TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIABETES MELLITUS: TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS UTILIZADA PELOS PROFISSIONAIS DA ACADEMIA ESTÚDIO R2 NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E ATÉ NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

Por:   •  24/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 6

AMARO JUNIOR OLIVEIRA DA SILVA

RA 1138140

DIABETES MELLITUS: TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS UTILIZADA PELOS PROFISSIONAIS DA ACADEMIA ESTÚDIO R2 NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E ATÉ NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

                                 

        

BOA VISTA- RR
2015

AMARO JUNIOR OLIVEIRA DA SILVA

 RA 1138140

                     

DIABETES MELLITUS: TIPOS DE ATIVIDADES FÍSICAS UTILIZADA PELOS PROFISSIONAIS DA ACADEMIA ESTÚDIO R2 NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E ATÉ NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

BOA VISTA-RR

2015

1. TEMA: Diabetes Mellitus

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: Diabetes Mellitus: Tipos de Prevenção Realizada na Academia Estúdio R2 na cidade de Boa Vista.

2. OBJETIVOS

  • Reconhecer a importância da atividade física na prevenção, manutenção e até na recuperação da saúde (diabetes mellitus).
  • Verificar se nas academias, clubes ou mesmo nos projetos da terceira idade que existem em muitos municípios os profissionais são qualificados, se fizeram especialização na área e, portanto, se têm conhecimentos sobre o assunto.
  • Verificar quais são os exercícios indicados por esses profissionais (caminhada, hidroginástica, musculação etc.), se os programas são específicos para o grupo, e como o grupo reage mediante os exercícios prescritos.

3. METODOLOGIA

Hodiernamente tem de ser observada a transformação na incidência de e a prevalência de doenças. No Brasil, os altos índices de óbitos causados por doenças crônicas, dentre tais doenças, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus são as mais comuns, cujo tratamento e controle exigem alterações de comportamento em relação à dieta, ingestão de medicamentos e o estilo de vida.

Nesse trabalho abordará o tema diabetes mellitus, de acordo com RIBEIRO, Antônio et al( 2006, p.9)

    O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. Pode resultar de defeitos de secreção e/ou ação da insulina envolvendo processos patogênicos específicos, por exemplo, destruição das células beta do pâncreas (produtoras de insulina), resistência à ação da insulina, distúrbios da secreção da insulina, entre outros.

O diabetes é caracterizado pela elevação da taxa de glicose na circulação sanguínea, ou seja, a hiperglicemia, tal aumento decorre, pois, a insulina, hormônio responsável pela absorção da glicose pelas células, deixa de ser criada pelo pâncreas, ou então, a quantidade produzida é insuficiente ou não funciona adequadamente (WIDMAN e LADNER, 2002 apud MOLENA- FERNANDES et al, 2005).

Apenas de não haver uma cura permanente para a doença, seus efeitos podem ser mitigados com uma alimentação balanceada e exercícios físicos que ajudarão a melhorar a qualidade de vida da pessoa que possuir diabetes mellitus.

3.1 CAUSAS DA DIABETES MELLITUS

Há vários fatores que podem causar tal doença, há os fatores hereditários que abrangem o histórico familiar sobre tal doença e a pré-disposição genética de ter determinada doença, e também há o fator ambiental, esse fator pode ser descrito como a maneira que a pessoa vive se ela é saudável, pratica exercícios, se alimenta bem, entre outras coisas, sendo que, os principais fatores os que a serem citadas são:

  • Hereditariedade: considerado um dos mais importantes junto com os fatores ambientais, o fatore hereditário pode aumentar mais ou seu aparecimento ou ainda pode adianta-lo;
  • Fatores Ambientais:

-Obesidade: uma dieta desequilibrada combinada com o sedentarismo causa a elevação das células gordurosas e criam uma reação de oposição resistência à ação da insulina;

-Infecções: existem alguns tipos de vírus que podem provocam infecções e consequentemente agredir as células do pâncreas, que por resultado terá a danificação total ou parcial da produção do hormônio;

-Estresse: um fator cada dia mais entranhado na condição de vida atual do ser humano e pode desestabilizar o funcionamento orgânico e acarretar em defeitos nos processos metabólicos. (BILLOUS, 2001 apud BIAGI,2001).

3. IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO, MANUTENÇÃO E ATÉ NA RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

Há sempre de se considerar a atividade física como um dos papeis principais para a manutenção de uma boa saúde, independente do tipo de doença, desde que esse exercício físico seja feito levando em consideração limitações que a doença possa ocasionar.

De acordo com GORDON (1997 apud BIAGI 2001), durante séculos a prática de Atividade Física como terapia oscilou entre: do exercício físico como terapia ao repouso absoluto. Um artigo publicado no British Medicai Journal, em 1926 demonstrou como o exercício poderia potencializar o efeito depressor da insulina na taxa de açúcar no sangue, permitindo a diminuição da dose necessária da droga. Hodiernamente se sabe das vantagens que existentes na tríade dieta- medicamentos- exercícios, no entanto, é importante apontar que não são todos os pacientes candidatos e nem mesmo qualquer tipo de atividade recomendada. Diabéticos que não controlam a doença não devem adotar a prática da Atividade Física, pois, as atividades consideradas extenuantes são consideradas perigosas (não apenas para diabéticos, mas para qualquer indivíduo destreinado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (186 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com