TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo 2 - Comunicação e Linguagem - Claretiano

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

CLARETIANO

Disciplina Comunicação e Linguagem

Curso de ARTES VISUAIS

RESUMO

Avaliação desenvolvida na disciplina Comunicação e Linguagem sob a orientação da profª. Drª. Amanda Raiz, para obtenção de nota parcial.

RIO CLARO

2020

De acordo com Costa Val (1991), texto pode ser definido como uma “ocorrência linguística falada ou escrita”, que apresenta uma unidade sociocomunicativa, semântica e formal. O texto é a nossa linguagem usual e, para que essa comunicação entre os interlocutores aconteça, vários fatores pragmáticos atuam na construção de seu sentido e possibilitam o reconhecimento como um emprego normal da língua.  

No entanto, para que um texto seja considerado texto e não apenas uma sequência de frases, a autora (1991) aponta um conjunto de características que lhe conferem essa textualidade. Portanto, textualidade são os fatores que fazem de um discurso qualquer, um texto com significado para o produtor e para o receptor.  

Segundo Beaugrande e Dressler (1983 apud COSTA VAL, 1991), são sete os fatores de textualidade. Dentre eles, a coerência e a coesão são os fatores que se relacionam com o material conceitual e linguístico do texto, e os outros cinco (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade) tem a ver com os fatores pragmáticos envolvidos no processo sociocomunicativo. Os fatores de textualidade estão apresentados a seguir:

  1. Coerência: o fator fundamental da textualidade, é a responsável pelo sentido do texto. Envolve, além dos fatores lógicos e semânticos, a partilha de conhecimentos entre os interlocutores.  
  2. Coesão: é o responsável pela unidade formal do texto. É a maneira como os conceitos e relações subjacentes são expressas na superfície textual, sendo construídas por elementos gramaticais e lexicais.  
  3. Intencionalidade: é relativo aos objetivos do autor no texto, à intenção do mesmo de construir um discurso coerente e coeso para que sua mensagem seja transmitida ao receptor corretamente.
  4. Aceitabilidade: é o que diz respeito a aceitação do leitor. O leitor, quando reconhece os elementos primordiais que fazem do texto uma comunicação coerente, coesa, útil e relevante, consegue extrair o que é necessário, atingindo as intenções do autor.
  5. Situacionalidade: trata-se dos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. Adequação do texto quanto à situação comunicativa.
  6. Informatividade: demonstra que o interesse do recebedor pelo texto vai depender do grau de informação que o mesmo possui.
  7. Intertextualidade: é quando um texto faz alusão a outro. Quem faz a utilização do texto depende do conhecimento de um outro texto.

Referência bibliográfica

COSTA VAL, M. G. Redação e textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Disponível em:  http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17692/material/TEXTO_E_TEXTUALIDADE%20Costa%20Val.pdf. p. 1-5.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com