TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE

Por:   •  21/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO

CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM ENFERMAGEM

CUIDADO INTEGRAL EM SAÚDE I

2020

PROFESSORA: Luciana Barizon Luchesi

ALUNA: Stephany Thumlert nUSP:9008001

PROPOSTA DE TRABALHO: Resumo do Capitulo 3 do livro “O que é o SUS? ”

A busca pela redemocratização do pais durante o fim da ditadura militar coloca a saúde sendo uma questão ideológica, onde qualquer cidadão teria seu direito assegurado, de frente a interesses políticos pela privatização. O movimento da reforma sanitária após muitas lutas e esforços tem como conquista a saúde como direito, após a Constituição da República de 1988 a Saúde passou a ser reconhecida como direito social, que garante em seus artigos acesso universal e igualitário as ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde dos cidadãos.

Promoção: fomentar, cultivar e estimular a saúde e qualidade de vida das pessoas e das comunidades.

Proteção: reduzir ou eliminar risco de contagio, criar medidas para diminuição na transmissão de doenças, controlar a qualidade dos alimentos e agua, assim como medicamentos e equipamentos médicos.

Recuperação: diagnosticar precocemente doenças, dar tratamento e limitação ao dano da saúde, também garantir assistência ambulatorial e domiciliar.

O acesso universal garante a todos, sem nenhuma discriminação, que sua saúde seja um cuidado do estado e um direito de todo cidadão. O acesso igualitário coloca em sua linha de frente a equidade, onde a saúde é levada de acordo com a necessidade de cada um, não importa os meios necessários haverá garantia que todos tenham esse acesso. Permitindo então desenvolver uma atenção integral à saúde, assim ações e serviços de saúde são de relevância pública.

Liberando a iniciativa privada de assistir a saúde, a constituição abre uma ambiguidade, pois a saúde é um direito ou uma moeda da iniciativa privada? Porem naquele momento da história, seria o melhor resultado possível da criação do SUS.

O SUS é uma rede organizada onde não há um único proprietário, os donos dos serviços de saúde são os estados e municípios, também a união, distribuindo assim por regiões os postos e estabelecimentos para campanhas de saúde, assim beneficiando as regiões e dando maior autonomia para a regionalização da saúde, um dos princípios de organização. Assim dada região organiza seus serviços e campanhas de saúde para que toda população tenha acesso a todos os tipos de atendimentos. O sus se adequa as diversidades de um pais tão grande como o brasil, com realidades sociais, econômicas e sanitárias diferentes em cada região, estado, município ou bairro. Além da integralidade, o SUS prioriza as ações preventivas, evitando o adoecimento das pessoas, assim como acidentes ou contaminações que possam vir a causar danos à saúde, no entanto não pode prejudicar os serviços assistenciais que devem estar preparados para receber e tratar, eliminando doenças, violências e acidentes. Concluímos então que o SUS é um conjunto de ações e serviços de saúde, composto por uma rede regionalizada, hierarquizada e descentralizada, com integralização e participação da comunidade.

A lei do sus dispõe de todas as condições para o funcionamento do sistema de saúde, organização e regulamentação dos serviços de saúde prestados por pessoas naturais ou jurídicas, não se limitando ao sistema público, tendo então explicitado a saúde como direito fundamental do ser humano e esse direito sendo regulamentado em suas ações de saúde. Destaca-se na lei os determinantes e condicionantes da saúde, como alimentação, saneamento básico, trabalho, meio ambiente e etc.. tais determinantes são vinculados as condições de vida e para elevar o nível da saúde deve-se interferir na estrutura política e econômica do pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com