TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Ciclo Ginastica Claretiano

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

ANDRÉ JORGE TOZETTO DOS SANTOS FILHO - 8163361

PORTIFÓLIO CICLO 03

Atividade de Portfólio da Disciplina de Ginásticas, Atividades Rítmicas e Expressivas professora MS.  Marciana Roberta de Oliveira.

 

BATATAIS

2022


A Educação Física tem uma área de atuação ampla, dentre ela se destacam as atividades rítmicas e expressivas e as ginásticas em geral.

As atividades rítmicas e expressivas o que fazem parte da cultura corporal de movimento e tem como objetivo desenvolver a criatividade, o ritmo, expressividade corporal, a coordenação motora e socialização. Além de manter viva as manifestações do folclore brasileiro de cada região.

 Este conteúdo pode ser trabalhado na Educação Física Escolar incluindo toda a Educação Básica, focando nas danças, cirandas, manifestações rítmicas e expressivas da cultura popular. O professor trabalhará os conceitos básicos como fatores do movimento, ritmo, criatividade e os elementos estéticos.  E propiciar aos seus alunos o conhecimento das manifestações culturais em vários contextos e épocas, o folclore brasileiro, os diferentes estilos de danças.  

Nas aulas, o professor deve primeiro conhecer seus alunos e analisar as experiências de cada um na esfera da dança. Em seguida, ele deve utilizar os fatores de movimento – espaço, tempo, peso e fluência com auxílio de dinâmicas que façam os alunos explorarem seus movimentos do corpo expressando seus sentimentos e emoções.

O ritmo pode ser trabalhado com dinâmicas de métricas e brincadeiras cantadas.  O professor pode explorar os gestos e técnicas com mímicas, teatros em grupo ou individuais e desenvolver trabalhos que levem os alunos a improvisar e usar a criatividade.  Atividades em grupo são trabalhadas para que os alunos desenvolvam o espírito de trabalho em equipe e consigam perceber as emoções do outro assim como as suas.

E por fim, o desenvolvimento da coreografia momento que o aluno colocará em prática tudo que aprendeu. É importante que o professor deixe que o aluno tenha autonomia nessa parte para que ele aprenda na tomada de decisões e nos caminhos a serem seguidos. O objetivo do professor aqui será de mediador das ideias dos alunos.

        Outra área de atuação da Educação Física que foi citada é a ginástica. O profissional pode trabalhar em academias na parte da musculação, ou seja, desenvolvendo treinos específicos de acordo com o objetivo do indivíduo trabalhando com o condicionamento físico. Ou em aulas coletivas que tais como fitdance, zumba, funcional.

        Na área da reabilitação o profissional de Educação Física trabalhará com exercícios que tem como objetivo recuperar a amplitude de movimento, fortalecer os músculos e diminuir a dor. Ele pode trabalhar em hospitais e clínicas especializadas.

        Quando se fala em Lazer e recreação, muitos hotéis, clubes e cruzeiros contratam os professores de Educação Física para desenvolver atividades físicas lúdicas a partir de coreografias, dinâmicas e gincanas.

        Os educadores físicos podem ser contratados por empresas para desenvolver a ginástica laboral visando o bem-estar de seus funcionários. O profissional deve estudar o tipo de trabalho desenvolvido na empresa e criar uma série de exercícios e alongamentos que serão aplicados a fim de evitar lesões nos funcionários devido ao tipo de atividade que desempenham na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com