TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA QUE INTEGRA CONCEITOS BÁSICOS DE MECÂNICA, BIOMECÂNICA E ANATOMIA HUMANA

Por:   •  1/4/2021  •  Resenha  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESPECIALIZAÇÃO EM CINESIOLOGIA, BIOMECÂNICA E TREINAMENTO FÍSICO

Resenha Crítica de Caso

Ana Clara Cardoso Mota

Trabalho da disciplina Cinesiologia e Anatomia

                                          Tutor: Prof. Alexandre Gonçalves de Meirelles

Aracaju

2020

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA HIPERMÍDIA QUE INTEGRA CONCEITOS BÁSICOS DE MECÂNICA, BIOMECÂNICA E ANATOMIA HUMANA

Referências: REZENDE, Flavia; GARCIA, Marco Antonio Cavalcanti; COLA, Cláudio dos Santos Dias. Desenvolvimento e avaliação de um sistema hipermídia que integra conceitos básicos de Mecânica, Biomecânica e Anatomia humana. Investigações em ensino de ciências, v. 11, n. 2, p. 239-251, 2016.

  1. INTRODUÇÃO

A Biomecânica é uma área do conhecimento que propõe a aplicação dos conceitos mecânicos no estudo do movimento humano, embora seja uma área importante, geralmente os estudantes apresentam pouco interesse nessa disciplina, um dos problemas para isso é a escassez de materiais didáticos adequados. Desse modo é necessário materiais e procedimentos didáticos-pedagógicos que incentivem o aprendizado dessa disciplina, tornando-a atrativa para os alunos.

Assim, a motivação central deste trabalho é promover um maior interesse dos alunos através da criação de um material didático que os permitam interagir com movimentos humanos comuns na sua prática profissional por meio de simulações dinâmicas, levando em conta particularidades mecânicas, anatômicas-funcionais e biomecânicas, favorecendo a visão interdisciplinar e a atitude dos alunos. A ideia desse trabalho é criar um sistema de aprendizagem hipermídia que permita ao aluno acessar rapidamente as ligações que envolvem conceitos e fenômenos representados por uma variedade de meios.

  1. DESENVOLVIMENTO 

Os sistemas hipermídia são sistemas computacionais que ligam, de forma interativa e não sequencial, “nós” de informação representados por múltiplos meios (Marchionini, 1988), como textos, áudio, figuras, animações e vídeos. A principal perspectiva teórica é a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC), a qual diz que o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva requer múltiplas representações do conhecimento que favoreçam a transferência do aprendizado para novas situações, de modo que deve ser dada a possibilidade ao aluno de desenvolver suas próprias interpretações das informações. A TFC é recomendada para a prescrição instrucional de outros tipos de sistema hipermídia.

O sistema de hipermídia “Biomec” é desenvolvido em quatro etapas: a modelagem do conteúdo, a modelagem da navegação, o projeto da interface e a implementação. Desta forma há a integração das áreas de mecânica, biomecânica e anatomia humana, tornando a aprendizagem mais interessante, pois concede aos alunos a visualização de conceitos em demonstrações dinâmicas.

O estudo utilizou a versão preliminar do sistema “Biomec” em uma amostra de uma turma de Biomecânica e outra turma de Cinesiologia, do 4º período do curso de Licenciatura em Educação Física, com o objetivo de avaliar o impacto sobre a atitude dos alunos em relação a física, sobre a composição do conceito de movimento humano e estudar as características da navegação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (45.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com