TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR, JOGAR POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL

Por:   •  5/5/2020  •  Artigo  •  2.752 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

                           

[pic 1]                  Grupo Rhema Educação

                                         R Macucos N° 200, Arapongas – PR, Centro

                                                       Tel (43) - 3152-6464

 O BRINCAR, JOGAR POR MEIO DA PSICOMOTRICIDADE PARA A APRENDIZAGEM INFANTIL 

Carla Gisele  

 PIZANI, Melissa Santana Nestorio 

RESUMO

O referido trabalho abordará a psicomotricidade em seu contexto histórico, destacando seus princípios, funções, objetivos em relação a educação, abordando a importância de sua utilização na Educação Infantil. A Educação Infantil é o início do processo educacional de desenvolvimento da criança, onde ela se insere com outras crianças, desenvolve-se socialmente, integralmente e cognitivamente lhe possibilitando o desenvolvimento integral de todas as suas funções. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que possibilita estudar vários autores com seus conhecimentos diversificados sobre o assunto abordado. A pesquisa bibliográfica proporciona adquirir conhecimentos que já foram estudados, coletados, fundamentados, possibilitando ao aluno uma pesquisa de maior valor em informações.

Palavras-chave: Educação Infantil. Psicomotricidade. Crianças. Profissionais.

ABSTRACT: This work will address psychomotricity in its historical context, highlighting its principles, functions, objectives in relation to education, addressing the importance of its use in early childhood education. Early childhood education is the beginning of the educational process of child development, where it is integrated with other children, develops socially, integrally and cognitively enabling the integral development of all their functions. The methodology used is the bibliographic research that allows studying various authors with their diverse knowledge on the subject. The bibliographic research provides to acquire knowledge that has already been studied, collected, based, allowing the student a research of greater value in information.

Keywords: Early Childhood Education. Psychomotricity. Children. Professionals.

1 INTRODUÇÃO 

A psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo pensado como objeto, marcado por uma mente que pensa, com a evolução ocorrida de forma natural ao longo dos tempos.

A psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação da aprendizagem escolar. O corpo e o movimento constituem alicerces para o desenvolvimento da criança, possibilitando a criança à construção de sua linguagem simbólica, além do desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.

O referido trabalho justifica-se pela importância de se conhecer o que vem a ser psicomotricidade, onde se tem como principal objeto o movimento, o estudo do homem através do seu próprio corpo em relação aos movimentos, as suas relações internas e externas, assim a psicomotricidade tem uma finalidade em cada etapa do desenvolvimento infantil, assegurando o bem estar às relações do próprio crescimento.

A psicomotricidade caracteriza-se por um método que se utiliza dos movimentos para atingir outras aquisições, tanto no âmbito da educação quanto da reeducação, sua importância para a criança e seu desenvolvimento, o reconhecimento da necessidade de conhecer as etapas do desenvolvimento humano, relacionando diretamente a criança com o meio, as primeiras percepções corporais, sensações, sentimentos, movimentos que a criança passa a se conhecer melhor.

O referido trabalho teve como objetivo compreender a psicomotricidade como um processo benéfico ao desenvolvimento infantil na Educação Infantil, destacando o desenvolvimento infantil como foco, construído por intermédio da pesquisa bibliográfica que proporciona adquirir conhecimentos que já foram estudados, coletados, fundamentados, possibilitando ao aluno uma pesquisa de maior valor em informações.

2 CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL

        A educação infantil está garantida no Brasil desde a lei de diretrizes e bases da educação nacional nº 9.349/96 (1996), a educação infantil é um direito da criança. considerada como a primeira etapa da educação básica, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança até os cinco anos de idade (lei nº 11.114/05) nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Outro documento importante, o referencial curricular nacional para a educação infantil (1998), baseado nas diretrizes da LDB (Lei 9394/96), orienta que as escolas de educação infantil proporcionem o desenvolvimento das crianças em suas capacidades física, cognitiva, afetiva, estética e ética. o documento possui uma preocupação evidente com o desenvolvimento das relações interpessoais e da interação social das crianças.

A Educação Infantil refere-se à primeira etapa da Educação Básica, considerada essencial, onde tem como foco responsabilidades no crescimento infantil, porque educar é tarefa difícil e delicada, de um pouco de ciência, de experiência e de muito bom senso, mas, sobretudo de infinito amor e carinho, assim a escola é a instituição favorável de interação entre a criança e o saber.

Na Educação Infantil a criança tem que ser criança, poder brincar, amar, conhecer interagir, pois a criança se desenvolve brincando. Sendo assim, o desafio e o faz-de-conta, precisam estar presentes constantemente na rotina escolar. É fundamental a boa acolhida, a segurança o espaço para a emoção, a sensibilização, a expressão, como também, a ampliação das habilidades, o desvendar do corpo e do espaço na formação da identidade e autonomia de cada um.

É na Educação Infantil que as crianças começam a fazer amigos, passam horas convivendo com outras crianças e adultos que não são seus familiares. Neste ambiente elas são estimuladas, através de atividades pedagógicas e jogos lúdicos, a exercitar suas capacidades motoras, fazer descobertas, desenvolver sua autonomia e promover o seu desenvolvimento dentro de um contexto integral, proporcionando o processo de letramento. Até os cinco anos, a criança vive uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos: intelectual, emocional, social e motor; essas experiências são consideradas riquíssimas, mas elas dependem da qualidade e das condições oferecidas pelo meio em que a criança está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (128.7 Kb)   docx (86.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com