TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banner academico

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

             A dança inserida no contexto educacional e sua contribuição para o desenvolvimento infantil.

       A dança é um grande beneficio para o desenvolvimento infantil, primeiramente enfatiza o aspecto educacional, através de informações extraídas.

       O movimento e natural ao ser humano e segundo Bock (1999) é característica essencial no período por ele denominado sensório-motor. È através dos movimentos que a criança toma conhecimento do ambiente que a cerca.

        Um programa de dança\educação, segundo Nani (1995) deve obedecer um nível hierárquico, com progressões pedagógicas. Desenvolvendo-se assim o conhecimento e a conscientização das partes do corpo, aprimorando o equilíbrio.

        As atividades de acordo com Le Boulch (1982) devem parti dos movimentos naturais como correr andar, andar, rolar, entre outros, partindo do exercício simples para o complexos, com o aumento gradativo, poucas repetições, ritmo lento, com direção e sentido em relação ao espaço, força e qualidade muscular.

         

       A importância da dança na educação  

      As  atividades que utilizam o movimento tem a função de integrar, propor possibilidades de encontro consigo mesmo,com o mundo e com o conhecimento. A criança toma conhecimento de um universo de informações e sensações através de seus movimentos, pelas mãos inicia este processo de interação, que se estende a utilização de todo seu corpo.

        Para uma criança as mãos se transformam numa fonte inesgotável de sucessivos mistérios.Desde que nasce, esta marcado pelo enigma do desejo do outro que, de algum modo, ela pretende alcançar; mas, acha que o encontrou, sempre se encontra com algum outro segredo que magicamente encerra sua mão.

          Portinari (1989, p. 17) relata que, ao ser questionada quando começara a dançar, Isadora Ducan (idealizadora da dança moderna) responde: “ No ventre da sua mãe”, enfatizando que dança é uma manifestação instintiva do homem. E deve ser incentivada.

          A dança, para que seja compreendida e desfrutada em seus aspectos sintéticos, necessita, de acordo com Marques (2003), que haja interação com o fazer-pensar, assim será possível a educação de corpos que criem ao pensar e que possam compreender o mundo como arte, gerando compreensão diferenciada, através de sentimentos cognitivos.

           O trabalho com o corpo possibilita conhecimento de si e dos outros, gera na pessoa que dança maior estabilidade na relação dor e prazer, conhecer os limites de seu corpo. De acordo com, Fux (1983) relata que a experiência com o corpo promove o reconhecimento do ritmo interno, onde é gerada a comunicação com o interior, o corpo sendo devidamente motivado deve se compreender a intenção do movimento.

           De acordo com Marques (2003 p. 26) ao contrario de uma visão histórica ingênua de que a dança não passa de uns passinhos a mas ou menos na vida da pessoa.

            As habilidades Motoras da criança são capazes de expandir seu ser,ressaltando a importância do movimento para o desenvolvimento da criança. O movimento unido a musica permite maior compreensão desta, pois produzem no corpo imagens que se comunicam entre si.

             Quando somos crianças necessitamos mover-nos porque movendo-nos expressamos nossas vontades de rir, de chorar ou de brincar. A medida que crescemos, nosso corpo, perde cada vez mais o desejo de mobilização.

     

Novas perspectivas de dança na escola

       Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se aproximam do repertorio da cultura corporal na qual são inseridos.

       De acordo com referencia curriculares nacionais da educação infantil (RCNI´S) “O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressar e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais interage utilizando fortemente o apoio do corpo”. (PCNS ,1998, p. 18).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com