TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Por:   •  31/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

Disciplina: Lutas

Tarefa: Atividade do Ciclo 2º - Atividade no Portfólio

Nome: Jhony Carlos Costa Rodrigues

RA: 8866140

Tutor: Luis Fernando Correia

Atividade no Portfólio

Objetivo

  • Compreender o significado de Cultura Corporal de Movimento.
  • Ser capaz de analisar e elaborar um texto dissertativo a partir dos conteúdos estudados.

Descrição da atividade

A partir do estudo da Unidade 1 do material didático Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) na disciplina Educação Física no Ensino Básico. 

Texto Dissertativo: Cultura Corporal de Movimento

Essa termologia, Cultura Corporal de Movimento, teve seu inicio meados dos anos 90. Nesse período a Educação física tinha uma perspectiva “exclusiva,” onde seu foco era selecionar grandes talentos do esporte, uma visão erronia sobre a pratica da atividade física, com isso a Cultura corporal do movimento vem romper com esses paradigmas, originando o direito de acesso a todos, colocando a atividade física ao alcance de todos, transformando a atividade física que antes era de exclusão, em uma atividade física inclusiva e com princípios didáticos.

A Cultura Corporal do Movimento, tem um enfoque no ensino, na aprendizagem do movimento, como colocado por Neira e Nunes (2006).

“É o movimento corporal que confere especificidade à Educação Física escolar. Porém, não é qualquer movimento, não é o movimento institucionalizado, reproduzido, estereotipado e acabado. Trata-se do movimento com sentido e significado aferido pelo contexto sócio, histórico, cultural em que é produzido. Falamos de movimento que expressa e representa cultura, do movimento com intenção comunicativa de ideias, sentimento, etc., que se dá no interior de uma manifestação cultural” (NEIRA, NUNES, 2006, p.218 apud GRAMORELLI, 2008, p. 2).

Dentro desse contexto, o corpo humano possui história, fazendo com que esse corpo se modifique constantemente, criando diversos significados através de experiências que correm no dia a dia.

 A apropriação através das diferentes expressões da cultura de movimento, como a dança, jogos, lutas, ginastica e muitos outros, promove a evolução dos educandos, melhoria da autoestima, melhoria da capacidade de expressão e comunicação. A cultura corporal de Movimento, incorporada a qualidade de vida, traz benefícios para os alunos como desenvolvimento humano, domínio da coordenação motora geral, equilíbrio, noções de tempo e espaço e consciência corporal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (388.6 Kb)   docx (260.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com