TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  1.053 Visualizações

Página 1 de 4

OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO

A dificuldade para ingressar no mercado de trabalho é uma problemática real, ocasionada por diferentes motivos, desde os desafios enfrentados pela situação econômica do país até os problemas enraizados na nossa sociedade, como o preconceito racial e de gênero, e má qualidade de educação e até mesmo desafios enfrentados depois de já ingressados no mercado de trabalho.                                                        Em um ambiente tão competitivo como estamos vivenciando, um dos principais desafios dos jovens está em conseguir o primeiro emprego.
A maioria das empresas preferem admitir profissionais já com experiência comprovada, e isso nem sempre é possível vindo de um jovem profissional.
 Geralmente enfrenta dificuldades para encontrar o primeiro emprego, pois as empresas exigem experiência e muita qualificação. Como o jovem ainda está buscando sua formação e qualificação, não consegue o emprego pela falta de experiência.                                                 É importante analisar o cenário econômico em que o Brasil se encontra. O indivíduo é capaz de perceber os sinais de deterioração da economia brasileira e, também, entender como isso interfere na oferta de empregos. A partir do momento que o país se encontra em uma crise, acontecem as demissões em massa e os empregadores param de oferecer vagas. Dessa forma, aqueles que estão sem trabalho, principalmente os recém-formados, acabam recorrendo a subempregos.                                                Além disso, é importante ressaltar outros obstáculos que não fazem parte de uma situação passageira. É evidente que ainda vivemos em uma sociedade racista, e esse problema aparece, nitidamente, no mercado de trabalho. Não são dadas as mesmas oportunidades aos negros, como são aos brancos. Assim como o racismo, o machismo também está evidenciado nesse cenário, dificultando a inserção das mulheres e a valorização do seu trabalho, principalmente refletindo na discrepância entre os salários feminino e masculino. Outro fator preocupante é a má qualidade de diversas instituições de ensino, gerado pela “comercialização” da educação, que acabam formando profissionais não tão qualificados para entrar no mercado de trabalho.

Hoje, existem várias dúvidas vivenciadas pelos profissionais, como por exemplo: Como seguir determinada carreira; como estar sempre atualizado; como aliar realização profissional com realização pessoal. Certamente, cada indivíduo tem sua resposta pessoal, a dificuldade mesmo, é encontra-la quando o tempo só permite agir e não pensar no porque agir.

        Muitas vezes o profissional sente vontade de mudar a carreira, por se sentir desmotivado, ou por não tomar cuidado com alguns desafios encontrados: a rotatividade dentro da empresa por exemplo, não afeta somente ao dono da empresa, mas também, os próprios profissionais, que também se saíram prejudicados até que encontrem um outo profissional qualificado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com