TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a prática deve ser realizada de acordo com a habilidade do profissional?

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 3

Sabe-se que a prática esportiva na infância e adolescência é realizada há muito tempo, sob muitas tradições, mas muito se avançou no conhecimento científico da área. Assim, é de grande valia que o professor de Educação Física esteja atento às metodologias de ensino do esporte, para não reproduzir práticas que ainda não estejam fundamentadas em metodologias esportivas, sendo disseminadas por ex-atletas ou leigos, prejudicando o aprendizado. Crescimento, talento, desempenho, resultado. São vários termos associados à prática esportiva. Em vista disso, o bom professor de Educação Física deve estar atento aos conceitos que permeiam esses termos. Uma interpretação equivocada pode até inviabilizar o desenvolvimento de um projeto esportivo ou qualquer outra atividade relacionada.

A genética obviamente influencia na prática esportiva. O professor de educação física deve separar sua turma em duas faixa etária, para poder evitar o problema da velocidade do crescimento e maturação. Se o profissional não tiver esse conhecimento poderá desencorajar seus alunos a continuar a prática esportiva. Cuidado, pois podemos observar crianças com velocidade de maturação mais rápidas (precoce) ou com velocidade mais lenta (tardio).

Para que isso não aconteça é necessário utilizarmos o método de Tanner, que consiste em identificar o estágio de desenvolvimento de caracteres sexuais secundários através de imagens do tamanho do pênis, pelos pubianos e seios. Em linhas gerais, a criança se auto-avalia e indica em que estágio se encontra. Feito isso, o professor pode optar por organizar suas aulas, tendo como referência a idade biológica. Esse cenário é comum e exigirá do professor adaptação das aulas e treinos para que estimule adequadamente ambos os perfis.

Teremos que disponibilizar diferentes opções de estímulos, fortes e fracos, atividades mais ou menos complexas, para que todos os alunos percebam seu corpo sendo estimulado de acordo com seu estágio maturacional. Além disso, ninguém deve ser excluído de uma atividade por um desempenho abaixo do esperado para a faixa etária. A maturação, nesse caso, pode ser tardia e, às vezes, apenas mais um ano de trabalho o resultado pode ser bem diferente.

O exercício bem prescrito não vai prejudicar o crescimento, nem tampouco fazer com que a criança seja “mais“ alta. O exercício regular e nutrição adequada contribuirão para que essa criança atinja seu potencial de crescimento direcionado geneticamente.

Somos eminentemente professores em qualquer âmbito: na escola, na academia, no clube. Isso significa que, na prática profissional em Educação Física, sempre existe uma relação de ensino e aprendizagem, de educador e educando, baseada nas concepções de homem e de sociedade que se pretende desenvolver. Assim, futuro professor de Educação Física. de fato, ainda é pouco conhecido o papel do esporte na formação do cidadão. Em um primeiro momento, sempre nos vem à mente a ideia do esporte como formador do repertório motor, da percepção especial, das capacidades físicas ou da noção de jogo. No entanto, concepções atuais do esporte, endossadas por órgãos internacionais como a UNESCO e a ONU, reconhecem o papel do esporte na formação do cidadão, para além do desenvolvimento físico e motor. Desse modo, é que precisamos nos debruçar nos conhecimentos da Educação, Pedagogia, Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com