TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo Claretiano Lutas

Por:   •  1/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

LICENCIATURA

Disciplina: LUTAS    

Tarefa: ATIVIDADE CICLO 2

Nome: MATHEUS SOUSA BARBOSA

RA: 8126976

Turma: DGEF1802TGTA0O

Parecer do Tutor:

Copie o enunciado da tarefa descrita no PEGE: A partir do estudo da Unidade 1 da obra Lutas, elabore um texto dissertativo com, no máximo, 30 linhas, sobre o significado do conceito de Cultura Corporal de Movimento, apresentando suas principais características, assim como, argumentos que demonstram a importância da utilização de seus elementos (dança, jogos, lutas, esportes e ginásticas) no Ensino Básico e justifique seus argumentos. Todos os seus argumentos devem estar pautados no estudo do material didático citado ou em outros textos da área acadêmica (livros e artigos científicos) desde que, devidamente citados, ao longo do texto e com suas referências completas ao final do trabalho.

O conceito de cultura corporal está relacionado numa compreensão histórica do termo cultura, entendida como um produto da vida e da atividade do homem, um fenômeno do entendimento da Educação Física como: uma prática que no ambiente escolar se utiliza de matérias expressivas. Essas práticas na escola são trabalhadas em forma de lutas, jogos e brincadeiras, ginástica, esportes e outras. Mas o termo não é um consenso entre os autores, que dão significados diferentes para termos análogos como, por exemplo, cultura de movimento, cultura corporal do movimento, cultura física e cultura motora.

 A Educação Física escolar, que tem como objeto a reflexão sobre a cultura corporal, almeja a conscientização e o direcionamento das classes populares para a legitimação de seus interesses, desenvolvendo uma reflexão pedagógica sobre valores importantes na sociedade como solidariedade, Cooperação, distribuição e sobretudo enfatizando a liberdade de expressão dos movimentos. (COLETIVO DE AUTORES, 1992)

A reflexão sobre a cultura corporal tem como objetivo substituir ou reeducar a educação física sobre o conceito de aptidão física aplicado na escola, mas não fazendo uma substituição total de seus conceitos como se estivessem totalmente errados e sim admitindo outros métodos de trabalho na área escolar, para que se tenha uma formação completa.

 O professor deve estimular seus alunos a realizarem as práticas corporais de modo que entendam não ser uma atividade puramente física, mas de maneira reflexiva e consciente, possibilitando a ascensão ou transformação social de quem pratica. O implemento dos conteúdos da cultura corporal nas aulas de educação física pelos professores é capaz de gerar diversos benefícios para a disciplina, que passa a não ser vista mais como matéria essencialmente prática, e para os alunos que desenvolvem suas potencialidades nos âmbitos: físico, motor, cognitivo, e passam a usufruir da disciplina em sua totalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (372.1 Kb)   docx (556.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com