TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos de voleibol com seis jogadores

Artigo: Jogos de voleibol com seis jogadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Artigo  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

O voleibol é jogado com seis jogadores.

Na planificação do treinamento, existem vários métodos e propostas, porém a base pode ser exemplificada em dois grupos: periodização do treinamento e os princípios básicos do treinamento. Hernandes (2002) propõe os seguintes princípios básicos do treinamento que devem ser considerados:

a) Especificidade do treinamento - onde o exercício proposto no treinamento é que determina a transferência (negativa ou positiva) ou não da performance;

b) A individualidade biológica - é outro princípio importante, pois cada organismo responde diferentemente em níveis de adaptação e a um estímulo. Justamente por isso, o programa de treinamento deve ser baseado na capacidade de cada um, para que não existam metas inatingíveis ou aconteça uma decepção com a performance.

c) Estímulos – a necessidade de tempos adequados para realizar a supercompensação, devido aos diferentes estilos. Ao mesmo tempo em que ele sofre estímulos, é necessário a regulação da intensidade dos mesmos, pois senão poderá ocorrer a estabilidade da performance e do organismo.

d) Sobrecarga - deve haver diferentes combinações de volume e intensidade, permitindo sempre uma recuperação do organismo. Devidos aos treinamentos e a estes estímulos, podemos perceber que o organismo necessita de recuperação, e que estas diferenças no tempo de recuperação são chamadas de heterocronismo de recuperação.

e) Adaptação - onde existem três fases: fase de alarme, de resistência e de exaustão, nas quais os estímulos podem ser aplicados em quatro situações. Seriam estas: antes da recuperação energética inicial, no momento dessa recuperação energética, no momento em que o organismo realizou a supercompensação e após o organismo ter realizado a última fase.

O treinamento desportivo é uma área que evoluiu significativamente durante a segunda metade do século passado. Segundo Tubino (1987) o profissional que organizava a preparação de atletas e equipes deixou de realizar a planificação a partir de suas experiências pessoais após a introdução de investigações científicas.

Para Matveev (1997 apud HERNANDES, 2002), os microciclos se dividem em: desenvolvimento, preparação, competição e regenerativo. No microciclo de desenvolvimento, podemos ter uma ênfase no desenvolvimento global ou específico; no de preparação, o objetivo é transferir as aptidões desenvolvidas para o desempenho específico; no de competição, o objetivo é programar atividades para os dias que antecedem e após uma competição; e por último, não menos importante o regenerativo que quer recuperar a condição ótima do organismo do indivíduo.

Atualmente, encontramos dois tipos de periodizações que são chamadas de simples e dupla. A periodização simples é apenas um período de competição durante o ano. A periodização dupla tem 2 períodos de competições, porém 5 períodos de treinamento e não 6 como era de se esperar, porque 2 períodos se confundem (transição I com preparatório II), fazendo com que essa periodização somente dê resultados em atletas com alto rendimento, pois nos jovens, em formação pode ocorrer a especialização precoce (WEINECK, 2003).

Para Hernandes (2002), cada mesociclo possui características individuais quanto ao volume, intensidade e duração. Na periodização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com