TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASES FISIOLÓGICAS DO EXERCÍCIO FÍSICO TUTOR E PROFESSOR:

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

NOME COMPLETO: 

 DATA: 26/03/2018

PÓLO: 

DISCIPLINA: BASES FISIOLÓGICAS DO EXERCÍCIO FÍSICO

TUTOR E PROFESSOR:

1- Descrever como se organiza estruturalmente o sistema muscular;

O sistema  muscular é formado por vários músculos do corpo humano, esses músculos são tecidos, onde fibras musculares e células têm a capacidade de se contrair e se movimentar. Essas fibras musculares são controladas por impulsos do cérebro e comandados pelo sistema nervoso, no qual rebece e transmite informações.

O sistema muscular tem várias funções, como dar ao corpo uma estabilidade corporal, sustentação, aquecimento do corpo, produz movimentos, além de auxiliar no fluxo sanguíneo.

Os músculos possuem várias formas, tamanhos e funções, e são classificados em três tipos, que são:  Músculo Liso, Músculo Cardíaco e Músculo Esquelético.

O liso são os de contação involuntária e são encontrados em alguns órgãos, cuja função é permitir a movimentação segura dos órgãos internos. O Músculo Cardíaco é encontrado no miocárdio e permitem uma movimentação vigorosa dos músculos cardíacos nos batimentos do coração. Já o Músculo Esquelético são aqueles controlados pelo nosso cérebro, de acordo com a nossa vontade, eles ligam ossos, cartilagens, e se movimentam graças a contrações, também estabilizam nossas articulações.

Os músculos também são divididos em Grupos Musculares, pois são  muitos e temos aproximadamente 600 músculos, divididos em : Músculos da Cabeça e Pescoço, Músculos do Abdomên e Torax, Músculos dos Membros Superiores e Músculos dos Membros Inferiores

2- E utilizando suas palavras, descrever o processo de contração muscular a partir do estímulo nervoso.

A contração muscular é realizada através de uma impulso elétrico, produzido pelo sistema nervoso central, onde é conduzido pelo nervo até o músculo. Esse impulso elétrico é o que permite o potencial de ação do músculo, onde para fazer essa contração é necesário uma entrada de cálcio para dentro da célula e a saída de potássio da célula, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina, que é então a contração muscular em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com