TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇA DE LICENCIATURA E BACHARELADO

Por:   •  12/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

3 ENTREVISTA  ..........................................................................................................6

4 ANALISE DA ENTREVISTA .....................................................................................7

5 CONCLUSÃO ....................................................................................................... ...8

REFERÊNCIAS ...........................................................................................................9


  1. INTRODUÇÃO

A Educação Física é uma ciência que está em constante evolução, apresenta características e procedimentos diferentes em cada área de atuação. Em toda sua história essa ciência passou por aprimoramentos e fundamentos que marcaram o processo pedagógico. O presente trabalho apresenta basicamente um desses marcos na história da Educação Física, apresentando basicamente as diferentes diretrizes do curso de Educação Física nas capacitações em Bacharelado e Licenciatura. Para um melhor esclarecimento é descrito as particularidades tanto na formação, quanto nas áreas de atuação.

O objetivo principal deste trabalho é proporcionar o esclarecimento de ambas formações, que atualmente proporcionam aos profissionais uma capacitação mais aprimorada e com um grau elevado de objetividade. Uma das características principais da licenciatura, é que ensina ao aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, tornando-o um professor. No bacharelado, a formação é voltada para o mercado de trabalho, o que o torna apto apenas a desenvolver uma atividade em determinada área de atuação, como por exemplo em academias, áreas de natação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, entre outros.


  1. DESENVOLVIMENTO

                      A Educação Física é uma ciência que estuda a prática correta e estruturada de um conjunto de atividades físicas. Seu objetivo é conduzir os profissionais a uma capacitação adequada, conhecimento do corpo humano, práticas e procedimentos de atividades físicas que melhoram o condicionamento físico, a prevenção de doenças através dos exercícios físicos e a saúde daqueles que praticam atividades corporais.

                       Essa ciência está em constante evolução, e para tanto o curso de Educação Física passou a reger obedecendo Diretrizes Curriculares que dividiram o Curso entre Bacharelado e Licenciatura. Essas mudanças foram firmadas através das resoluções do Conselho Nacional de Educação de 18 de fevereiro de 2002 e de 31 de março de 2004, que determinou procedimentos, princípios pedagógicos, diferentes cargas horárias, áreas de atuação e dimensões do conhecimento distintas. Antes do vigor dessas resoluções o curso de Educação Física formava profissionais sem distinção entre bacharel e licenciado, portanto pode-se considerar que o novo regulamento proporciona aos profissionais uma capacitação mais aprimorada e com um grau de objetividade mais elevado, quando se considera o nível de complexidade que é tratado em ambos os cursos.

                           Analisando o currículo das duas modalidades pode-se perceber algumas disciplinas em comum. Porém, ao longo dos semestres são incluídas matérias específicas para cada habilitação, mais precisamente a partir do 4º período o aluno vai direcionando sua formação, e sua futura atuação profissional.

Na licenciatura existem disciplinas pedagógicas, como, fundamentos da educação, organização e gestão da escola, didática e metodologia do ensino, que são específicas da área, outra disciplina que passou a ser obrigatória nos cursos de licenciatura é a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), pois ela é essencial para a inclusão de alunos especiais, e que será explorada no estágio obrigatório nas escolas. O curso de licenciatura tem como objetivo formar profissionais exclusivamente para a educação básica, ou seja, para atuar nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental e médio, desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas, e por isso traz disciplinas específicas para formar um professor. O licenciado poderá também atuar em pesquisas relacionadas ao ensino, entretanto, os licenciados não podem atuar em academias, clubes e outros espaços não-escolares. O curso de licenciatura tem duração de três anos e a carga horária de 2.800 horas.

                      Já no bacharelado a atenção está voltada para a pesquisa e o aluno encontra disciplinas que abordam metodologia da pesquisa científica, laboratórios práticos de pesquisa e também algumas disciplinas de gestão. O objetivo do bacharelado é formar profissionais para atuar na área não-escolar (clubes, academias, centros comunitários, hotéis, associações recreativas, empresas e outros). Atuando no planejamento, orientação e avaliação de programas de atividades físicas e saúde. O Bacharel em Educação física pode realizar pesquisas nessas áreas, no entanto, não está autorizado a exercer sua profissão no ensino formal escolar, os estágios podem ser feitos em empresas e outras instituições que atuem no mercado profissional, e o curso tem duração de quatro anos e a carga horária de 3.240horas

                    Ambos os cursos possuem disciplinas específicas, como exemplo:

Disciplinas que só existem na Licenciatura

Disciplinas que só existem no Bacharelado

Oficinas de Práticas Pedagógicas

Projetos em Atividade Física para a Qualidade de Vida

Didática

Iniciação às Atividades Aquáticas

Prática de Ensino em Educação Física I

Princípios do Treinamento Resistido

Gestão da Educação Física Escolar

Marketing Pessoal e Esportivo


ENTREVISTA

Na escola da região foi passado um questionário para professor da Educação Física, as repostas estão abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (195.5 Kb)   docx (66.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com