TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderneta Saúde Adolescente ( Menina )

Por:   •  14/11/2017  •  Abstract  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Caderneta Saúde Adolescente ( Menina )

O documento se inicia pedindo alguns dados do adolescente, tais como: nome, rg, cpf, foto 3x4, entre outras. Este segue com pequenas informações de auxilio inicial e orientações. Há depois uma breve orientação e atenção para os direitos da criança e do adolescente, onde é apresentado o ECA.

DICAS PARA FICAR BEM COM A SAÚDE: São colocadas dicas em uma espécie de lista, onde é estimulada a boa alimentação, bom consumo de água, a prática constante de exercícios e demais prevenções que devemos tomar socialmente.

SAÚDE BUCAL: É dado um breve significado sobre oque é a Cárie e oque ela é capaz de fazer. Logo após é dado um passo a passo da melhor maneira para se limpar bem os dentes, e se prevenir das bactérias. Há também um quadro de anotações e informações na qual o dentista pode prescrever.

VACINAS: Colocadas como algo importante, é dito que os adolescentes devem sempre estar em dia com sua carteira de vacinação, pois estas os mantém saudáveis e prevenidos contra doenças.

MUDANÇAS NO CORPO: É completamente normal sentir o corpo “diferente”, pois o período de adolescência é realmente um período de mudança não só física, porém emocional e social. Sendo então normal ocorrer o “estirão” , que é nada mais que o aumento da altura, fazendo parte da chamada puberdade. Na puberdade o adolescente passa por vários estímulos hormonais, onde se inicia o surgimento dos seios e pelos nas genitálias e axilas. Há um aumento nos quadris e a cintura se afina. Também na adolescência ocorre a primeira menstruação, um momento que marca a vida de uma menina.

Com o aumento dos hormônios e oleosidade da pele é normal a aparição de espinhas, é dada a orientação de nunca as espreme-las e sim lavar sempre bem o rosto com sabonete esfoliante. Caso o problema incomodar é receitada a ida a um serviço de saúde para começar um tratamento.

PUBERDADE: É explicado que cada adolescente se desenvolve no seu próprio tempo, ocorrendo assim diferenças entre um e outro. São extremamente importantes as idas ao profissional de saúde para acompanhar seu crescimento e desenvolvimento. ( São mostradas figuras que classificam os estágios passados na puberdade ou maturação sexual feminina ).

MENSTRUAÇÃO: Orientações e informações sobre a menstruação feminina, sendo dito que nos primeiros 2 anos é algo normal que os ciclos menstruais sejam irregulares, variando na quantidade do sangramento e na duração.

SEXUALIDADE: Sendo explicado como algo que desenvolvemos desde o nascimento e algo que faz parte da nossa vida. Na qual é muito mais do que sexo, é também algo que desenvolve desejos e praticas satisfatórias, aumentando a afetividade e o sentimento. É abraçar, beijar carinhosamente outras pessoas, e no período adolescente se inicia o interesse pelas relações afetivas e sexuais, sendo então extremamente normal que os adolescentes manipulem o próprio corpo (masturbação) em busca de prazer.

GRAVIDEZ: Mostra orientações no caso de uma gravidez, sendo necessários muito apoio e cuidados especiais, pois se passam na cabeça muitas coisas. É assegurado o direito ao atendimento pré e pós-natal durante a gravidez, garantindo a sáude da mãe e do bebê.

PROTEÇÃO: São feitas várias indicações para o uso de preservativos na hora da relação sexual, para a prevenção de DST’s ou gravidez. São receitadas outras opições para a prevenção como pílulas, injeções o DIU e etc. ( É mostrada uma ilustração de como usar uma camisinha masculina e logos após é listado alguns tópicos para usar a camisinha feminina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (947.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com