TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinesiologia

Por:   •  12/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  842 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE CINESIOLOGIA

BRUNA LUMENA M. PIRES

CENTRO UNIVERSITÁ CLARETIANO

2015

TRABALHO DE CINESIOLOGIA

Trabalho apresentado a Disciplina de ........................................... , Docente Especialista Silas C. Teixeira, no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

2015

Atividade

Descrição da atividade

Com base nos estudos das Unidades 1 e 2, que trataram dos principais conceitos em Anatomia, e do aparelho locomotor, responda as questões a seguir. Depois, envie-as ao Portfólio, intitulando o exercício de Atividade de Cinesiologia.

  1. Qual é a diferença entre Cinemática e Cinética?

      Cinética estuda força em movimento e a Cinemática estuda o movimento sem se preocupar com as forças.

  1. O que é Cadeia Cinemática Articular?

Cadeia cinemática articular é uma cadeia muscular é um grupo de musculo mono ou bi articulares motores da cadeia articular. (DUFOUR; M. et al., 1989)

  1. O que é Cadeia Cinemática Muscular?

Cadeia cinemática muscular é o mesmo que cadeia cinemática articular, mas com nomes diferentes.

  1. O que é um movimento realizado em cadeia aberta? E o realizado em cadeia fechada?

Na cadeia fechada os movimentos realizados são todos os segmentos que se movem e são mais utilizados. E na cadeia aberta o movimentos realizados não são todos os segmentos que se movem e eles podem ser menos utilizados por menos articulações em movimentos.

  1. Como definir força? O que é o torque?

O torque é um movimento de rotação criado por uma força enquanto o movimento se relaciona com a ação de flexão de uma força. Força é um agente que produz ou tende a produzir uma mudança no estado de repouso ou de movimento de um objeto. (ENOKA, 2013)

  1. Quais são as três alavancas existentes?

As três alavancas existentes são: Primeira classe: alavanca de equilíbrio; Segunda classe: alavanca de força e Terceira classe: alavanca de velocidade e amplitude de movimento.

  1. Em relação ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do ombro, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular da cintura escapular? Quais são os motores principais dos movimentos do ombro, levando-se em conta as articulações da cintura escapular?

A articulação do ombro é classificada como a articulação com maior mobilidade. Os tipos de articulações são sinovial, triaxial e esferoide. As articulações da cintura escapular são glonoumeral, subacromial, escapulo torácica, acromioclavicular e esternoclavicular.

  1. Quanto ao grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do cotovelo, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular do cotovelo? Quais são os motores principais dos movimentos do cotovelo?

A articulação do cotovelo é uma articulação fundamental para complementar a mobilidade do membro superior. Seus tipos de articulações são sinovial, monoaxial, do tipo gínglimo. As articulações do complexo articular são articulação umeroulnar, articulação umerorradial e articulçao radioulnar proximal. Os motores principais são flexão, extensão, pronação e supinação.

  1. De acordo com o grau de mobilidade, como pode ser classificada a articulação do punho, e qual é o tipo dessa articulação? Quais são as articulações que compõem o complexo articular do punho? Quais são os motores principais dos movimentos do punho?

A articulçao do punho é classificada nas extremidades distais do radio e do disco articular. Os Tipos de articulações são sinovial, biaxial, do tipo condilar ou elipsoide. As articulçaoes do complexo articular são capsula articular, ligamentos radiocarpal palmar, radio carpal dorsal, colateral ulnar do carpo, colateral radial do carpo, ulnocarpal palmar e o dorsal. Seus movimentos são de flexão com amplitude de 90º, extensão com amplitude de 45º, desvio radial com amplitude de 15ª, desvio ulnar com amplitude de 45º e cincundução.

  1. Quais são as articulações que compõem as mãos? Quais são os motores principais dos movimentos dos dedos extrínsecos das mãos? Quais são os músculos intrínsecos das mãos e as suas ações?

Os cinco metacarpos são ossos cilíndricos curtos, que se articulam com os ossos do carpo, proximamente, e com as falanges, distalmente. Os motores principais dos dedos extrinsecos são extensor comum dos dedos; extensor próprio do indicador, extensor do dedo mínimo, flexor superficial dos dedos e flexor profundo dos dedos.  Os músculos intrínsecos das mãos são interosseos dorsais, interosseos palmares, lumbricais e oponente do dedo mínimo.

REFERENCIA

APOSTILA CLARETIANO 2013 – CINESIOLOGIA

 

ENOKA 2000

SMITH; WEISS; LEHMFUHL,1997

DUFOUR, M. et al., 1989

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com