TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto histórico do lazer no âmbito nacional

Por:   •  30/9/2016  •  Artigo  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

Faculdade Mauricio de Nassau

6º NA

Turno: Noturno

Contexto histórico do lazer no âmbito nacional.

Componentes: Jonathan Ramon

Flávio Ricardo

Najackson silva

Emanoel cleonte

Walter Dário

Bruno Luiz

Resumo: 

O presente estudo irá abranger algumas vertentes sobre o surgimento do lazer em um contexto histórico internacional e no Brasil. Essa pesquisa visa mostras um pouco da história sobre o lazer, o inicio do nosso direito ao ócio, com tudo teremos um breve panorama com objetivo de mostrar as raízes do lazer no Brasil.

Palavras chaves: Lazer, ócio, Brasil.

Introdução:

O lazer surgiu durante a metade do século XX, e no inicio do século XXI, pode-se dizer que é um conjunto de ocupação às quais o individuo pode entregar-se de livre vontade seja para repousar, diverti-se, recrear-se e entreter-se (DUMAZEDIER). No decorrer da história, verifica-se que o lazer também passou a ser tema preocupante na saúde, pois nos tempos modernos, na era em que o mal do século se tornou o “stress”, cuidar da situação salutar (zelando-se pelo bem estar físico, mental e emocional) tornou-se primordial para melhorar a qualidade de vida, a qual está intimamente relacionada à saúde.

Sendo assim, define-se lazer como uma forma do indivíduo utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que goste de fazer, se entregando de livre e espontânea vontade, o que não significa que seja sempre uma mesma atividade. A escolha da atividade pode ser uma entre tantas outras que possa gerar relaxamento, tranquilidade e bem estar para a saúde.

O que sabemos é que o acervo bibliográfico sobre lazer no Brasil era escasso, até a chegada dos grandes estudiosos e também os nossos, sobre o tema no Brasil na década de 70 e artigos sobre o assunto.

Desenvolvimento:  

Definições:

O sociólogo francês DUMAZEDIER (1976), caracterizou lazer como:

 "(. .. ) um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais." (p.94)

GAELZER (1979)  define lazer "( ... ) como a harmonia entre a atitude, o desenvolvimento integral e a disponibilidade de sí mesmo. É um estado mental ativo associado a uma situação de liberdade, de habilidade e de prazer" (p.54).

Para Marcellino (1987) o lazer como é:

 “uma necessidade importante do homem, em todos os tempos e lugares, que varia apenas de intensidade e de forma de expressão, segundo o contexto físico, sócio-econômico e político-social de cada grupo”.

Seguindo desse pressuposto sabemos da importância do lazer para a sociedade, onde o número de pessoa que não tem esse lazer só cresce, precisamos mostra a importância do lazer para elas.

Em fim, vemos as divergentes opniões de cada autor, onde cada um tem um visão diferente do lazer, mais quase sempre tem o mesmo proposito.

Lazer no Brasil

O Brasil é conhecido internacionalmente como o país das belezas naturais e da diversão, com muitas festas e opções de lazer para sua população e também para aqueles que o visitam. Aliás, para muitas pessoas, o povo brasileiro é um motivo a mais para se conhecer o Brasil, pela sua alegria e simpatia que garantem uma estadia agradável e o entretenimento garantido. 

LAZER NO MUNDO

Já, pesquisas empíricas na França, no período entre 1955 a 1965, mostraram que atividades de lazer tiveram crescimento com o aumento de tempo livre, a posse de automóveis (50% da população no ano de 1965 possuem carros) também modifica a mentalidade dos indivíduos, que

têm preferência em ocupar o tempo livre com viagens. Já no aspecto artístico e intelectual, o maior acontecimento foi o aparecimento da televisão, que teve uma grande repercussão e crescimento nos lares franceses. Mesmo que o conteúdo televisivo francês seja mais equilibrado que o americano e

possua menos invasão de publicidades, a situação cultural evoluiu para uma crescente complexidade, devendo os caracteres dos conteúdos culturais do lazer serem analisados em suas diferentes camadas sociais na França. Assim salientado por : (DUMAZEDIER, p. 60-79).

DIREITO AO ÓCIO.

Foi só no século 19 que todos os trabalhadores ganharam direito ao ócio

Desde que existe civilização, a humanidade valoriza os feriados e dias de festas, dedicados a teatros, jogos, banquetes e carnavais. Mas o conceito de que todas as pessoas têm o direito de dedicar parte da semana ao lazer só surgiu na Grã-Bretanha, em meados do século 19. “Foi uma resposta à Revolução Industrial, quando a maioria dos trabalhadores se tornou assalariada e passou a enfrentar jornadas de trabalho de 18 horas ou mais”, afirma Christianne Luce Gomes, professora de mestrado em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais.
Antes disso, não existia a separação entre o tempo ocupado com o trabalho e as horas dedicadas ao lazer (palavra que vem do latim licere, que significa “ser livre”). Na Antiguidade, a contemplação do ócio e da arte era restrita às classes privilegiadas. Durante a Idade Média, uma minoria se dedicava às artes, à literatura, à ciência e à política, mas a grande massa de camponeses pegava no batente, no mínimo, seis dias da semana, e dormia para valer no pouco tempo livre que sobrava. O máximo de diversão a que os mais pobres tinham direito eram as festas religiosas e as comemorações de vitórias militares. A outra forma de ganhar folgas era quando epidemias, inundações, secas ou guerras acabavam com as colheitas. Mas aí sempre havia o risco de passar fome.
Essa situação começou a mudar no século 19 e se consolidou depois da Segunda Guerra Mundial. Foi quando o direito ao lazer foi documentado no artigo 24 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 1948. Naquela época, muitos pensadores começaram a prever uma “revolução do ócio”, quando o avanço da tecnologia permitiria que cada vez mais horas livres pudessem ser dadas aos trabalhadores. No fim das contas, o fim de semana não ficou mais longo, mas a indústria do entretenimento cresceu e aumentou o leque de alternativas para curtir o tempo de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com