TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atletismo

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  1.493 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo Dirigido: Salto em distância e salto triplo

1- Descreva o padrão técnico eficiente de corrida de aproximação do salto em distância do inicio aos metros finais.

Saída em pé com o tronco inclinado a frente em torno de 45° em relação ao solo, desta forma coloca-se o C.G. em uma posição mais favorável para gerar uma aceleração inicial maior. O pé que estará à frente dependerá do numero de passadas e da perna impulsora.

Nas ultimas passadas ocorrem modificações para preparar a transferência da corrida para o impulso.

• O atleta toma uma posição mais ereta, a fim de não prejudicar a enérgica elevação da perna livre no momento da chamada

• O balanço de perna à frente é mais acentuado, a fim de lançar o joelho para cima e para frente o mais rápido possível no momento da chamada.

• O penúltimo passo é mais alongado, a fim de colocar o C.G. em uma posição mais adequada para gerar um impulso mais eficiente.

• O ultimo passo é menor e rápido, a fim de manter a trajetória do C.G.

2- Qual é o objetivo da corrida de aproximação do Salto em Distancia. Caracterize os métodos para obter a extensão correta da corrida

O objetivo da corrida de aproximação do salto em distancia é do atleta gerar velocidade horizontal e colocar o pé impulsor de forma eficiente na tabua impulsora, para isso é necessário uma corrida de velocidade máxima ou controlada com uniformidade de passadas.

Métodos

• Método de tentativas: Não tanto eficiente, mas a viabilidade de aplicação para iniciantes e na escola é maior. Neste método pedimos ao saltador que realize várias tentativas partindo de uma marca feita a uma distancia dentro da média utilizada (10 a 15 para iniciantes e 17 a 22 para atletas). Em várias tentativas, fazemos as correções necessárias até o pé impulsor toque corretamente a tábua.

• Método de corrida inversa: Pede-se ao saltador que execute varias vezes a corrida no sentido contrário, partindo da tábua impulsora, no local onde ele atingir velocidade máxima, fazemos uma marca onde tocou o pé impulsor. Após este procedimento o saltador executa a corrida na direção normal partindo desta marca e faz os ajustes necessários.

• Método matemático: O saltador realiza varias vezes uma corrida na pista, tentando alcançar a sua velocidade máxima, o mais cedo possível. Marca-se o inicio da corrida, as quatro ou cinco primeiras passadas, e o numero de passadas finais (17 a 22), realiza-se uma média e mede-se com a trena, levando esta medida para o corredor de saltos, partindo da tábua impulsora, e realiza os ajustes necessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com