TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesiologia

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  910 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade

1)Selecione duas modalidades esportivas.

2)  Selecione um gesto desportivo para cada modalidade (plo: chute no futebol, arremesso no basquete etc.).

3) Descreva cada gesto desportivo selecionado, considerando: articulações envolvidas, planos e eixos dos movimentos executados, músculos envolvidos com os movimentos e risco de lesões em cada movimento

Braçada, Nado Craw

Temos como gesto desportivo a braçada no nado craw, assim a posição anatômica, o corpo é referenciado de acordo com três planos mutuamente ortogonais. O plano sagital dividi o corpo simetricamente em partes, as ações articulares ocorrem em torno de um eixo horizontal ou transversal e incluem os movimentos  de flexão e extensão. O plano coronal ou frontal dividi o corpo em partes anterior e posterior. As ações articulares ocorrem em torno de um eixo antero posterior ( AP) e incluem a abdção e adução. O plano transversal ou horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal). As ações articulares em torno de um eixo longitudinal ou vertical e incluem a rotação medial/lateral e pronação/supinação. O risco de lesão é alto se não ocorrer um fortalecimento do deltoide, grande dorsal, bíceps braquial e etc. O movimento repetitivo faz com que ocorra um desgaste na articulação úmero  e escapula ocorrendo um alto nível de lesões.

Saltos, Basquete

A articulação gínglimo ou articulação em dobradiça (entre o fêmur e a tíbia) e plana (entre o fêmur e a patela), os movimentos de flexão e de extensão no plano mediano em torno do eixo lateral, e estes são acompanhados de rotações, ou seja, na extensão, temos uma rotação lateral da tíbia, e, na flexão, uma rotação medial desta; esses movimentos ocorrem no plano horizontal em torno do eixo longitudinal.

Músculo  tensor da fáscia lata, Músculo sartório, Músculo quadríceps femoral, algumas lesões de ligamentos e nos meniscos são as mais comuns em atividades desportivas e estão relacionadas ao movimento que ocorre no momento da lesão, ou seja, um esforço em algo pode lesar algum ligamento LCM e, o LCA, assim como as forças de hiperextensão podem causar danos ao LCA e ao LCP. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com