TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar e jogar são termos diferentes

Por:   •  12/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 2

Brincar e jogar são termos diferentes, porem o lúdico está presente em ambos. O brincar é mais livre e individual, já o jogar é mais coletivo e possui regras. A atividade lúdica é vista como prazerosa e não como uma atividade livre, esta visão faz com que os jogos possam perder seu essencial por praticas autoritárias, assim é ideal que tenha um planejamento de aula e quais o espaço disponível para que a criança sinta sua liberdade conforme é oferecida.

Segundo Wallon toda atividade infantil é lúdica e pode ser integrada até em projetos grandes. A motricidade infantil, em certas etapas da infância, acaba sendo lúdica porem raramente é respeitada, ela existem através da musicalidade, ritmos, rimas que a criança associa, mas também pode aparecer através da ideia de liberdade, com jogos simbólicos onde a criança aproveita o máximo sobre essa liberdade, podendo ser o que quiser e criar uma outra realidade.

O indivíduo quando nasce ele brinca com seus processos motores e básicos involuntariamente buscando um prazer na forma, essa evolução se dá quando ele cresce e se caracteriza como criança, onde ele acaba vivendo o lúdico para desenvolver suas habilidades, como citado no livro “uma criança aprende mais rápido a usar o computador que um adulto, pois ela brinca com ele antes de usá-lo com fins de trabalho”, na questão da arte acontece o mesmo processo, pois quando criança ela expressa suas emoções e sua ludicidade no desenho sem saber que é um desenho, já o adulto já se perdeu nesse conceito, principalmente artistas plásticos, pois já usam o traço com o fim de desenho/trabalho, para ajudar na alfabetização seria aceitável que pensasse na ideia de “ludicidade da educação”.

Educar para a comunidade significa educar pela comunidade, é a comunidade que deve educar, portanto a ela cabe tomar as decisões, aqui a educação pelo trabalho se confunde com a educação pela comunidade, ele é socialmente organizado, divido e realizado, assumindo um caráter não alienado. O caráter lúdico do trabalho vem da profunda compreensão do seu sentido pessoal e comunitário, e da sua realização coletiva. Ele pode assumir um tom lírico da festa campestre que termina em musica e dança ao ar livre, ou o tom desafiador da tarefa difícil ou desagradável de ser enfrentada, em ambos os casos ele é honroso.

A concepção humanista do projeto Wallon recuperou a concepção de estudo-trabalho, em outro sentido: o de que, “enquanto trabalho social mediato” é suscetível a remuneração. Conclui-se por várias vias a ideia de incorporação do jogo no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com