TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/UEMS, NA VISÃO DOS SEUS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFESSORES.

Por:   •  21/3/2016  •  Monografia  •  12.799 Palavras (52 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 52

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS

A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/UEMS, NA VISÃO DOS SEUS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFESSORES.

ELIANE APARECIDA DOS SANTOS FARIA

DOURADOS - MS

(2014)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL – UEMS

PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROE

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE DOURADOS

A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LCENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/UEMS, NA VISÃO DOS SEUS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFESSORES.

ELIANE APARECIDA DOS SANTOS FARIA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como requisito obrigatório para obtenção do grau de Licenciatura em Matemática, tendo como orientadora a Profª Drª Maria Gládis Sartori Proença.

DOURADOS - MS

(2014)

Ficha Catalográfica

FICHA DE APROVAÇÃO

ELIANE APARECIDA DOS SANTOS FARIA

Título do Trabalho: A EVASÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL/UEMS, NA VISÃO DOS SEUS ALUNOS, EX-ALUNOS E PROFESSORES.

Este trabalho de conclusão de curso – TCC do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul foi avaliado e aprovado, como requisito obrigatório para obtenção do grau de licenciado em Matemática.

________________________________________

Profª Drª Maria Gládis Sartori Proença.– UEMS

Orientadora – Presidente da Banca

_______________________________________________

Profº.Me.Jorge Viegas Martins

Membro da Banca

________________________________________

Profª Drª Maristela Missio

Membro da Banca

Dourados - MS, 11 de Novembro de 2014.

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família, aos professores da instituição e à minha orientadora que tanto se dedicou me passando as orientações necessárias.

AGRADECIMENTOS

Considerando este trabalho como resultado de uma caminhada longa. E agradecer pode não ser uma tarefa fácil. Para não correr o risco da injustiça, agradeço de antemão a Deus e a todos que de alguma forma passaram pela minha vida e contribuíram para a construção de quem sou hoje. A Deus, o que seria de mim sem a fé que eu tenho nele. Ao meu esposo, meus pais por ter me colocado neste mundo, irmãos, aos amigos e colegas, com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que eu chegasse até esta etapa de minha vida.

Agradeço à minha orientadora Professora Profª Drª Maria Gládis Sartori Proença, que não mediu esforços para me acompanhar, dando as orientações que precisei, sempre com muita paciência e carinho.

EPÍGRAFE

Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada. Augusto Cury

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio da visão de alunos, ex-alunos e professores do curso de Matemática da UEMS-Dourados, quais os motivos que fizeram os acadêmicos(as) abandonarem o Curso de matemática e esse curso nunca termina com o número de alunos que iniciam. Portanto, o fracasso escolar preocupa toda a universidade e em especial o professor, profissionais que atuam no ensino superior, que é agente decisivo no combate a evasão escolar, Segundo entrevista realizada com alunos, ex alunos e professores do curso de matemática da UEMS, os alunos que frequentam apoiam os métodos usados sejam eles na ministração de conteúdos novos, avaliação enfim da metodologia usada. Essa pesquisa foi realizada através de questionário de caráter qualitativo. No referencial teórico foi estudado autores que discutem o problema em outras universidades e situações.Os ex alunos, aqueles que evadiram do curso sempre dizem que a culpa é dos professores, dos problemas familiares que enfrentam, da falta de tempo para estudarem, enfim assumem que a culpa foi deles. Os professores disseram que adoram dar aulas e que se realizam naquilo que fazem e gostam e alegam que os ex alunos desistiram do curso pois foram mal preparados para um curso superior.

Palavras-Chave:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (76.9 Kb)   pdf (343.9 Kb)   docx (53.4 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com