TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  5/5/2020  •  Monografia  •  2.735 Palavras (11 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA – DMAT

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

[pic 1]

PROJETO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO - TGR0002

Centro de Ciências Tecnológicas

Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática

Grupo de Pesquisa: PEMSA

Linha de Pesquisa: Ensino Superior e Formação Docente

Título do Projeto: Fatorações matriciais e aplicações

Início

Fevereiro

2018

Término

Julho

2018

Acadêmico: Kemeli Müller Ristau

Telefone: (47) 3465-2393 / (47) 98817-4424

Endereço Eletrônico: kemellyh.fire@hotmail.com

Professor Orientador: Rogério de Águiar

Telefone: (47) 99968-6208

Endereço Eletrônico: rogerville2001@gmail.com

Grande Área de Conhecimento: Ciências Humanas: 7.08.00.00-6 Educação

1. Resumo do Projeto:

O presente projeto tem por finalidade apresentar as fatorações matriciais e suas fundamentações teóricas. Tendo início com uma breve contextualização do tema para facilitar a compreensão do leitor a respeito de tópicos que serão fundamentais para a construção das diferentes formas de fatorações matriciais, partimos para os tópicos referentes aos modelos que serão explanados: Sistemas Triangulares, Diagonalização, Fatoração Cholesky, Fatorações LU, LDL, LDMT, LDU, QR, QR Condensada, Espectral, Decomposição a Valores Singulares, Forma de Jordan. Após o desenvolvimento das fatorações, apresentaremos algumas aplicações na resolução de problemas envolvendo sistemas lineares.  Também no decorrer do trabalho serão abordados os métodos de ortogonalização de Gram-Schmidt, Gram-Schmidt Modificado, as transformações de Householder, Givens, entre outros necessários a obtenção de certas fatorações matriciais. Como uma importante aplicação de fatoração matricial será estudado o Problema de Mínimos Quadrados.

2. Formulação do Problema:

Existem diversas fatorações matriciais que são úteis para determinadas classes de problemas que podem facilitar, dependendo do método utilizado, a análise de estabilidade de sistemas dinâmicos. Geralmente estas fatorações são utilizadas para simplificar a análise de sistemas, aperfeiçoar algoritmos computacionais ou para programar de maneira mais eficiente os algoritmos numéricos que envolvem operações com matrizes e vetores.

Em muitas aplicações práticas, onde se faz necessário o uso de cálculos matriciais, como no caso das resoluções de sistemas de equações diferenciais lineares, vale mais a pena realizar a conversão desses problemas em problemas mais fáceis por meio de uma fatoração matricial conveniente. Além disto, matrizes de dados representando alguma observação numérica são geralmente de grande dimensão e de difícil análise e, portanto, a fatoração destas matrizes em formas canônicas pode revelar suas características e estruturas inerentes, ajudando na interpretação de seus significados de maneira mais rápida.

Quando resolvemos um sistema de equação linear, raramente resolvemos o sistema que pretendemos resolver, em vez disso resolvemos um que o aproxima. Em um sistema , os coeficientes em  e  serão tipicamente conhecidos por algumas medições e, portanto, estarão sujeitos a erros de medição.[pic 2][pic 3][pic 4]

Assim, quando resolvemos um sistema linear , oriundo de uma aplicação prática a matriz  e o vetor  com o qual trabalhamos são ligeiramente diferentes dos verdadeiros  e . Aproximações adicionais são feitas quando os números são inseridos em um computador, pois as entradas reais ou complexas de  e  devem ser aproximadas por números com uma quantidade finita de algarismos na aritmética de ponto flutuante do computador. Porém, quando mudamos o sistema isso causa uma mudança na solução, podendo ela ser aceitável ou inaceitável. Em vista da ampla gama de aplicações das fatorações matriciais e dos tipos de fatorações existentes surge a questão da pesquisa: Quais as fatorações matriciais mais utilizadas nas áreas de engenharia e computação? [pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]

3. Objetivos

Geral:

Estudar as diferentes fatorações matriciais bem como algumas de suas aplicações.

Específicos:

  • Resolver um problema de mínimos quadrados;
  • Resolver alguns sistemas lineares utilizando fatorações matriciais;
  • Explorar algumas aplicações de fatoração matricial.

4. Metodologia a ser utilizada:

A metodologia deste trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica, que segundo Gil (2008) é elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos, de periódicos, e atualmente, material disponibilizado na internet. Utilizamos como bibliografia básica os livros: Álgebra Linear com Aplicações de Steven J. Leon (1943), Álgebra Linear de Elon Lages Lima (2008) e Fundamentals of Matrix Computations de David S. Watkins (2002). Para a seção de conteúdos preliminares utilizaremos como base o livro A Forma Canônica de Jordan de Jessica Neckel Cavalheiro (2015). Para a parte de aplicações serão efetuadas consultas na internet e utilizados os livros Álgebra Linear e Suas Aplicações de Gilbert Strang (2009) e Álgebra Linear com Aplicações de Steven J. Leon (1943) como base para as principais aplicações que são apresentadas no trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com