TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA PLANO DE ENSINO E PLANO DE AULA

Por:   •  8/9/2016  •  Seminário  •  3.483 Palavras (14 Páginas)  •  1.603 Visualizações

Página 1 de 14

PLANO DE ENSINO

O plano de ensino segundo Libâneo (1993, p. 232-233) é um roteiro organizado das unidades didáticas para um ano ou semestre, denominado também de plano de curso ou plano de unidades didáticas e contém os seguintes componentes: justificativa da disciplina em relação aos objetivos da escola; objetivos gerais; objetivos específicos, conteúdo (com a divisão temática de cada unidade); tempo provável e desenvolvimento metodológico (atividades do professor e dos alunos).

Justificativa da disciplina

A justificativa pode ser iniciada com considerações sobre as funções sociais e pedagógicas da educação escolar na nossa sociedade, explicitando os objetivos que desejamos alcançar no trabalho docente com os alunos. Em seguida, descrevem-se brevemente os conteúdos básicos da disciplina para indicar para que serve o que se vai ensinar. Com isso define-se os objetivos prioritários, tendo em vista a sua relevância social, política, profissional e cultural. E por fim, trata-se de explicitar as formas metodológicas para atingir os objetivos, com base nos princípios didáticos gerais e no método próprio de cada disciplina, tendo em vista a assimilação ativa dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas dos alunos (LIBÂNEO, 1993, p. 233).  

Delimitação dos conteúdos

O conteúdo (ou programa) da disciplina é selecionada e organizada em unidades didáticas, estas subdivididas em tópicos, com conteúdos problematizados em função dos objetivos e do desenvolvimento metodológico. Assim, quanto mais cuidadosamente for formulado o conjunto de unidades, mais facilmente o professor poderá extrair os objetivos específicos, os métodos e procedimentos de ensino (LIBÂNEO, 1993, p. 235).      

Os objetivos específicos

Os objetivos específicos vão direcionar o trabalho docente tendo em vista promover a aprendizagem dos alunos. Passam, inclusive a ter força para a alteração dos conteúdos e métodos. Assim, o professor transformará tópicos das unidades numa posição (afirmação) que expresse o resultado esperado e que deve ser atingindo por todos os alunos ao término daquela unidade didática. O professor pode também indicar também as atitudes e convicções em relação a matéria, ao estudo, ao relacionamento humano, à realidade social (LIBÂNEO, 1993, p. 235).      

Desenvolvimento metodológico

O desenvolvimento metodológico dará vida aos objetivos e conteúdos, indicará o que o professor e os alunos farão no desenrolar de uma aula ou conjunto de aulas. Estabelecerá também a linha que deve ser seguida no ensino (atividade do professor) e na assimilação (atividade do aluno) da matéria de ensino (LIBÂNEO, 1993, p. 238).      

Introdução e preparação do conteúdo

São atividades que visam a reação favorável dos alunos ao conteúdo. Pode-se fazer uma apresentação global do tema, a fim de aproximá-lo do interesse dos alunos. Os alunos devem estar informados dos objetivos, formas de trabalho, duração, material de estudo que será utilizado, quando serão dados exercícios de avaliação. A escolha de métodos e procedimentos depende do conhecimento da matéria, da criatividade do professor e de cada situação concreta (LIBÂNEO, 1993, p. 238-239).        

Desenvolvimento ou estudo do conteúdo

É a fase de assimilação e sistematização do objeto de estudo, visando o máximo de compreensão e elaboração interna por parte do aluno. As atividades podem ser de exposição oral do professor, conversação, trabalho independente dos alunos, estudo dirigido, exercícios de compreensão de texto, trabalho em grupos, exercícios de solução de problemas. Convém que em qualquer atividade escolhida esteja presente a ideia dominante (a pergunta central) da unidade. Ao elaborar este item do plano não basta o professor citar as atividades, mas mencionar os conteúdos das atividades (LIBÂNEO, 1993, p. 239).        

Aplicação

É a fase de consolidação, que revisa cada tópico da unidade remetendo à pergunta central. As atividades aqui têm o sentido de reforço: exercícios de fixação, organização de resumos, depoimentos orais, elaboração de quadro-síntese da matéria, tarefas de aplicação dos conhecimentos a situações novas. Esta fase é a consolidação de conhecimentos e habilidades para início de uma nova unidade didática (LIBÂNEO, 1993, p. 239).         

PLANO DE ENSINO TRIMESTRAL

Escola: Colégio Americano Batista                   Professor(a):                                                          Disciplina: Educação Física                          

Série: 6º ano do Ensino Fundametal                 Ano letivo: 2016                                                     Periodo: Matutino e Vespertino                    

INTRODUÇÃO: A Educação Física Escolar é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, considerada como um meio educativo privilegiado, pois abrange o individuo na sua totalidade, objetivando o equilíbrio, a saúde do corpo, a aptidão física para a ação e o desenvolvimento dos valores morais.

JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA: A Educação Física escolar é uma prática pedagógica indispensável para o desenvolvimento da criança e do adolescente que não deve ser considerada isoladamente como uma disciplina que trabalha com o movimento corporal, mas sim para interagir com as outras, fazendo com que o individuo deixe o corpo e mente em sintonia.

OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver o lúdico, dar oportunidade ao aluno de superar e descobrir seus limites, isto estará presente em atividades motoras, músicas, jogos de raciocinio, com o propósito de desenvolver a criatividade, o campo psicomotor, a àrea motora, o esquema corporal, equilíbrio, entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Desenvolver a coordenação motora, aprimorar a noção de espaço temporal, desenvolver o equilíbrio e lateralidade, proporcionar a higene física e mental, levar o educando a uma melhor convivência em grupo, melhorar a flexiblidade e agilidade, aumentar a amplitude de movimentos, entre outros.

CONTEÚDOS

DESEVOLVIMENTO METODOLOGICO

1° BIMESTRE    

Unidade didática I:  Corpo, movimento e saúde

AULA 1 Conhecimentos sobre o corpo humano em movimento;

Unidade didática II:   Jogos e brincadeiras da cultura popular

AULA  1 Explicação sobre o que caracteriza jogo e brincadeira e os Tipos de Jogos e Brincadeiras;

AULA 2 Jogos populares;

AULA 3 Jogos cooperativos;

AULA 4 Jogos de oposição;

AULA 5 Jogos adaptados;

AULA 6 Jogos competitivos;

AULA 7 Jogos cantados, lúdicos e educacionais;

AULA 8 Jogos Pré-desportivos;

Unidade didática I:  Corpo, movimento e saúde

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam as possibilidades e limitações do corpo em movimento relacionado à capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular, frequência cardíaca; atividades que possibilitem autoconhecimento do corpo em movimento através de exercícios de alongamento; e a importância dos cuidados com a higiene e postura corporal, com a alimentação e hábitos saudáveis de vida;

Unidade didática II:   Jogos e brincadeiras da cultura popular

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam os tipos de jogos e brincadeiras existentes; os jogos e brincadeiras das diferentes regiões brasileiras e de outros países; as transformações histórico-culturais dos jogos; os princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade, dentre outros; recriem jogos e brincadeiras; reflitam sobre os jogos eletrônicos e as práticas corporais; conheçam o contexto histórico em que foram criados os diferentes jogos, brinquedos e brincadeiras, bem como experimentar e vivenciar, ou seja, apropriar-se efetivamente das diferentes formas de jogar;  reconheçam as possibilidades e limitações do autoconhecimento do corpo em movimento, bem como de vivenciar o lúdico a partir da construção de brinquedos com materiais alternativos; e compreendam a finalidade do jogo, tipos de jogos e conhecimentos inicias sobre o corpo;

2º BIMESTRE

 

Unidade didática III:  Ginástica e suas manifestações culturais

AULA 1 Ginástica

AULA 2  Tipos de ginástica

Unidade didática IV:   Dança, cultura popular e criação

AULA 1 Aspectos históricos da dança

AULA 2 Tipos de dança

AULA 3 Possibilidades de criação em dança

Unidade didática III:  Ginástica e suas manifestações culturais

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam os diferentes tipos de ginásticas: natural, rítmica desportiva, acrobática, artística, circense, geral, dentre outras; as atividades que utilizem os aparelhos da ginástica: arco, bola, corda, maça, fitas, etc; as brincadeiras e atividades rítmicas com e sem música; a origem e as transformações históricas das ginásticas que foram introduzidas no Brasil e suas manifestações atuais nas academias, praças públicas, no lazer, nas competições olímpicas; os princípios éticos, tais como: respeito, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade. conheçam os aspectos históricos dos diferentes tipos de ginástica e experimentem os fundamentos básicos da ginástica como Saltar; Equilibrar; Rolar/Girar; Trepar; Balançar/Embalar; Malabares; e reconheçam as possibilidades de vivenciar o lúdico a partir da utilização de materiais alternativos.

Unidade didática IV:   Dança, cultura popular e criação

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam os diferentes tipos de danças, por exemplo: clássica, moderna, jazz, contemporânea, criativa, de rua e da cultura popular brasileira (bumba-meu-boi, quadrilha, catira, frevo, baião, samba, maracatu, etc.); as composições coreográficas individualmente e coletivamente; os princípios éticos, tais como: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, honestidade; que discutam sobre questões relacionadas à dança na sociedade brasileira, tais como: o preconceito com as danças e os dançarinos, desmistificar os papéis sexuais e a utilização do corpo nas danças; experimentem atividades que valorizem o repertório gestual do estudante e a ressignificação de movimentos; conheçam a origem e o contexto em que se desenvolveram os diferentes tipos de dança; vivenciem e reconheçam as diferentes manifestações rítmicas e expressivas, por meio da criação e adaptação coreográfica; e vejam a dança como uma das formas de manifestação de sentimentos, da religiosidade, e possibilidade de lazer e de trabalho;

3º BIMESTRE

Unidade didática V:  Esporte e a Construção da Cidadania

AULA 1 Esporte

AULA 2 Esportes individuais

AULA 3 Esportes coletivos e suas derivações

Unidade didática VI:  Lutas e suas manifestações culturais

AULA 1 Lutas

AULA 2 Histórico das lutas

AULA 3 Tipos de lutas

Unidade didática V:  Esporte e a Construção da Cidadania

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam as diferentes modalidades esportivas tendo como princípios o lúdico, a participação e a inclusão de todos os educandos; os objetivos, regras e fundamentos básicos de cada modalidade esportiva; as derivações dos esportes tradicionais, tais como: futsal, futevôlei, vôlei de areia, etc.; as transformações histórico-culturais das modalidades esportivas;

Unidade didática VI:  Lutas e suas manifestações culturais

Possibilitar que os alunos identifiquem, vivenciem e compreendam a origem e as transformações históricas das lutas (capoeira, judô, karatê e outras); o significado cultural e filosófico de cada luta; os elementos técnicos e táticos básicos de cada tipo de luta; as relações entre as lutas e os problemas sociais tais como: violência, consumismo, uso de substâncias químicas prejudiciais à saúde, corpolatria, preconceito; e os princípios éticos, tais como: respeito, diálogo, disciplina, autonomia, solidariedade, amizade, cooperação, justiça.

AVALIAÇÃO:  A avaliaçao será feita durante as aulas, observando a participaçao dos alunos, podendo também ser aplicado provas e trabalhos.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com