TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM LETRAS E BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Por:   •  26/9/2016  •  Artigo  •  5.887 Palavras (24 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 24

FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO FINANCEIRO DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM LETRAS E BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Arielli Szeremeta Fioravante

Eliandro Schvirck

RESUMO

As finanças comportamentais fundem conceitos de economia, psicologia e finanças com o intuito de construir um modelo detalhado do comportamento humano no mercado financeiro. Nesse contexto, este estudo objetivou identificar as características financeiras comportamentais dos alunos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Ciências Contábeis. Os dados foram coletados por meio de questionário aplicado presencial e virtualmente, tendo retorno de 197 respondentes, destes, 134 do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e 63 do curso de Licenciatura em Letras. Foram analisados os 4 anos do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e 4 períodos equivalentes do curso de Licenciatura em Letras. Os resultados da pesquisa comprovam a Teoria das Finanças Comportamentais, no sentido de que o ser humano sofre influências de emoções para a tomada de decisões financeiras, nem sempre escolhendo com a razão. Apesar de existirem diversos padrões de comportamentos e, em muitos casos, serem parecidos entre os indivíduos, cada um avalia e  soluciona  um  problema  à  sua  maneira. O efeito certeza e o efeito reflexão foram os que mais influenciaram na hora da decisão, mesmo a maioria ainda ter optado pela perda certa. Muitos que consideraram o ganho certo mudaram de efeito ao se tratar de perdas, deixando-se influenciar pelo efeito reflexão, visto que o ser humano tende a sentir mais a dor da perda do que o prazer obtido com um ganho. Comparando os cursos, notou-se que em se tratando de conhecimento do mercado financeiro destacaram-se os respondentes do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, o que já era esperado. Entretanto quando comparado o comportamento os respondentes dos dois cursos apresentaram respostas muito parecidas, evidenciando que alguns comportamentos tendem a ser próprios do se humano, e não podem ser atribuídos à área de formação.

Palavras-chave: Finanças Comportamentais. Curso Ciências Contábeis. Curso

Licenciatura em Letras. Mercado Financeiro.

1    INTRODUÇÃO

Finanças para Gitman (2010) diz respeito ao processo, às instituições, aos mercados e aos instrumentos envolvidos na transferência de dinheiro entre pessoas, empresas e órgãos governamentais. Assim, é notório, que as finanças estão presentes em grande parte da rotina da população.

A linha de Finanças Comportamentais se dedica ao estudo da psicologia humana nas tomadas de decisões sobre investimentos. Esta se inicia como tentativa de entender e explicar os resultados que, no campo das pesquisas, contradizem a Moderna Teoria das Finanças (CANELLA; GIRÃO, 2015).

As mudanças qualitativas no Modelo Moderno de Finanças proposto pelos defensores das Finanças Comportamentais são muitas, e de certa forma, substanciais, uma vez que dizem respeito à peça mais importante do mercado financeiro: o investidor (SILVA et al, 2008).

Kahneman e Tversky (1979) formularam a Teoria dos Prospectos (Prospect Theory), a qual explica a importância de analisar os comportamentos de cada indivíduo, que nas Finanças Modernas acreditava-se que os investidores conseguiam analisar todas as variantes das decisões em um modelo fechado. Além disso, Kahneman e Tversky criaram um modelo descritivo em que observaram que as pessoas tendem a simplificar o processo de decisão obtendo como consequência erros consideráveis, fazendo com que se sinta mais a dor da perda do que o prazer obtido com o ganho.

Martins (2004) afirma que o ser humano é mais resultado de suas emoções do que suas habilidades técnicas. Nenhum conhecimento levará a um objetivo se suas emoções não estiverem de forma adequada para alcança-lo, o mesmo acontece com o dinheiro. A trajetória financeira se dá em três pontos: como se ganha, como se gasta e como se conserva.

Drucker (1962) comenta que o planejamento não diz a respeito às decisões futuras, mas sim às implicações futuras de decisões presentes. Nesse sentido, Silva, Nakamura e Moraes (2012) explicam que os estudantes se encontram em um momento em que suas responsabilidades aumentaram, sendo assim, suas decisões podem influenciar seu futuro financeiro. A renda, na maioria das vezes, não é alta nessa fase da vida e se o estudante possuir um controle financeiro pode aproveitar as modalidades de investimento que existem no mercado financeiro.

Fernandes (2011) explica que os universitários da área de Administração, Ciências Contábeis e Economia possuem oportunidade de aprenderem sobre educação financeira ao longo da graduação. No ensino superior eles conhecem a estrutura do mercado financeiro, as principais instituições financeiras e modalidades de investimentos, empréstimos e financiamentos. Com isso têm a oportunidade de aperfeiçoar o seu perfil financeiro.

Em contraponto, o curso de letras, tem por objetivo, segundo o Parecer CNE/CES nº 492 (2001), formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar com as linguagens principalmente na forma verbal, nos contextos oral e escrito. O parecer ainda explica que os conteúdos caracterizadores básicos devem estar ligados à área dos Estudos Linguísticos e Literários, fundando-se na percepção da língua e da literatura como prática social e como forma mais elaborada de manifestações culturais. Sendo que no caso das licenciaturas, devem estar incluídos os conteúdos definidos para a educação básica, as didáticas próprias de cada conteúdo e as pesquisas que as embasam.

Assim, pode-se inferir que os acadêmicos de Ciências Contábeis tendem a possuir mais subsídios em sua graduação que podem favorecer ao lidar com finanças pessoais, uma vez que a graduação de Licenciatura em Letras é mais voltada para a educação linguística. Porém, essa situação não pode ser generalizada, pois existem outras formas de educação financeira, não sendo necessariamente adquiridas na graduação.

Diante desse contexto, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: Quais são as influências no comportamento financeiro dos alunos de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Ciências Contábeis?

Com o propósito de responder à questão de pesquisa de pesquisa, o objetivo desse trabalho é identificar as influências no comportamento financeiro dos alunso de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Ciências Contábeis. Para isto, faz-se necessário o alcance dos seguintes objetivos específicos: (i) identificar o perfil dos alunos; (ii) observar como os graduandos relacionam-se com o controle financeiro; (iii) verificar como os graduandos se comportam quando se deparam com situações financeiras;  e  (iv)  analisar  e  comparar  os  resultados  obtidos  nos  cursos  de Licenciatura em Letras e Bacharelado em Ciências Contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (331.3 Kb)   docx (137.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com