, a expressão que decorre da contração e relaxamento dos músculos e a forma que o corpo se molda conforme as emoções.

  A dança assim como atividade rítmica e expressiva tem como intuito mostrar ao praticante a capacidade da movimentação do corpo e exploração do conhecimento motor, assim como disciplina e prática que estão intimamente ligados a essa atividade. Ela também tem como intuito canalizar e refletir sentimentos, pensamentos e emoções. Também trabalha ampliando o vocabulário motor e o senso perceptivo.

  Espera se que o aluno aprenda a reproduzir, transformar, modificar, produzir, julgar e apreciar coreografias e que se envolvam-no ritmo e expressividade.

  Algum dos fatores de movimento são:

  • Espaço: onde se realiza o movimento ou é usado para deslocamento durante a coreografia;
  • Tempo: quanto tempo leva para se realizar o movimento (pode ser rápido, lento ou moderado) ou remeter a determinada época;
  • Peso: é a intensidade que se atribui ao movimento (leve, fraco, pesado, forte)
  • Fluência: dá a ideia de que o movimentos sejam contínuos ou haja interrupção.

O ritmo é uma capacidade física e pode ser treinado. É a capacidade para se realizar um movimento em determinado período de tempo, havendo trocas constantes entre tensão e relaxamento muscular, e a reproduzindo de forma repetitiva. O ritmo humano é caracterizado por três modos: Origem, Tempo e Manifestação.

  É importante trabalhar o ritmo para desenvolver algumas habilidades extremamente necessárias, sendo elas:

  • Alcançar boa qualidade de vida;
  • Auxiliar na incorporação do movimento;
  • Estimular estilo de vida mais saudável;
  • Trabalhar o lado físico e mental;
  • Facilitar a realização de movimentos com naturalidade:
  • Estimular criatividade e superação.

Algumas das áreas onde o profissional de educação física pode atuar utilizando a dança:

  1. Condicionamento físico
  2. Esportes
  3. Reabilitação
  4. Performance
  5. Lazer e recreação

As atividades rítmicas e expressivas são de extrema importância na formação do profissional de ed. Física, pois as áreas e possibilidades de atuação são diversas e cabe a cada profissional buscar o aperfeiçoamento técnico e didático.

Uma área que chama muito a minha atenção é a dança como instrumento para a reabilitação física, principalmente quando é utilizada para trabalhar com idosos. A dança transmite a eles mais segurança nos movimentos, maior noção de espaço, uma melhora de condicionamento físico, maior disposição e engajamento social, assim como é uma atividade extremamente divertida para eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (114.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com