TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condicionamento físico de jogadores de voleibol recreativo

Por:   •  12/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.771 Palavras (16 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PAULO ANTONIO DE PAULA NUNES

Condicionamento físico de jogadores de voleibol recreativo

CABO FRIO

2015

PAULO ANTONIO DE PAULA NUNES

Condicionamento físico de jogadores de voleibol recreativo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharelado em Educação Física, sob orientação do Professor Carlos Soares Pernambuco.

CABO FRIO

2015

PAULO ANTONIO DE PAULA NUNES

Condicionamento físico de jogadores de voleibol recreativo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Educação Física da Universidade Estácio de Sá, como requisito parcial para a obtenção do Grau de Bacharelado em Educação Física.

Aprovada em: __ / __ / ____

BANCA EXAMINADORA

_____________________________

Prof DR Carlos Soares Pernambuco

Universidade Estácio de Sá

_____________________

Prof DR Rodrigo Vale

Universidade Estácio de Sá

___________________

Prof MS Ricardo Mariano

Universidade Estácio de Sá

 

Dedico este trabalho

à minha mãe pelo incentivo constante.

AGRADECIMENTOS

À minha família, professores e colegas.

Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável – ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.

                        (John F. Kennedy)

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi discorrer sobre

Palavras-chave: Condicionamento Físico. Promoção da Saúde. Voleibol. Voleibol Recreativo.  

SUMÁRIO

pág.

1    INTRODUÇÃO

09

2   METODOLOGIA

15

3   RESULTADOS

19

4   CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

APÊNDICES


INTRODUÇÃO

        A prática regular de atividade física, qualidade de vida e saúde, saúde que não deve ser encarada como algo estático e momentâneo, mas sim, desenvolvida e trabalhada dentro de uma perspectiva contínua onde a educação permanente deve estar inserida e, assim, a prática de esportes pode atuar de forma decisiva na criação de um modelo de educação para a saúde.

        A repetição sistemática de exercícios físicos induz a mudanças orgânicas morfológicas, metabólicas e funcionais, ou seja, aumentam o condicionamento físico, a saúde e a expectativa de vida (JONES et al., 1994 apud ANJOS et al, 2005).

        O movimento, elemento central na comunicação e interação com as outras pessoas e com o meio ambiente, e a aquisição de habilidades motoras, que ocorre ao longo dos anos, é fruto não só das disposições do indivíduo para a ação, mas, principalmente, do contexto físico, social e cultural em que o indivíduo está inserido (PELLEGRINI et al., 2005).

        O padrão de crescimento e comportamento motor humano se modifica no decorrer da vida. E temos que a grande quantidade de influência que os afeta constitui basicamente diferentes teorias científicas, sustentando a evolução de estudos que se caracterizam pelas técnicas de pesquisa e pelos meios utilizados na obtenção de dados, que são elaborados e discutidos, como forma de elucidar os diferentes vieses que perfazem a existência do homem e sua evolução física, orgânica, cognitiva e psicológica. Os conceitos, ilustrações e teorias adicionam ao contexto, a estrutura necessária para que tais estudos possam legitimar-se e oferecer fundamentos fidedignos sobre as hipóteses que pretendem estabelecer e discutir, sendo importante lembrar que o caráter estatístico de nível normal de referência dos testes não engloba o mesmo valor para todas as populações, tendo em conta os aspectos afetivos e sociais (ROSA NETO, 1996).

Para que tenhamos estas informações deve-se lançar mão de meios auxiliares que seria a utilização de testes. É importante destacar que para esta avaliação não são utilizados somente um único teste e sim um conjunto de testes, a fim de examinarmos o ser humano em todas as dimensões do seu desenvolvimento (ROSA NETO, 1996).

A observação do comportamento humano feito através de testes já se constitui prática antiga. Através de estudos realizados por autores clássicos, testes padronizados, que embora antigos, são frequentemente revisados, destacando-se na avaliação física, afetiva, cognitiva e motora dos seres humanos (ROSA NETO, 1996).

        O condicionamento físico é correlacionado com a saúde, dentre esses podendo ser citados como componentes da aptidão física a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular e a flexibilidade, sendo o objetivo de qualquer programa de condicionamento, a manutenção em níveis adequados a aptidão física, que é definida por vários estudiosos, como capacidade para o movimento (MONTEIRO, 1996).

        E no caso do Voleibol, um dos esportes mais populares atualmente do Brasil, é um esporte que conta como vantagens, a melhora do condicionamento físico e a coordenação motora, além de trabalhar agilidade e senso de equipe, exigindo em suas práticas, capacidade cardiorrespiratória, força e flexibilidade que possibilitem os movimentos para a execução de saques e cortadas, recepção e levantamento de bola; resistência geral para a realização repetitiva de movimentos de curta duração em alta intensidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (241.3 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com