TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  869 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Dois jogos pré-desportivos que podem ser utilizados como introdução para a iniciação de uma das provas de lançamento ou o arremesso no atletismo.

Atividade 01: Arremessando de diversas maneiras

Com diversos tipos de esfera, com bolas de tamanhos diferentes, como de voleibol, futsal, tênis entre outras de tamanhos menores, os alunos deverão arremessar o maior número de bolas dentro de uma área definida em um local distante da área onde será feito o arremesso.

Seguindo duas regras:

- O arremesso deve ser feito com apenas um das mãos.

- Não poderá passar a área marcada para realizar o arremesso.

Atividade 02: Lançamento Certeiro

Com cabos de vassoura, tentar acertar diversos alvos como cones, lata de tinta, baldes entre outros, colocados distante da área de lançamento, em apenas três tentativas.

Seguindo duas regras:

- Não se deve passar a área marcada para fazer o lançamento.

- Todos os participantes devem permanecer fora da área delimitada de lançamento.

2) Diferenças técnicas apresentadas entre os lançadores do disco e dardo.

O Lançamento do Disco

O Lançamento do Disco pode ser descrito tecnicamente em 4 fases:

- Posição inicial ou posição de partida (empunhadura e concentração);

- Giro;

- Lançamento propriamente dito;

- Arremate.

O Lançamento do Dardo

O Lançamento do Dardo tecnicamente tem 5 fases, que são:

- Posição inicial (empunhadura e concentração);

- Corrida;

- Passos de preparação para o lançamento;

- Lançamento propriamente dito;

- Arremate.

3) Diferença da compleição física entre os lançadores e os arremessadores de peso.

ARREMESSADORES

A maioria dos arremessadores de peso são pessoas altas e com corpos grandes, tem muita força e muita velocidade, que são as qualidades físicas mais importantes. A força é a qualidade principal dos arremessadores que devem ter um bom desenvolvimento, juntamente com a velocidade. O atleta deve ser capaz de aplicar a força com grande rapidez, além de outras características físicas que são desenvolvidas através de muito treino.

LANÇADORES
O principal atributo físico dos lançadores é a velocidade, também a agilidade, o peso e estatura são atributos físicos quem tem uma importância fundamental para um atleta alcançar um ótimo resultado. Os especialistas de lançamentos são mais leves, e também com estatura menor, porém são eficientes na velocidade aplicada da força, com muito boa agilidade.

4) Texto - Quais os possíveis motivos para a possível diferença física entre o físico de lançadores e arremessadores.

Existem diferenças entre os lançadores e os arremessadores, em relação às características de cada um, os atributos físicos também diferenciam os atletas. Os motivos dessas diferenças sejam talvez pelas necessidades exigidas na modalidade. Lançador de disco e de dardo tem como principal atributo físico é a velocidade, tem um tipo de movimento que exige grande habilidade, permitindo o atleta executar de forma rápida e correta, onde é necessário possuir uma boa flexibilidade nos quadris e nos ombros. Os atletas especialistas em lançamento são mais leves, tem estaturas menores e são muito rápidos para aplicação da força, além de muito boa agilidade. Esses atletas que possuem essas características físicas que tem conseguido maiores resultados e obtido sucesso.  Os arremessadores são atletas altos, com físicos grandes, possuem maior peso e necessitam de força máxima, possuindo grande massa muscular. As características são melhoradas através de muitos treinos, nas preparações do arremessador tem como destaque o desenvolvimento da força dos membros superiores e também inferiores, por isso essa diferença física entre esses atletas, pelas necessidades de movimentos que serão exigidas e consequentemente realizadas em busca de obter o melhor resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (345.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com