TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios da natação

Por:   •  18/8/2016  •  Dissertação  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

Benefícios da Natação

Hoje as crianças, jovens e até mesmo adultos se encontram cada vez mais sedentários, devido ao uso excessivo de internet, celulares, vídeo game, televisão entre outros. Tudo isso gera altos níveis de doença devido ao sedentarismo. A prática de atividades físicas ainda na infância, faz com que as crianças se tornem jovens e adultos ativos, acostumados a movimentar-se e a praticar exercícios ao longo de suas vidas.

A natação, sempre foi bem vista em nosso país, sendo muito praticada em clubes e academias. Hoje também é encontrada em algumas escolas, além do fato que pode ser praticada ao ar livre, como em mares e rios. Pode-se encontrar por meio da natação vários benefícios, segue abaixo alguns exemplos:

- cognitivo: desenvolvimento intelectual, o poder de decisão, memória, etc.

- psicomotor: a pessoa consegue ter um maior conhecimento do seu corpo, com isso tendo mais controle sobre o mesmo, controle da respiração, oque é muito importante devido ao fato do sistema respiratório ser muito importante para todo o corpo e seu controle auxilia em qualquer tipo de atividade.

- social e afetivo: a pessoa faz amizades, interagindo com outras pessoas, aprendendo a conviver com diferentes tipos de pensamentos e diferentes tipos físicos, evitando preconceitos.

- psicossocial: devido aos aspectos acima, a pessoa acaba se socializando melhor, se torna uma pessoa mais calma, tem uma melhora de autoestima e combate a insônia, que muitas vezes está ligada a má respiração.

-físico e motor: a pessoa adquiri mais força, coordenação, resistência, etc. No aspecto motor, desenvolve-se habilidades como: girar, saltar, deslizar, alongar, etc.

- fisiológicos (antropométrico e metabólico): muitas pessoas querem um corpo bonito e saudável, procurando atividades que a façam perder gordura e ganhar massa muscular, esse é um dos resultados encontrados com a natação. Além de melhorar a densidade óssea, a capacidade pulmonar e a pressão arterial.

- contexto recreativo: na natação, trabalha-se a criatividade e a imaginação, principalmente com as crianças que estão tendo o primeiro contato com o mundo aquático, já que muitas aulas são dadas com músicas e historinhas.

- saúde: o professor deve sempre citar aspectos como os citados acima, falando sempre sobre a importância da atividade física e de uma boa alimentação, para uma vida saudável e também para o desenvolvimento do corpo humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com