TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto Histórico Do Lazer

Artigo: Contexto Histórico Do Lazer. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  3.905 Visualizações

Página 1 de 6

Contexto histórico do lazer

Sua ocorrência pode ser observada ao longo do século XIX, período em que aparece como componente de um modelo educativo que ficou conhecido como médicoeducativo-higienista.

Dentro desse projeto de formação e intervindo sobre a saúde biológica e social e da população, a recreação aparece como um importante instrumento pedagógico, cuja orientação era disciplinar o corpo no sentido de que no tempo livre não aproximasse da a preguiça. Ela se configura como estratégia de tempos, espaços e práticas realizadas na escola, sobretudo nos momentos vagos entre atividades obrigatórias e, assim, torna-se um dos primeiros modelos de “Educação Física”, vindo a permanecer no ensino primário (infantil), cujo objetivo era “estimular o corpo e o espírito mediante a escolha seleta das brincadeiras, exercícios e distrações” (COSTA, 199, p. 183)

Contexto histórico da recreação

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se reunia para festejar a temporada de caça, lutas entre si, ritos de passagem (nascimentos, adolescência, casamentos), danças diversas, saudação aos Deuses entre outras comemorações. Supõe-se que tenha surgido inclusive, de formas naturais, instintivas e espontâneas através dos folguedos infantis como imitação da vida adulta, e criações do mundo imaginário da criança. (GUERRA, 1996).

O Renascimento desabrochou com o nascer das ciências e das artes através da liberdade de ação e expressão. Surgem os grandes filósofos, e com eles a valorização da educação moderna, além de criticas a educação tradicional. Ferreira (2003) assinala a importância deste momento, pois, incluiu-se a Educação Física no contexto educacional a partir desta época. No século 20 assistir-se-á a diversos movimentos em prol da Recreação, começando-se pela Alemanha com a introdução destas atividades nas escolas e a criação dos parques infantis. Os Estados Unidos da América revolucionaram a Recreação com a criação dos“play-grounds”. No Brasil, Rio Grande do sul, iniciouse em 1927 a criação das praças publicas tendo como fundador o professor Frederico Guilherme Gaelzer. Aos poucos surgiram novas praças e centros comunitários em outros estados sob a orientação de instrutores, pois, não havia professores especializados. (GUERRA, 1996).

Conceito de lazer

O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais, e que lhe proporcionam prazer. Neste contexto ele tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair, exercer alguma forma de recreação.

Conceito de recreação

A recreação, em resumo, sua etimologia vem do latim “recreare” e significa “criar novamente”, no sentido positivo, ascendente e dinâmico. Toda recreação para atingir seus objetivos de contribuição no desenvolvimento intelectual, de raciocínio lógico e físico, pode ser construtiva de modo que os objetivos definidos possam ser alcançados de maneira prática e satisfatória. A recreação tem sido um elemento estudado e entendido predominantemente como um composto do lazer. Dessa forma, todas as citações isoladas da palavra lazer, incluem naturalmente a recreação e o jogo.

Conceito de lúdico

O lúdico tem sua origem na palavra latina "ludus" que quer dizer "jogo”. Se se achasse confinado a sua origem, o termo lúdico estaria se referindo apenas ao jogar, ao brincar, ao movimento espontâneo. O lúdico passou a ser reconhecido como traço essencial de psicofisiologia do comportamento humano. De modo que a definição deixou de ser o simples sinônimo de jogo. As implicações da necessidade lúdica extrapolaram as demarcações do brincar espontâneo. (ALMEIDA) O Lúdico apresenta valores específicos para todas as fases da vida humana. Assim, na idade infantil e na adolescência a finalidade é essencialmente pedagógica.

Tempo Livre

O período Pós-Revolução Industrial foi marcado por uma profunda referência ao trabalho, tanto na estruturação social como na produção do sujeito moderno. Com a crise da sociedade centrada no trabalho, alguns valores e categorias são resgatados e demandam uma nova caracterização. O domínio do trabalho na estruturação social passa a ser questionado e surgem idéias que colocam o tempo livre, o ócio e o lazer no papel de elementos estruturantes do novo contexto social.

Segundo Munné (1980), o tempo livre, que se refere às ações humanas, realizadas sem que ocorra uma necessidade externa. Neste caso, o sujeito atua com percepção de fazer uso desse tempo com total liberdade e de maneira criativa, dependendo de sua consciência de valor sobre seu tempo. O tempo livre deveria ser um tempo máximo de autocondicionamento e mínimo de heterocondicionamento, isto é, ser constituído por aquele aspecto do tempo social, em que o homem conduz com menor ou maior grau de nitidez a sua vida pessoal e social.

Jogo

A palavra “Jogo”, segundo o Dicionário Aurélio (1988), é uma atividade física ou intelectual organizada por um sistema de regras que definem a perda ou ganho – brinquedo, passatempo, divertimento.

Huizinga (1938) define jogo como: “uma atividade voluntária exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e alegria e de uma consciência de ser diferente de vida cotidiana.”

Os jogos são atividades que os participantes possuem uma maneira formal de proceder e estão sujeitos a regras. Se direcionados e conduzidos de maneira adequada, favorecem momentos de confraternização, participação e integração, aliviando o cansaço físico e mental. Proporciona aos participantes entendimento das expressões como jogar, busca pela vitória, cooperação, aceitação da derrota e equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com