TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como os profissionais de segurança do trabalho devem atuar a fim de prevenir acidentes de trabalho

Por:   •  31/7/2016  •  Artigo  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Os profissionais de SST também devem atuar mitigando e prevenindo os riscos de acidentes de trabalhos envolvendo instalações elétricas provisórias em canteiros de obras.

Em muitas obras as instalações provisórias geram vários riscos a segurança e saúde do trabalhador, pois muitas vezes não existe um projeto das instalações elétricas temporárias, o qual deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado e deverá estabelecer os requisitos e as condições para implementação de medidas de controle preventivas de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Choque elétrico

Quando há uma passagem de corrente elétrica pelo organismo de uma pessoa, por exemplo, é chamado de choque elétrico, dependendo das condições e intensidade da corrente, pode ocorrer desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular, provocando até mesmo a morte.

Proteção contra choques elétricos

Para evitar os choques elétricos recomenda-se:

• Desenergização da rede elétrica;

• Proteção contra contatos diretos - Assegurar por meio de isolação das partes vivas, como condutores nus ou descobertos, terminais de equipamentos elétricos etc. barreiras ou invólucros, obstáculos e colocação fora de alcance.

• Proteção contra contatos indiretos - Onde os funcionários devem ser protegidos contra os perigos de um contato acidentalmente sobtensão, através do desligamento da fonte por disjuntor ou fusível rápido ou desligamento da fonte por um dispositivo à corrente diferencial - DR.

• Aterramento da rede elétrica e equipamentos.

Quadros de Distribuição

O quadro de distribuição principal é o local por onde deve ser feito a distribuição da energia elétrica recebido da concessionária, a área do quadro principal de distribuição deve ser isolada por anteparos rígidos, devidamente sinalizados, de forma a garantir somente o acesso de pessoas autorizadas.

As demais distribuições podem ser realizadas através dos quadros intermediários de distribuição e quadros terminais de distribuição fixos ou móveis.

Os quadros intermediários são destinados a distribuir um ou mais circuitos elétricos aos quadros terminais.

Os quadros terminais (fixos ou móveis) são destinados a alimentar máquinas e equipamentos

Os materiais empregados na construção dos quadros devem ser incombustíveis e resistentes à corrosão, além disso, devem ser construídos de forma a garantir a proteção dos componentes elétricos contra poeira, umidade, impactos etc., e ter no seu interior o diagrama unifilar do circuito elétrico, também devem ter sinalização de advertência, alertando sobre os riscos presentes naquele local.

Equipamentos de proteção coletiva e individual

Os equipamentos de proteção coletiva e individual servem para eliminar ou minimizar os riscos à integridade física e saúde do trabalhador.

A proteção coletiva são todos dispositivos ou sistemas destinados à preservação da integridade física e da saúde dos trabalhadores, assim como a de terceiros.

Em instalações elétricas os equipamentos de proteção coletiva podem ser:

• Detector de tensão

• Barreiras

• Invólucros

• Grades articuladas

• Bandeirolas, fitas, placas de sinalização e cones.

O EPI será obrigatório somente se o EPC não atenuar os riscos completamente ou se oferecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com