TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cory Trainning Exercícios funcinais.

Por:   •  17/8/2015  •  Resenha  •  1.575 Palavras (7 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 7

        Junio de Jesus Coutinho Souza – RA:1154639

Educação Física Bacharelado

‘’Resenha do livro Treinamento Funcional e Core Trainning. ’’

‘’Exercícios Práticos e Aplicados. ’’

Professor e Tutor a Distancia: ‘’Mateus Betanho Campana’’

(Atividades Complementares)

Centro Universitário Claretiano

Campinas-SP

2015

        

Treinamento Funcional e Core Trainning.

‘’Exercícios práticos aplicados’’

O core é combinado por 29 pares de músculos do tronco, pélvis e quadril, seus principais empregos são: sustentar o alinhamento, favorecer a base de suporte do corpo, prevenir lesões e gerar força.

E, caso o equilíbrio seja falho, esse deve ser treinado em primeiro, Behm e Anderson, 2006; Monteiro e Evangelista, (2009), através do que fora mencionado podemos perceber que, habilidade funcional e a desenvoltura para concretizar as atividades simples do cotidiano com eficiência, autonomia e independência.

Os dois principais fatores que incidem grande impacto na deterioração de vários sistemas fisiológicos são o sedentarismo e o envelhecimento, comprometendo ainda as qualidades físicas, diminuindo a capacidade funcional do corpo humano, a execução de exercícios físicos que podem conservar ou recuperar a capacidade funcional e essencial para todo ser humano, independendo da fase da vida em que o ser se encontra.

O treinamento funcional se mostra como um importante instrumento para melhora do condicionamento físico e da saúde em geral, dando ênfase no aperfeiçoamento da capacidade funcional do corpo humano, através dos exercícios mostra as benéficas que essa modalidade de treinamento traz, mostrando uma ótima qualidade de vida trazendo resultados relevantes até para esportes de alta performance.

Seus princípios de treinamento desportivo no treinamento funcional mostra uma seleta gama de exercícios livres, com elásticos, medicineball, sobre plataformas instáveis, bolas suíças, elásticos dentre outros, destacando ainda o valor da respiração durante a execução dos exercícios físicos e sua influencia nos músculos do core.

O treinamento funcional, atualmente, é um das práticas de exercício que mais desenvolveu no país e no mundo e diante dessa situação, vários profissionais de Educação Física vem se utilizando do treinamento funcional para conseguir alcançar os mais variados objetivos com seus clientes alunos.

O que mais se observa, conforme dito por clientes e até mesmo por profissionais da área é a dinâmica e, consequentemente, a motivação proporcionada pelos exercícios executados nos treinos.

Os músculos do Core suas funções e definições.

Tendo como principal objetivo trazer a estabilidade necessária para evitar a aparição de lesão, ou ainda assessorar no desenvolvimento de atividades ligadas a performance, os exercícios do core ocasionam considerações básicas a respeito do assunto.

Conceitos que começaram a ser definidos nas décadas de 1980 e 1990 em pesquisas extremamente importantes para o conhecimento das dores e lesões na região lombar empregando exercícios que excitassem o tronco e quadril, os quais podem ser mencionados e destacados suas principais ações.

O Reto abdominal tem nas suas principais ações o aumento da pressão intra-abdominal (respiração, vomito, defecação, micção e parto), os Multífidos agem estabilizando a coluna vertebral alem de realizar rotação e flexão lateral.

O Obliquo externo tem nas suas principais ações a contração unilateral: rotação com tórax girando para o lado oposto, contração bilateral: flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal, Psoas maior age na flexão de coxa, flexão da coluna lombar e inclinação homolateral.

O Obliquo interno traz nas suas principais ações a igualdade do obliquo externo, porem exerce rotação do tórax para o mesmo lado, e o Transverso do abdômen aumenta a pressão intra-abdominal e estabiliza a coluna lombar.

O Iliocostais tem nas suas principais ações o flete lateral a cabeça ou a coluna (unilateral), estende a cabeça e parte ou toda a coluna (bilateral), enquanto o Quadrado lombar age na inclinação homolateral do tronco e depressão da 12ª costela.

O Diafragma tem a seguinte ação: em estado de relaxamento, o diafragma se mostra em formato de abobora. Durante a respiração, seu músculo se contrai e ao se distender aumenta a capacidade do tórax, e ao concretizar esse processo o ar tende a entrar nos pulmões para equilibrar o vazio gerado.

No período em que esse músculo entra em relaxamento o ar ali acumulado e banido.

Outra importante particularidade do diafragma é sua ajuda no processo de digestão do alimento, ao se contrair, o diafragma faz pressão sobre o abdômen, às ações do diafragma se mostra importante para a tosse, espirro, parto e no processo de defecção.

O Obliquo interno (Fibras posteriores) tem ação semelhante ao obliquo externo, concretizando a rotação do tórax para o mesmo lado.

Iliocostais e longíssimo (porção lombar) tem como principais ações a extensão da coluna vertebral, quando ativas de um lado só fazem a flexão lateral.

O Glúteo e outro músculo que deve ser levado em consideração, sendo o músculo do assoalho pélvico e a fáscia toracolombar, auxiliares na estabilização e mobilidade (MONTEIRO E EVANGELISTA, 2009).

O Glúteo concretiza vários movimentos do quadril e age no equilíbrio do tronco, o que colabora para o desenvolvimento da força e potencia, sobretudo em movimentos com as pernas em posições anteroposteriores (PUTNAN, 1993) e os músculos do assoalho pélvico, ao serem contraídos, suspendem os órgãos pélvicos, conservando-os em suas posições habituais, impedindo que ligamentos sejam sobrecarregados e lesionados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (117.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com