TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Componentes do sangue e sua importância.

Por:   •  7/11/2019  •  Seminário  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Como componentes do sangue, temos o Plasma, os Eritrócitos, os Leucócitos e Plaquetas.

Plasma – É a porção liquida do sangue dentro da qual os elementos celulares estão suspensos, esses elementos são os eritrócitos (hemácias), leucócitos e as plaquetas. O plasma é composto por cerca de 90 a 91% de água e por 9 a 10% de substâncias orgânicas e inorgânicas. O plasma tem como função transportar elementos e substancias dissolvidas, como nutrientes e medicamentos.

Eritrócitos – São as células mais abundantes, tendo como função principal facilitar o transporte de oxigênio dos pulmões as células e o transporte do dióxido de carbono das células aos pulmões. Os eritrócitos maduros dos mamíferos são discos bicôncavos e anucleados, são como sacos membranosos preenchidos com enzimas e hemoglobina. Os eritrócitos vivem na circulação em torno de 120 dias, sendo que os mais velhos podem se romper quando tentam comprimir-se através dos capilares ou sendo engolfados por macrófagos lixeiros quando passam pelo baço. A hemoglobina desempenha um papel critico para o transporte de oxigênio, se o conteúdo de hemoglobina é baixo (anemia) o sangue pode não transportar oxigênio suficiente para os tecidos, isso justifica porque pessoas com anemia sentem-se cansadas e fracas, especialmente durante o exercício.

Leucócitos - São as células principais responsáveis pela resposta imunitária (interceptam e fagocitam bactérias, patógenos e outros microrganismos que invadem o organismo), às células brancas do sangue, em sua maioria são muito maiores que os eritrócitos e bem menos numerosos, a maior parte deles circula no sangue, mas geralmente deixam os capilares e atuam fora dos vasos, alguns sobrevivem por meses já outros por dias ou horas. Podem ser distinguidos em tecidos corados, pela forma e tamanho do núcleo, pelas características e coloração do citoplasma, por inclusões citoplasmáticas e pela regularidade das bordas das células.

Os leucócitos são divididos em seis tipos básicos: Eosinófilos, basófilos, no sangue e os mastócitos relacionados nos tecidos, neutrófilos, monócitos e seus derivados macrófagos, linfócitos e seus derivados plasmócitos e células dendríticas.

Plaquetas - São fragmentos de células produzidas na medula óssea a partir dos megacariócitos, suas bordas externas dos megacariócitos se estendem através do endotélio para dentro do lúmen dos seios sanguíneos da medula, onde as extensões citoplasmáticas se fragmentam formando as plaquetas, as mesmas são menores que os eritrócitos, sem cor e anucleadas. Em seu citoplasma há mitocôndrias REL e muitos grânulos cheios de proteínas da coagulação e citocinas. As plaquetas estão sempre presentes no sangue, mas não ativadas, a menos que algum dano ocorra nas paredes do sistema circulatório.

Sua função é criar um tampão plaquetário selando a parede do vaso, em caso de lesão ou ruptura endotelial.

O fluxo sanguíneo é distribuído de acordo com a demanda metabólica do organismo, durante o exercício físico a demanda de oxigênio vai aumentando progressivamente de acordo com a intensidade. Em exercícios leves já podemos perceber uma maior redistribuição de sangue para os músculos ativos e diminuição para as demais regiões do corpo. Porém no exercício

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (33.2 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com