TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Atividades Fisícas

Por:   •  16/9/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

Alguns conceitos; Jogos, brincadeira e brinquedos

As atividades lúdicas cada vez mais tem sido utilizadas ´por profissionais que se dedicam ao trabalho com crianças.

Neste trabalho, nossa proposta é mostrar a atividade lúdica como m recurso didático, que pode ser utilizado pelo o educador como uma ferramenta a fim e contribuir para o enriquecimento de sua pratica pedagógica, tornando o processo de aprender mais atrativo, motivante e significativo para a criança.

A presença da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem é de fundamental importância, podemos dizer que ela envolve o universo da brincadeira, do jogo, do brinquedo e da própria atividade lúdica.

Embora os significados dados aos termos jogo, brinquedo e brincadeira se justaponham, existem diferença, caracterizando-os a partir do seu uso, da ação contida em cada um e do comportamento que eles suscitam.

Oliveira, citado por Carvalho, ao fazer a caracterização do brinquedo, esse mesmo autor faz uma distinção entre brinquedo, brincadeira e jogo, julgando que quando falamos de brinquedo, estamos dando conotação de objeto com um sentido de gratuidade, de adesão descomprometida e com a finalidade de distorção. A expressões brincadeira e jogo implicam ação coletiva que sugere destreza, desejo de vencer e de disputa.

Para Friedmann (1996) e Volpato (1999), citado por Almeida e Shigunow ; a brincadeira refere-se o comportamento espontaneo ao realizar uma atividade das mais diversas. O jogo é uma brincadeira q envolve certas regras, estipuladas pelos os próprios participantes. O brinquedos é identificado como o objeto de brincadeira. A atividade lúdica compreende todos os conceitos anteriores.

Kishimoto, citado por Carvalho, faz uma diferenciação entre esses termos, propondo que o brinquedo deve ser entendido como objeto, suporte de brincadeira, brincadeira como a discrição de uma conduta estruturada, com regras e jogo infantil para designar tanto o objeto e as regras do jogo da criança (brinquedo e brincadeiras).

Mas por que para a criança é importante brincar?

O ato de brincar desempenha um papel importante na infância, pois é brincando que a criança aprende e se desenvolve, experimenta e interage, relacionando aquilo que vivencia com o que observa a sua voltar, estabelecendo as relações necessários para a aquisição do conhecimento.

As brincadeiras e os jogos ocupam o papel principal nessa vivência, pois fazem parte do universo infantil. Os educadores por sua vez, no espaço da sala de aula, devem fazer da ludicidade um dos principais eixos norteadores de sua praticas pedagógica

A importância da vivência lúdica no desenvolvimento da criança

A importância do jogo no universo da criança, tanto no período da educação infantil como nas séries iniciais do ensino fundamental no sentindo que a criança brincam grande parte de seu tempo e também porque o jogo constitui um dos recursos de ensino mais eficiente para a criança adquirir conhecimento sobre a realidade.

No período da educação infantil, há acordo entre os estudiosos quantos ao benefício de se ensinarem conceitos por intermédio de atividades lúdicas, medidas pela linguagem oral e gestual (motora) e por objetos e figuras. Há também consenso quanto ao fato de que a educação infantil e as series iniciais do inicias do ensino fundamental constituem a época por excelência para a aquisição acadêmica posterior.

Freire, em referência ao processo de educação escolar das crianças principalmente nas séries iniciais, afirma que se trata de um universo em que os atos motores são indispensáveis para a crianças, tanto na relações.

Freire defende uma educação de corpo inteiro, que, segundo ele, possui três dimensões: a educação da sensibilidades, que se daria pela entrada de estimulo; a educação da motricidade, que se daria e se expressaria pelo movimento; a educação do símbolo, em que seria utilizado o universo da fantasia, o qual faz parte do mundo da criança e está mais próxima dela.

Desse modo, é fundamental que o trabalho pedagógico com o movimento envolva a expressividade e a mobilidade própria das criança. Compreender o caráter lúdico e expressivo das manifestações da motricidade infantil pode ajudar o professor a organizar melhor a sua prática, levando em conta as necessidades das crianças.

Para Aguiar, é no período da educação infantil e das séries iniciais d ensino fundamental, por meio da brincadeira e da fantasia, que a criança adquire a maior parte de seus repertórios cognitivos emocionais e sociais. Atividades lúdica do jogo possibilita à criança vivencia a brincadeira e a fantasia, sendo reconhecida por grandes partes dos educadores como uma ferramenta didática que oferece inúmeros possibilidades pedagógicas.

Características do jogo

Conforme Finck, alguns dos elementos que caracterizam o jogo são a ludicidade, a alegria, o prazer, a competição e a tensão. A competição se faz presente na disputas entre os participantes que tentam superar os desafios obedecendo às regras, mas o prazer, o divertimento e o brincar são predominantes no desenvolvimento do jogo. É dentro desse ambiente que o jogo se processa e que suas regras têm validade.

A competição está presente no jogo na forma de desafio, levando a criança a tentar superar suas próprias dificuldades e servindo também como elemento motivador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com