TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS ENTRE O BACHARELADO E A LICENCIATURA E A REALIDADE DE UM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 6

1 Introdução

        O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada em grupo, baseada em pesquisas realizadas na internet, entrevista com o professor de Educação Física de uma escola estadual da cidade e do que foi estudado nas disciplinas do 3º período do curso de Licenciatura em Educação física.

        Este trabalho teve como objetivo sanar as dúvidas sobre as diferentes áreas de atuação e as diferenças curriculares do licenciado e do bacharel em educação física.

2 Desenvolvimento

        Para os alunos que estão iniciando na vida acadêmica existe uma grande dificuldade para entender as diferenças entre o bacharel e o licenciado. Sabe-se que até 2004 existia a Licenciatura Plena em Educação Física, que possibilitava ao formado atuar em todas as áreas do mercado de trabalho. Entretanto, a partir de 2005 todas as Instituições de Ensino Superior tiveram que se adequar às novas resoluções que passaram à regimentar dois tipos de formação: Licenciatura e Bacharelado, cada uma para um campo específico de atuação.

Durante o primeiro ano do curso as disciplinas entre licenciatura e bacharelado são as mesmas. A partir do segundo ano da graduação as disciplinas da licenciatura são voltadas para a docência, incluindo na grade curricular disciplinas pedagógicas que visam a compreensão do funcionamento escolar. Já o bacharelado começa a aprofundar em disciplinas mais específicas das danças, lutas e jogos.

O curso de Licenciatura visa preparar o profissional para atuar como docente nas diferentes etapas e modalidades da educação básica. O curso tem duração de entre três e quatro anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002. Quem cursa licenciatura está habilitado a ser professor da rede pública e particular, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Ele pode também desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas do sistema formal de ensino, e atuar em editoras e em órgãos públicos e privados que produzem e avaliam programas e materiais didáticos para o ensino presencial e a distância.  

O aluno de licenciatura em educação física tem a oportunidade de entrar em contato com a realidade escolar, cumprindo co-regência e regência de turmas ao longo de sua formação acadêmica. Este é um dos momentos de avaliação da estrutura curricular de seu curso, em que os alunos podem identificar coerência, pontos de convergência entre conteúdo programático das disciplinas e a realidade escolar encontrada pelo acadêmico em suas práticas de ensino.

O curso de bacharelado em Educação Física tem duração de quatro anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004 e os alunos não podem atuar na sala de aula. Ele é qualificado para analisar criticamente a realidade social, para nela intervir por meio das diferentes manifestações da atividade física e esportiva, tendo por finalidade aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. O bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso incluindo a ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, entre outros.

O Bacharel em Educação Física atua no planejamento, prescrição, supervisão e coordenação de projetos e programas de atividades físicas, recreativas e esportivas. Em sua atividade, avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta, artes marciais e dança. Pesquisa, analisa e avalia campos da prevenção, promoção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e reeducação motora e do rendimento físico-esportivo. Planeja e gerencia atividades de lazer e de empreendimentos relacionados às atividades físicas, recreativas e esportivas. Ele gerencia o trabalho e os recursos materiais de modo compatível com as políticas públicas de saúde, primando pelos princípios éticos e de segurança. Pode atuar em clubes, academias de ginástica, empresas de artigos esportivos, clínicas, hospitais, hotéis, parques, nos meios de comunicação. Também pode atuar empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica ou em empresa própria ou prestando consultoria.

Segue abaixo uma tabela mostrando as disciplinas que são diferentes entre o curso de licenciatura e o bacharelado de acordo com a grade curricular da FAEFID/UFJF.

Disciplinas que só existem na licenciatura

Disciplinas que só existem no bacharelado

Saber Escolar

Metodologia de Treinamento Esportivo

Experiências e Projetos Educativos Contemporâneos

Iniciação às Artes Marciais e Lutas

Prática Escolar I e II

Gestão e Organização Desportiva

Processos de Ensino Aprendizagem

Qualidade de Vida e Atividade Física

Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física – Licenciatura.

Ginástica em Academia

Educação Física Inclusiva

Orientação do Projeto de Pesquisa em Educação Física – Bacharelado.

Metodologia do Ensino

Prática da disciplina Gestão e Organização Desportiva

Prática da disciplina Educação Física Inclusiva

Prática da disciplina – Ginástica em Academia

Prática Escolar III – Ensino Médio e EJA

Prática da disciplina Iniciação às Artes Marciais e Lutas

Seminário de Conclusão de Curso – Licenciatura.

Disciplinas Eletivas do Núcleo “Treinamento e Organização Desportiva”

Políticas Públicas e Gestão do Espaço Escolar

Estágio do Núcleo “Treinamento e Organização Desportiva”

Questões Filosóficas Aplicadas à Educação

Seminário de Conclusão de Curso – Bacharelado.

Estágio II

Apresentação do Trabalho de Conclusão Curso – Bacharelado. (Como prática)

Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso – Licenciatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com