TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.650 Palavras (11 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 11

UNIPAM: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA / 7º PERÍODO – BACHARELADO

DISCIPLINA: MUSCULAÇÃO

PROFESSOR: GILSON CAIXETA BORGES

MUSCULAÇÃO

        

Inês Marina Dias

Naiara de Paula Souza

PATOS DE MINAS, MARÇO DE 2015.

Inês Marina Dias

Naiara de Paula Souza

MUSCULAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Musculação, do curso de Educação Física do Centro Universitário de Patos de Minas, sob orientação do Professor Gilson Caixeta Borges.

PATOS DE MINAS, MARÇO DE 2015.

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA APLICADAS À MUSCULAÇÃO

Valor 15 pontos

OBJETIVO GERAL

Analisar os aspectos cinesiológicos e biomecânicos dos exercícios de musculação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os movimentos das articulações durante a execução dos exercícios de musculação;
  • Identificar as cadeias musculares sinérgicas que movimentam as alavancas ósseas nos exercícios;
  • Identificar os grupos musculares que estabilizam os segmentos ósseos ou região corporal para a execução do movimento;
  • Identificar e refletir sobre as ações de músculos uniarticulares e biarticulares nos diversos exercícios;
  • Identificar os pontos de origem e de inserção dos músculos agonistas dos movimentos nos exercícios;
  • Identificar as insuficiências ativas e passivas das cadeias sinérgicas (se há insuficiência passiva, analisar as consequências)

ATIVIDADES

Descreva os movimentos nas articulações que são executados na fase concêntrica (flexão, extensão, rotação interna e externa, adução, abdução, supinação e pronação), bem como os músculos agonistas (coloque uma figura para identificar) com suas origens e inserção dos seguintes exercícios de musculação:

1 - Supino reto na barra livre

Movimentos: Flexão e extensão de cotovelo.

Músculos: Peitoral maior- origem: Cartilagens costais, no esterno e na clavícula Inserções: nas costelas e esterno formam a cabeça esternocostal. Na clavícula forma a cabeça clavicular. A inserção distal se dá no lábio lateral do sulco intertubecular do úmero.

Tríceps- Cabeça longa: insere-se no tubérculo infragleinodal da escapula; cabeça lateral: insere-se na face posterior do úmero, acima do sulco do nervo radial; cabeça medial: insere-se na face posterior do úmero, abaixo do sulco do nervo radial.

Deltoides anteriores- Origem: espinha da escapula, acrômio e terço lateral da clavícula Inserção: tubérculo deltóidea do úmero.

Trapézio- Origem: linha nucal superior protuberância occipital externa, ligamento nucal. Inserção: terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula.

Grupos musculares estabilizadores do tronco:

Musculatura do abdômen e lombar.

Observação – Não deixar os cotovelos ultrapassar o limite do tórax ao descer ate o peito. A coluna lombar deve estar devidamente apoiada ao encosto durante a execução do exercício. O prévio fortalecimento dos músculos do manguito rotador é necessário, para diminuir os riscos de lesão do ombro neste exercício.

[pic 1]

2 - Puxada alta frontal (pulley alto) – pegada pronada

Movimentos: Flexão e extensão de ombros

Flexão e extensão de cotovelo

Adução do ombro

Músculos:

Bíceps braquial- Origem cabeça longa: Tubérculo supragléinoldal; cabeça curta: processo coracóide da escápula.  Inserção: Tuberosidade do rádio e através da aponeurose do bíceps na fáscia do antebraço.

Braquial- origem: 2/3 distais da face anterior do úmero Inserção: tuberosidade da ulna

Redondo maior- Origem: Processos espinhosos da sétima cervical a 5 primeiras torácicas  Inserção: Borda medial da escapula abaixo da espinha.

Grupos musculares estabilizadores do tronco:

Musculatura do abdômen.

Observação: Este exercício também proporciona uma contração isométrica dos extensores da coluna (principalmente com altas sobrecargas) , colaborando para a manutenção da postura desta articulação. Este exercício não envolve todas as fibras da grande dorsal. Por isso, tanto a variação na pegada como outros exercícios devem fazer do programa de fortalecimento deste músculo.

[pic 2]

3 - Remada sentada na polia – pegada neutra

Movimentos:

Flexão do cotovelo;

Abdução de ombros na horizontal (extensão);

Adução e rotação inferior da escápula.

Músculos:

COTOVELO: bíceps braquial (origem – processo coracóide e tubérculo supraglenoidal da escápula; inserção – tuberosidade do rádio); braquiorradial (origem – crista supracondilar lateral do úmero (côndilo lateral do úmero); inserção – processo estiloide lateral do rádio; braquial (origem – metade distal da superfície anterior do úmero; inserção – tuberosidade da ulna)).

OMBRO: Grande dorsal (origem – processos espinhosos das seis últimas vertebras torácicas, fáscia toracolombar e região posterior da crista ilíaca; inserção – sulco intertubercular do úmero); redondo menor (origem - região dorsal da borda lateral da escápula; inserção – tubérculo maior do úmero); deltoide posterior (origem – borda da espinha da escápula; inserção – tuberosidade deltóidea); cabeça longa do tríceps (biarticular) (origem – tubérculo infraglenóide da escápula; inserção – olecrano da ulna).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (613.2 Kb)   docx (452.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com